quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

AS OLIMPÁDAS ESQUECIDAS



É óbvio que as Olimpíadas de 2016 atraem para os brasileiros mais atenção que as de 2012. Negar isso seria negar o óbvio.

Mas, a quem interessa renegar os Jogos de Londres? Será que as disputas na terra da Rainha Elisabeth merecem ser puladas, ou tratadas como uma mera preparação para o Rio de Janeiro? A quem interessa ignorar as próximas Olimpíadas?

Te dou um doce se você adivinhar, mas te dou uma dica: é uma empresa do ramo de comunicação, sediada no Rio de Janeiro, de propriedade de uma certa família Marinho.

A Globo, claro. Depois de levar uma pernada da Record, e perder a transmissão, a Vênus Platinada tenta riscar Londres do mapa olímpico brasileiro.

Se o argumento de prioridade do Rio de Janeiro fosse válido, então a CBF deveria mandar à África do Sul uma equipe com vistas à Copa de 2014, e não uma seleção com média de idade considerável, certo?

A emissora de Edir Macedo já conseguiu um sucesso inesperado nos Jogos de Inverno de 2010, promete fazer estragos em Guadalajara/2011, e causar traumas na onipotente concorrente em 2012. Mesmo que a Globo controle os direitos de transmissão de 2014.

Para o COB, no meio desse tiroteio, o argumento global até pode ser útil para justificar um vexame e pedir mais verbas para o Governo Federal.

Mia dinheiro para um desempenho abaixo do esperado, e para depois relegar os atletas ao esquecimento.

Enquanto os lados em contenda continuarão poderosos como sempre.