sábado, 4 de junho de 2011

O PREÇO DA FIFA



ANATOMIA DE VÁRIAS BOÇALIDADES


Esperei passar um tempo, colher informações e opiniões, para depois opinar sobre os acontecimentos referentes aos protestos de estudantes em Vitória, nessa semana.


É muito tentador escrever acusando esse ou aquele disso ou daquilo.

Por isso, vamos lá:

S obre as reivindicações: a solicitação de passe-livre é inviável, por uma série de questionamentos (quem vai pagar a conta? Como coibir que o passe seja usado indiscrimidamente?), e a reversão do aumento das passagens é plausível, desde que seja feito um levantamento sério na planilha.

Aí está outro ponto: quem fiscaliza a elaboração da tarifa? Os dados apresentados passam por auditoria externa? Vale lembrar que o Tribunal de Contas, presidido pelo condenado Umberto Messias não tem autoridade moral para tanto.

Quanto à qualidade do serviço, a reivindicação é mais que legítima, já que os veículos são pocilgas abarrotadas de gente com horários e trajetos que deixam muito a desejar. R$ 2,30 por esse serviço porco (que me perdoem os suínos) está caro demais. Aliás, gostaria muito que Fábio Damasceno, Secretário de Transportes e porta-voz do governo perante a imprensa no caso, passasse uma semana se dirigindo ao trabalho e fazendo os deslocamentos necessários via transporte coletivo (não vale o seletivo). Se ele tiver coragem, claro.

Sobre a manifestação: a ação acabou prejudicando as classes baixa e média, justamente quem mais precisa do transporte e da fluidez do trânsito. Se fechassem meia-pista retardariam, mas não paralisariam o deslocamento alheio. A coisa do modo como foi feita gerou muita antipatia ao movimento. Além do mais, depredar patrimônio público e de gente trabalhadora não é de longe o melhor meio de reação.

Sobre a ação da polícia: O Batalhão de Missões Especiais deveria “limpar” o trânsito, só isso. Agredir gente algemada, prender cidadão que apenas filmava os acontecimentos, ou jogar bombas de diversos tipos em direção à UFES (área federal, onde estavam presente inclusive crianças) é coisa de gente truculenta e despreparada para o exercício da função. Queria ver essa mesma polícia presente aqui, o segundo estado mais violento da federação, e queria ver essa turma agir com essa bravura toda ao adentrar em bairros como Cobi, Morro do Quadro, Central Carapina...

Sobre a manifestação do governo: nos acontecimentos de Aracruz, há alguns dias, o governo determinou “apuração” (que óbvio, não redundará em punição de ninguém) dos fatos. Dessa vez, nem isso. Aliás, afora o Secretário de Transportes, ninguém abriu a boca na quinta. Na sexta, uma propaganda na TV, apenas. E Givaldo Vieira, o governador de plantão, mergulhou. O titular, Renato Casagrande, ninguém sabe onde está.

Sobre a partidarização do movimento: a UNE e a UBES negaram a autoria da revolta. Fato é que diversos membros desse movimento são ligados à PSOL e PSTU. Com certeza, tirarão proveito eleitoral em breve. Com qualquer pessoa com razoável conhecimento do cenário partidário sabe, os partidos citados são mais oposição ao PT que até mesmo PSDB e DEM. Portanto, é coisa de toupeira associar essas pessoas ao partido. Além do mais, o Governador de Plantão é filiado ao ex-Partido dos Trabalhadores, se é que um dia foi.

Sobre a cobertura da imprensa: não é por acaso que as redes sociais são as melhores opções de informação. As abordagens da TV Tribuna e da TV Vitória buscaram pelo menos o equilíbrio. Já a TV Gazeta serviu como assessoria de imprensa do governo, descrevendo a épica batalha entre “a malha protetora da sociedade contra um bando de baderneiros que se arrogam no direito de prejudicar a população para satisfazer os seus vis desejos”. Na sexta, as capas de A Gazeta e de A Tribuna seguiam a linha governista.

Sobre a repercussão: com os ânimos exaltados, o duelo de opiniões era entre “esquerdoides baderneiros” contra “burguesinhos alienados”. Nas redes sociais, é preciso peneirar as opiniões e saber o que deve ou não ser aproveitado como embasamento. Mas, acima de tudo, manter a própria opinião.

sexta-feira, 3 de junho de 2011

TRABALHO PARA MACHO




Os 10 tipos de namorada que dão trabalho 


1) A imaculada

Também conhecida como “menina de família”, é aquela que você vai penar como um louco para conseguir um beijo, quanto mais uma noite de amor. Ela vem com o discurso de que “não é como as outras meninas e não se entrega fácil” ou que “precisa conhecer muito bem o cara antes de qualquer coisa” e então, meu amigo, você vai ter que provar a todo o momento que é um rapaz direito e que suas intenções são as melhores possíveis (sejam lá quais forem as dela). E ai de você se cometer algum deslize ou avançar para algo que ela ainda não liberou. Vai voltar à estaca zero e ter que começar tudo de novo.



2) A “Jeannie”

Lembra daquele seriado do tempo da TV à lenha que o cara acha uma lâmpada mágica e de dentro sai uma deliciosa gênia loura? Pois é, fez a fantasia de nossos pais e tios, e todo mundo queria uma mulher assim. Mas os tempos são outros, meu caro. As Jeannies querem te agradar o tempo todo, aparecem e ligam a todo momento para ver se você está bem ou se precisa de alguma coisa, e não dão espaço para você respirar. Não está acreditando? Imagine que marcou uma noitada de pôquer na sua casa com seu mais íntimo bando de caras e lá pelas tantas, ela surge do nada com salgadinho, cerveja, cigarros e fica a noite toda bancando a garçonete. Todos vão achá-la o máximo. Você vai xingá-la mentalmente. E ela vai lhe chamar de “amo”.

3) A “botequeira”

Ela bebe mais que um estivador, fala mais palavrão que a torcida do Corinthians e seguramente vai arrumar alguma confusão até o final da noite. E quem fica para consertar as coisas? Sim, você. Aí, dá-lhe fazer cara de paisagem quando ela cisma em brigar com garçom, vomita na mesa ou provoca o cara mais forte e a mulher mais mal-encarada do bar. E só um pensamento corre na sua cabeça: ela é o filho que meu pai sonhou ter.

4) A “Gollum”

Ela olha para você e diz “meu precioso”. Possessiva e ciumenta, ao se relacionar com uma garota dessas você deve dar adeus ao convívio com qualquer outro ser do sexo feminino, excetuando sua mãe e sua irmã (mas suas primas não podem, “aquelas piranhas”). Sabe a menina que você trabalha lado a lado há três anos na empresa e foi padrinho do filho dela? Está dando em cima de você. A caixa da loja que disse “obrigado, volte mais vezes”? Você deu mole para ela. Com certeza ela vai cismar até com a gravação que toca nas cancelas de estacionamento de shopping agradecendo a sua visita.

5) A “controller”

É mais ou menos como a “gollum”, mas seus amigos estão incluídos no pacote de proibições, porque, segundo elas, são uns cafajestes que só pensam em vadiar. E com essa ideia em mente, ela passa a lhe perseguir 24 horas por dia, quer saber a todo o momento onde você está, com quem e a que horas estará em casa. E o mais terrível é que se você bronquear, ela vai fazer aquela cara de cachorro molhado e dizer: “eu me preocupo com você. Só quero seu bem”.

6) A “Messalina”

Ela é um espetáculo na cama, tem um furor de dar inveja, e é algo que a maioria dos homens quer. Os problemas surgem quando ela começa a se insinuar para seus amigos, colegas de trabalho e familiares, ou quando passa a cancelar os encontros com você para “trabalhar” ou “ficar em casa”, e quando você liga, ela não está lá. Aí, pode ter certeza que muita gente já sabe de suas habilidades sexuais.


7) A “super independente”

Subproduto da liberação feminina dos anos 60 e 70, ela parte do princípio que não precisa de homem para nada. Aí você se torna acessório para passeios. Ela se ofende se você abrir a porta do carro (”eu tenho braços, moço”, diz com um sorriso sarcástico), se você cogitar pagar a conta ou tiver qualquer ato de cavalheirismo (o que atrai o ódio das outras mulheres, que as culpam justamente por fazer sumir os cavalheiros da praça). E o pior, ela conduz tudo, decide tudo e se você se encaixar em seus planos, pode acompanhá-la. Senão, ela lhe põe de volta na caixa e lhe guarda no armário.

8)A “super dependente”

Ao contrário da anterior, essa não toma nenhuma decisão. Para nada. Você decide onde vão, a que horas vão, o que vão comer e como vão vestidos. E não é porque ela é machista ou algo assim, e sim, porque simplesmente ela não tem personalidade nenhuma. É uma casca vazia.

9) A “camaleoa”

Ela é um doce com você. Adora o que você fala, lhe curte muito, mas na frente de seus amigos e dos seus parentes se transfigura. Fecha a cara e consegue ser o mais desagradável possível, a ponto de pessoas próximas a você não lhe convidarem para mais nada para não terem que cruzar com a figura. Estranhamente isso não acontece quando você está com os amigos e parentes dela. E o difícil é conseguir convencer os outros que com você ela é o máximo. Ou talvez você está tentando convencer a si mesmo?


10) A “e ainda por cima é bonita e gostosa”

Esta é a pior de todas. Ela reúne uma ou várias características que descrevemos acima, mas tem um rosto lindo e um corpo deslumbrante. E só podemos pensar que Deus dá mesmo rapadura a quem não tem dentes.

Mas de qulquer forma, nós homens não conseguimos viver sem elas.

EM "HOMENAGEM" AO BME CAPIXABA




Polícia
(Tony Bellotto)


Dizem que ela existe
Prá ajudar!
Dizem que ela existe
Prá proteger!
Eu sei que ela pode
Te parar!
Eu sei que ela pode
Te prender!...

Polícia!
Para quem precisa
Polícia!
Para quem precisa
De polícia...(2x)

Dizem prá você
Obedecer!
Dizem prá você
Responder!
Dizem prá você
Cooperar!
Dizem prá você
Respeitar!...

Polícia!
Para quem precisa
Polícia!
Para quem precisa
De polícia...(2x)

quinta-feira, 2 de junho de 2011

INACREDITÁVEL



Nesses anos de automobilismo, vi muita coisa.

Vi piloto perdendo corrida por comemorar antes da hora. Vi piloto sofrendo pane seca na última volta. Vi título da F-1 ser decidido na última curva da última volta do último GP.


Domingo, mais um capítulo para a série de lances inacreditáveis, talvez o mais inacreditável de todos.

JR Hildebrand perdeu as 500 Milhas de Indianápolis na última curva. São 200 voltas, 800 curvas. Ele fez 799 sem problemas. Na última, acertou o muro.


Crueldade? Tristeza? Injustiça? Automobilismo, amigos. Automobilismo.00


E, por anos a fio, sempre que quisermos citar a máxima de "corrida só acaba na bandeirada", invocaremos o exemplo do jovem americano.


Em tempo: mesmo se arrastando, ele conseguiu chegar em segundo

quarta-feira, 1 de junho de 2011

OS BUROCRATAS



Em um carro, viajavam um motorista e quatro burocratas.

De repente, o motorista percebeu que o carro trepidava muito, desceu e verificou que os QUATRO PNEUS ESTAVAM FURADOS.

Um dos burocratas sugeriu que se formasse uma comissão para solucionar o problema, e a formou com um dentista, um médico, um economista, um artista plástico e um político. Nenhum deles entendia nada de pneus, sugeriam um monte de abobrinhas e sua mais importante decisão foi a data da próxima reunião.

O segundo burocrata sugeriu uma 'reforma revolucionária' no carro. Sob a sua orientação, a suspensão foi rebaixaba, foi colocado teto solar, bancos de couro, pintura nova e uma aparelhagem de som potentíssima. O carro ficou bonito por fora, mas os pneus continuavam furados.

O terceiro burocrata sugeriu que fosem tomadas medidas 'emergenciais'. Ele tampou os furos dos pneus com durex, e disse que estava tudo resolvido. Obviamente, o remendo não durou nada.

O quarto burocrata, se dizendo inovador, resolveu contratar uma empresa de consultoria para oferecer cursos de capacitação para que o motorista aprendesse a lidar com a direção de um veículo com os pneus furados. segundo ele, era necessário que o motorista se adaptasse 'à nova realidade veicular, que mostra uma nova realidade dos pneus'.

Resumo: comprar quatro pneus novos sairia muito mais barato que qualquer uma das 'soluções' propostas.

Agora eu pergunto: 

1. ALGUMA SEMELHANÇA DOS BUROCRATAS COM ALGUM "GÊNIO" DA GESTÃO?


2. SERÁ QUE O MOTORISTA TE LEMBRA ALGUÉM?

3. AS MEDIDAS SUGERIDAS LEMBRAM A 'BURROCRACIA' DE ALGUMA FORMA?

terça-feira, 31 de maio de 2011

DE ROUPA NOVA


As novas camisas do Palmeiras:

,













segunda-feira, 30 de maio de 2011

UMA NOTÍCIA, DIVERSAS INTERPRETAÇÕES



"Achado" no Orkut

A variedade de estilos encontrada na imprensa....


*Chapeuzinho Vermelho na Imprensa*Diferentes maneiras de noticiar a mesma história:*

JORNAL NACIONAL 

(William Bonner): 'Boa noite. Uma menina chegou a ser devorada por um lobo na noite de ontem...'.
(Fátima Bernardes): '... mas a atuação de um caçador evitou uma tragédia'.

PROGRAMA DA HEBE 
(Hebe Camargo ): '... que gracinha, gente. Vocês não vão acreditar, mas essa menina linda aqui foi retirada viva da barriga de um lobo, não é mesmo?

CIDADE ALERTA
(Datena): '... onde é que a gente vai parar, cadê as autoridades?
Cadê as autoridades? ! A menina ia para a casa da avozinha a pé! Não tem transporte público! Não tem transporte público! E foi devorada viva... Um lobo, um lobo safado. Põe na tela!! Porque eu falo mesmo, não tenho medo de lobo, não tenho medo de lobo, não.'

REVISTA VEJA
Lula sabia das intenções do lobo.

REVISTA CLÁUDIA
Como chegar à casa da vovozinha sem se deixar enganar pelos lobos no caminho. 

REVISTA NOVA
Dez maneiras de levar um lobo à loucura na cama.

FOLHA DE S. PAULO
Legenda da foto: 'Chapeuzinho, à direita, aperta a mão de seu salvador'.
Na matéria, box com um zoólogo explicando os hábitos alimentares dos lobos e um imenso infográfico mostrando como Chapeuzinho foi devorada e depois salva pelo lenhador.

O ESTADO DE S. PAULO
Lobo que devorou Chapeuzinho seria filiado ao PT.

O GLOBO
Petrobrás apóia ONG do lenhador ligado ao PT que matou um lobo pra salvar menor de idade carente

ZERO HORA
Avó de Chapeuzinho nasceu no RS.

AQUI
Sangue e tragédia na casa da vovó

REVISTA CARAS (Ensaio fotográfico com Chapeuzinho na semana seguinte)
Na banheira de hidromassagem, Chapeuzinho fala a CARAS: 'Até ser devorada, eu não dava valor para muitas coisas da vida. Hoje sou outra pessoa'


PLAYBOY (Ensaio fotográfico no mês seguinte)
Veja só o que o lobo viu.

REVISTA ISTO É
Gravações revelam que lobo foi assessor de político influente.

G MAGAZINE (Ensaio fotográfico com lenhador)
Lenhador mostra o machado

SUPER INTERESSANTE 
Lobo mau! mito ou verdade?

DISCOVERY CHANNEL
Vamos determinar se é possível uma pessoa ser engolida viva e sobreviver


**************************************** 

já tinha visto algo parecido antes como uma sugestão de atividades com alunos para eles também simularem notícias, assim...

desperta os alunos para que agucem suas percepções ao identificarem a ideologia que fundamenta cada estilo, instigando suas idéias para romperem o paradigma da 'opção' e irem para autonomia de 'elaboração' de idéias...

Filosofia também é divertido, começando assim!

CANELEIROS - 15ª EDIÇÃO

 

Caneleiros é uma coluna internacional, e no último sábado, nosso editor Astrosomildo Peçanha, acompanhado pelos intrépidos Leovegildo Alencar e Demonésio Alcântara estiveram Wembley para assitir aquela festinha chinfrim, cheia de lenga-lenga, plateia comportada e coisa e tal. Como futebol é coisa de macho saíram com a certez que Libertadores é torneio de macho.

Desde que Caneleiros ainda não dava suas caneladas, já sabia: os ingleses não passam de uns invejosos. Primeiro, ficaram bravos porque eles inventaram o futebol, mas todo mundo sabe que o país do futebol é o Brasil-il-il! Sem contar que os ingleses só sabem jogar com chuveirinho.

A bola da vez é que eles ficaram bravos por perderem a disputa para serem sedes da Copa do Mundo de 2018. Então, resolveram botar a boca no trombone. “Fifa corrupta, mimimi...”. Ora, por favor! A Fifa, logo a Fifa, baluarte da honestidade, transparência, que cunhou a expressão “jogo bonito”? Só pode ser mesmo coisa de invejosos.

Até porque a Fifa leva a Copa para os melhores lugares. Rússia, um país desenvolvido, que prima pela transparência com políticos da mais alta confiabilidade e honestidade comprovada, como Vladimir Putin.

Dizem até que o futebol associados, que é a CBF deles lá, pensa em sair da Fifa e criar uma liga nova. Ah, vou te falar viu... Daqui a pouco vão falar que o campeonato inglês é o melhor do mundo... OH WAIT!

“Palmeiras: Scolari reitera utilidade de Luan e pede carinho da torcida” (Terra) – Ele recebe carinho todo o jogo. Falam dele o jogo todo, é impressionante...

“Flu elabora planejamento, quer zagueiro e vai buscar reforços no exterior” (UOL) – Sério mesmo que um time que está sem técnico há meses quer falar de planejamento? De verdade?

Eto’o: Camaronês termina a temporada marcando mais dois gols e garantindo o título da Internazionale na Copa da Itália, depois de ano com grandes atuações.

Cruzeiro e Inter: Ganhar estadual é legal, mas cá entre nós, no Brasileiro os dois jogaram uma bolinha desse tamaninho nas duas primeiras rodadas...

Já Jack Warner falou e disse: Qatar comprou a Copa do Mundo. Todos fazem cara de surpresos! Ooooooooh!

Blatter disse que não há crise na Fifa. Daqui a pouco vai dizer que o Papai Noel existe.

Jérôme Valcke disse que escreveu mesmo que o Qatar comprou a Copa, mas não quis dizer que o Qatar comprou a Copa. Oi, como é que é?

Corinthians escolheu camisa roxa, agora grená... A próxima vai ser qual? Azul calcinha?