sábado, 16 de outubro de 2010

ENQUANTO ISSO, NO JÓQUEI CLUBE...

PARA ONDE SEGUIR?



Texto pescado na Comunidade "Profissão Professor" do Orkut.

Autor: Juarez (provavelmente um fake)

Não existe voto mais inútil do que o descontextualizado da realidade política em questão!

Não estão errados aqueles que indicam que o PT, nos seus anos de história, se desviou de seus ideais fundantes!

Não se pode negar que alguns integrantes do partido, quando no poder, se envolveram em esquemas previamente existentes de corrupção!

Não se pode negar que os candidatos políticos do PT assumiram um discurso um tanto conservador se comparado com os da suas origens!

Tudo isso e mais um bocado de coisas pode sim vir a enfraquecer a matriz de esquerda e de idoneidade do PT!

Entretanto, é extremamente infantil e irresponsável não apoiar a eleição da Dilma nesse momento em que vivemos!

È um ato de total desconhecimento dos caminhos dos governos Lula não perceber as diferenças entre o seu 1º e o seu 2º governo!

O voto tem que valer pela sua coerência com a realidade posta: Serra e seu projeto neoliberal, como o de seu padrinho FHC ou Dilma e sua política de desenvolvimento a passos lentíssimos, mas inegável!

Não saber diferenciar esses dois projetos de governo é sinal de extrema alienação, egoísmo e irresponsabilidade!

Minha vida praticamente não mudou durante o governo Lula e não vi meus desejos de uma sociedade igualitária ser implantado! Azar o meu!
 
Que se foda meu idealismo utópico, pois a hora não é a de fazer cocô na urna e sim de acreditar nos passos lentos e possíveis de um dia esse ser um pais mais bacana para todos do que atolar o país novamente na desgraça neoliberal do Serra!

INQUISIDOR? EU?

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

CONSTATAÇÕES ACADÊMICAS


Observando o chamado Sertanejo Universitário e também o Pagode Universitário. Constato:

NUNCA ANTES NA HISTÓRIA DESSE PAÍS (Lula Mode On) O ENSINO SUPERIOR FOI TÃO PORCARIA!

Mais uma de Geisy Arruda:

“O pré-sal é o petróleo com bastante sal, devido à poluição”

Já que ela participa da tal Fazenda, deveria ficar por lá mesmo, pastando.

Pelo menos a Uniban se livra de uma m... de nota no ENADE.

A EDUCAÇÃO, SEGUNDO JOSÉ SERRA


Veja na íntegra

Em 2006, no jornal local da TV Globo, Chico Pinheiro e Carla Vilhena fizeram excelente entrevista com o então candidato ao governo do Estado de São Paulo, José Serra. Uma ótima entrevista, independente (feita por jornalistas, e não pelo “aquário”), conforme depoimento de Rodrigo Vianna, que também trabalhava na emissora.


No quinto minuto, segundo 24, começam a falar sobre educação. Chico e Carla comentam que São Paulo foi reprovado nas avaliações nacionais e Serra contesta. Até aí tudo bem. Mas vem, então, a seguinte continuação:


“Tem que entender o seguinte. Diferentemente dos estados do sul, que são os que têm melhor situação, São Paulo tem muita migração. Muita gente que continua chegando, e tal. Este é um problema. E houve uma expansão quantitativa muito grande do ensino...”

Bom, sem comentários...

MEDO



http://www.correiodeuberlandia.com.br/texto/2005/11/20/14158/violencia_na_sala_de_aula.html
Violência na sala de aula


Educadores ameaçados e amedrontados se tornam reféns de uma minoria de alunos
GLEIDE CORRÊA - Repórter
Atualizada: 14/06/2010 - 10h02min

Depredações, vandalismo, assaltos, medo e insegurança há muito tempo rondam o ambiente escolar, mas também já ultrapassou os muros e se instalou dentro da sala de aula. Educadores ameaçados e amedrontados se tornam reféns de alunos — uma minoria na sala de aula, mas que assusta pela ousadia e indisciplina. De um lado professores que têm como arma apenas o diálogo com palavras firmes e comedidas. Do outro, "crianças" que intimidam com promessas de perseguição, ameaças de morte e até mesmo com porte de armas de fogo.


Na Vara da Infância e Juventude chegam diariamente pedidos de socorro por meio de denúncias por escrito, anônimas ou telefonemas. De acordo com o juiz Edison Magno de Macedo, há casos de meninos que levam estilete, revólver e faca para dentro da sala de aula e fazem ameaças. "Já prendemos em flagrante e levamos algemados para a delegacia meninos que estavam agredindo professor ou colegas", lamenta o juiz. A Polícia Militar, por meio da Patrulha Escolar, também precisa intervir constantemente para dar suporte aos professores e diretores dos estabelecimentos de ensino.


Os depoimentos dos educadores - que por questão de segurança não serão identificados - é estarrecedor. "Eles disseram que nunca me esqueceriam, sabiam qual era o meu carro, onde eu morava e me dariam um tiro de 12 na minha testa. Na hora senti pavor, mas não esmoreci", relata a educadora de uma escola da rede pública de ensino. Detalhe: a ameaça foi feita por dois alunos de 13 e 14 anos que cursavam a 4ª série do ensino fundamental. A supervisora precisou intervir após uma confusão generalizada provocada por três estudantes e que culminou com a destruição de equipamentos. A resposta deles ao pedido de respeito ao professores e aos colegas foram as ameaças.


A violência que ronda as escolas atinge todas as classes sociais, mas é mais presente nos bairros mais carentes. O motivo, segundo os especialistas, é a falta de estrutura familiar e a carência financeira e muitas vezes afetiva que levam a uma degradação dos valores morais e éticos que norteiam a sociedade. "Muitas vezes a violência é em decorrência de um histórico familiar de brigas, drogas e prostituição", enumera um policial que integra a Patrulha Escolar.


Esse conjunto de fatores que compõem o dia-a-dia de crianças e jovens faz com que chequem à sala de aula sem noções de limites e respeito ao colega e muito menos ao professor. De acordo com os educadores, a escola tem cada vez mais um papel preponderante na formação e também para reverter a situação de degradação. Conscientes de seu dever, as escolas dão mostras de que a atitude dos profissionais dá bons resultados. "O professor tem que fazer uma escola melhor, com um ambiente mais fraterno, pois só assim conseguiremos melhores resultados", define Solange Silva Bastos, diretora da escola Estadual Jerônima Arantes, do bairro Taiaman. Segundo ela, a violência foi contida com ações conjuntas com a comunidade e as autoridades. A orientadora de outra escola que preferiu não ser identificada também tem um pensamento semelhante. Para ela, a violência da escola está na forma como se acolhem os alunos. "Todos os funcionários ligados à educação precisam entender que a linguagem é tudo. Com uma palavra você muda todo um cenário de violência."


Para o juiz Edison Magno, a família precisa dar sua parcela de contribuição. "Um bom número de pais já não tem mais nenhuma autoridade sobre seus filhos, que foram criados de forma equivocada. Os pais precisam ensinar seus filhos a ter limites, que os direitos dos outros precisam ser respeitados", opina o magistrado. Para ele, se o pai não ensina seu filho a se comportar socialmente ele vai ter problemas, pois vai viver em sociedade e não isoladamente onde pode fazer o que quiser e da forma como convier. O juiz vai mais longe e afirma: "Temos que parar com essa bobagem de que o pai não pode dar uma palmada, não pode dar um castigo. O que a lei pune são os excessos".


Ações educativas podem ser eficazes para conter violência


A violência que aumenta e assusta os profissionais pode ser contida com ações educativas e com a transformação do ambiente escolar para torná-lo mais acolhedor e possível de provocar mudanças. Quem garante são os próprios educadores, que buscam alternativas para conter o avanço do desrespeito e perigo vivenciado nas instituições de ensino.


Atividades esportivas e culturais foram a alternativa encontrada por uma escola pública na zona Oeste da cidade para diminuir os índices de violência cometida por alunos. "A escola tem uma proposta mais humana de trabalho, com projetos extraclasse diversificados, como coral, musicalidade, dança, desenvolvimento espiritual e palestras de orientação sexual", exemplifica uma das educadoras da unidade.


Os profissionais apontam também a necessidade de uma postura mais amistosa entre alunos e professores. Na opinião de uma orientadora, a violência da escola está na forma como a instituição acolhe os alunos. "Precisamos nos conscientizar que a nossa postura é de intervenção e conciliação. Não podemos nos posicionar perante o aluno e família achando que somos donos absolutos da verdade. É preciso saber ouvir", pondera.


Para Solange Silva Bastos, diretora da escola Estadual Jerônima Arantes, no bairro Taiaman, o processo de conscientização é em longo prazo e deve ser contínuo. Na escola, ela conta com o auxílio da Patrulha Escolar e também com os Comissários de Menores, que fizeram palestras sobre cidadania, respeito ao próximo, educação, direitos e deveres, entre outros. "Sempre falo para minha equipe que estas crianças-problema são frutos do meio e a gente precisa mostrar que elas (as crianças) podem confiar, podem se sentir seguras", frisa Solange Silva.


Para a psicopedagoga Maria Irene Miranda, a conduta do professor é determinante para conter ou desencadear a violência. "Muitas vezes o que o aluno precisa é ser ouvido. Isso não significa passar a cabeça na mão do aluno. É preciso ter limite, mas é preciso fazer isso de forma afetiva, porque de violência o aluno já está cheio", aponta Maria Irene.


Patrulha especializada é um aliado das escolas


A Patrulha Escolar implementada pela Polícia Militar é um trabalho ostensivo realizado por policiais preparados para lidar com a comunidade escolar, em especial os alunos. O trabalho não se limita apenas à repressão, mas principalmente à prevenção. Além da ronda ostensiva, os militares fazem palestras, vão à casa dos estudantes que apresentam algum desvio de comportamento e tentam sanar os problemas. Quando se esgotam todas as alternativas, a patrulha encaminha-os ao Conselho Tutelar ou diretamente ao juiz da Vara da Infância e da Juventude.


Para as escolas, a Patrulha é um aliado importante e tem produzido bons resultados. "É um grande suporte. Já tive muitos problemas, mas agora com o trabalho da Patrulha de conscientização não temos mais casos graves como antes", aponta a diretora Solange Silva Bastos, da escola Estadual Jerônima Arantes. Ela teme, no entanto, que a Patrulha seja desativada, pois, segundo ela, os militares não farão mais a ronda neste final de ano. O capitão Moacir Pereira da Silveira, responsável pela 109ª Cia de Polícia que atende a região Oeste, confirma que a patrulha está sendo utilizada no policiamento ostensivo, mas garante que sempre que solicitado atenderá prontamente ao chamado.


Os alunos que apresentam algum desvio de comportamento são reunidos pela escola e os policiais vão à casa dos estudantes para fazer um levantamento do histórico destas famílias e traçar medidas Socioeducativas por meio de palestras e até mesmo de ajuda material.


A Patrulha Escolar conta com apenas quatro equipes para atender toda a cidade. O tenente Marcus Fabian Figueiredo Dias, do 17º Batalhão de Polícia, reconhece que o efetivo é muito pouco para atender toda a cidade. Segundo ele, o comando da PM tende a aumentar o efetivo, mas não há nada definido.


Depoimentos


"Durante uma aula de videoliteratura, os alunos da 4ª série estavam muito agitados e começaram a destruir tudo. Chamei a atenção deles, falei sobre a questão do respeito ao professor, que estava ali para ensinar e eles não estavam permitindo que a aula acontecesse. Fui atender a outro chamado e quando retornei um grupo de três ou quatro alunos estava muito exaltado e disseram que nunca me esqueceriam, que sabiam onde eu morava, e me daria um tiro de 12 na minha testa. Na hora senti pavor, mas não me esmoreci. Chamamos a patrulha e os responsáveis legais, que ficaram horrorizados com o comportamento dos filhos. Senti medo e insegurança. Depois que cheguei em casa chorei muito, mas no dia seguinte fui trabalhar normalmente. Procurei chegar no horário de maior movimento e procurava sair com mais velocidade. Quando encerrou o semestre pedi para mudar de escola. Agora estou mais tranqüila. Nunca mais voltei na antiga escola e não sei como estão estes meninos hoje."


"Era uma turma muito boa, mas tinha um aluno que sempre arrumava confusão. Ele foi transferido de várias salas porque nenhuma professora suportava mais o menino, que todas as vezes que chamavam sua atenção respondia com palavrões e dizia que ia contar para o pai. Um dia, a sala estava toda agitada e ele aproveitou para mostrar sua força. Quando me aproximei dele e disse mais incisivamente para que ele me deixasse dar aula, ele me deu um soco no rosto. Peguei-o pelo braço e o levei para o serviço de orientação da escola. O pai foi acionado e preferiu transferir o filho da escola. Eu fiquei com medo, mas não dá pra desistir da profissão."

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

CONTRASTE


Tem gente que não vota em Dilma por sua posição acerca do aborto.

Mas muitos já fizeram, já apoiaram, ou fariam e/ou apoiariam um aborto, se fosse com uma pessoa próxima...

Tem gente que não vota em Dilma por ser ateia.

Mas diz que não tem preconceito religioso.

E além do mais, o Estado não é laico?

Tem gente que não vota em Dilma por achar que ela é lésbica.

Mas diz não ter preconceito quanto a orientação sexual alheia, embora queira ter um filho viado ou uma filha sapatão...

CHUTANDO O BALDE...



Há dias em que o melhor a fazer é chutar o balde mesmo...

Luka
(Tô nem aí)

De mãos atadas, de pés descalços

Com você meu mundo andava de pernas pro ar
Sempre armada, segui seus passos
Atei seus braços pra você não me abandonar


Já nem lembro seu nome, seu telefone eu fiz questão de apagar
Aceitei os meus erros, me reinventei e virei a página
Agora eu tô em outra....


Tô nem aí, Tô nem aí...
Pode ficar com seu mundinho, eu não tô nem aí
Tô nem aí, Tô nem aí...


Não vem falar dos seus problemas que eu não vou ouvir
Boca fechada, sem embaraços
Eu te dei todas as chances de ser um bom rapaz
Mas fui vencida pelo cansaço, nosso amor foi enterrado e descansa em paz
Já nem lembro seu nome, seu telefone eu fiz questão de apagar
Aceitei os meus erros, me reinventei e virei a página
Agora eu tô em outra...


Tô nem aí, Tô nem aí...
Pode ficar com seu mundinho eu não tô nem aí
Tô nem aí, Tô nem aí...
Não vem falar dos seus problemas que eu não vou ouvir
Tô nem aí, Tô nem aí , pode ficar com seu mundinho eu não to nem aí
Tô nem aí, Tô nem aí, não vem falar dos seus problemas que eu não vou ouvir

SUPERTIÇÃO DO DIA 10



No último dia 10, portanto dia 10/10, às 10 da manhã, um menino inglês completou 10 anos de idade.

Pois é...

Se você acredita nessa supertição idiota, suas chances de ser um retardado ão dez vezes maiores...

SE QUER SABER, EU NÃO SEI...



Música perfeita para Futuro do Pretérito...

Futuro do Pretérito louquinho para se tornar Presente em um Futuro Perfeito próximo...

E bota perfeito nisso...

Se Quer Saber
(Maurício Manieri)

Te prometi nunca te deixar
Você me falou que era pra sempre
Ontem foi o fim, sei lá, melhor assim...
Não foi erro seu
Nem foi meu também
A gente decidiu deixar de se ver
De se ver

Tudo o que há de bom em mim
Eu já te dei, eu já te dei
Tudo o que há de bom me faz
Lembrar você, você...


Se quer saber, ainda te espero baby
Se quer saber, essa canção é pra você
Se quer saber, ainda te espero baby
Se quer saber, essa canção é pra você
Voltar pra mim

O que se passou, agora tanto faz
Sem o seu olhar, nem me conheço mais
Como é louco o mundo, o mundo sem nós dois...
E não vou te enganar,
Existe algo em mim que me faz pensar em você
De novo...

Tudo o que há de bom em mim
Eu já te dei, eu já te dei
Tudo o que há de bom me faz
Lembrar você, você...

Se quer saber, ainda te espero baby
Se quer saber, essa canção é pra você
Se quer saber, ainda te espero baby
Se quer saber, essa canção é pra você
Voltar pra mim





quarta-feira, 13 de outubro de 2010

AO ATAQUE




Debate na Band domingo, o primeiro confronto do play-off Dilma x Serra.

No primeiro turno, a petista estava acuada, mas agora parece ter mostrado o estilo trator.

"Mil Caras" é um termo que usou para definir Serra, mostrando seu tom agressivo.

Em 2006, Alckmin partiu para o ataque contra Lula no mesmo debate da Band, e começou um declínio nas pesquisas, ao ponto de terminar o Segundo Turno com votação menor que no Primeiro.

Até os estrategistas do PT reconhecem que a estratégia é arriscada, e que pode afastar os eleitores ponderados de Marina,

Com pano de fundo, a primeira pesquisa (do Datafolha), que registrava 48 x 41 para Dilma. 54 x 46 se registrarmos os votos válidos.

Em 2006, Lula tinha a mesma vantagem no primeiro final de semana do Segundo Turno.

Sob ataque, Serra regiu no mesmo tom, o que também pode lhe afastar o eleitorado de Marina, e o apoio da própria, que já criticou o vale-tudo do debate. pode ser a desculpa que ela própria esperava para ficar convenientemente em cima do muro.

Próximo encontro na RedeTV no próximo domingo.

BATEU NO TETO?


No último Domingo, o Palmeiras completou seu sexto jogo de invencibilidade no Brasileiro.

Quatro vitórias e dois empates desde a derrota para o São Paulo no Pacaembu, dia 19 último.

O time está em nono lugar, a seis pontos da zona da Libertadores e a quatroze a frente da zona do rebaixamento.

Mas, disso não passa.

O meio parece se consolidar com QUATRO volantes, já que Felipão encasquetou que Valdívia e Lincoln não jogam juntos.

Mas, tá bom. para quem esperava um desastre, ficar na metade de cima da tabela, está de bom tamanho.

Se a vaga na Libertadores vier, que seja pela Sul-Americana...

NOS CINEMAS...

terça-feira, 12 de outubro de 2010

VITÓRIA AMARGA



Já elogiei bastante a Seleção Brasileira de Vôlei.

Incrível a a capacidade de renovação e de conquistas.

Nos últimos 10 anos, um título olímpico, três Mundiais e Oito Ligas.

Quase perfeito.

Assim como quase perfeitas as partidas contra Itália e Cuba.

Mas o título foi inegavelmente manchado pela entregada contra a Bulgária: o líbero Mário Júnior disse que o pior momento do time no campeonato foi “entregar o jogo ”.

Desmentido, ele teve que desdizer o que havia dito.

Antes, Giba havia falado sobre "mancha na carreira". O mesmo Giba que foi brilhantemente substituído por Gustavo, assim como Dante fez com Nalbert em 2004...

Se Bruno e Marlon aind não atingiram o patamar de Ricardinho e Maurício, pelo menos conseguem atingir um alto nível.

'Fins nobres não justificam meios podres', brilhante frse de Juca Kfouri que define a conquista.

Que tudo se corrija para as próximas competições.

Crédito de sobre Bernardinho e sua trupe têm...

DEU A LÓGICA




Assistir Fórmula 1 de madrugada não é fácil. A luta contra o sono e uma corrida sem muita graça, mais ainda.

O fato é que Vettel veneu e reverteu a "onda Webber". O australiano chegou em segundo, e Alonso, em terceiro. Se Vettel não fizesse tanta besteiras ao longo do ano...

Por falar em fazer besteiras, os dois últimos abandonos parecem ter dado fim às chances de Lewis Hamilton, 38 pontos atrás do líder. Button tem um ponto a menos que seu companheiro de equipe...

Por falar em ficar para trás, Massa nem como segundo piloto vem servindo: largou em 12º, mas não passou nem da primeira curva, depois de trombar com Liuzzi e jogar Petrov para fora da pista.

A boa surpresa da corrida foi Kobayashi: chegou em sétimo, fazendo uma corridaça.

Duas posições atrás, Barrichello. A Williams parece andar mais nos treinos do que nas corridas.

Classificação, restando três corridas:

1. Webber - 220 pontos


2. Alonso - 206

3. Vettel - 206

4. Hamilton - 192

5. Button - 189

Se fosse pelo sistema antigo:

1. Webber - 88 pontos


2. Vettel - 84

3. Alonso - 83

4. Hamilton - 79

5. Button 77
Daqui a dois finais de semanas, tem o GP da Coreia do Sul.

Isso se tiver pista até lá...


NOVA REPÚBLICA


https://docs.google.com/document/pub?id=1Kzm9nHiH-mAeUtSzeP5y9mCsOa1xjiC_jmQWrNz4_Is&pli=1
VLADIMIR SAFATLE


República Fundamentalista Cristã

FUNDADA EM 31 de outubro de 2010 após a expulsão dos infiéis do poder, a República Fundamentalista Cristã do Brasil apareceu em substituição à República Federativa do Brasil. Dela, ela herdou quase tudo, acrescentando uma importante novidade institucional: um poder moderador, pairando acima dos outros Três Poderes e composto pela ala conservadora do catolicismo em aliança com certos setores protestantes. Os mesmos setores que, nos EUA, deram suporte canino a George W. Bush. A função deste poder moderador consiste em vigiar o debate político e social, impedindo que pautas de modernização social já efetivadas em todos os países desenvolvidos cheguem ao Brasil.

Na verdade, a fundação desta nova República começou após uma eleição impulsionada pelo problema do aborto. Procurando uma tábua de salvação para uma candidatura que nunca decolara e que passou ao segundo turno exclusivamente por obra e graça de Marina Silva, José Serra resolveu inovar na política brasileira ao instrumentalizar politicamente os dogmas mais arcaicos deste que é o maior país católico do mundo.


Assim, sua mulher foi despachada pelos quatro cantos para alertar a população contra o fato de Dilma Rousseff apoiar "matar criancinhas" (conforme noticiou um jornal que declarou apoio explícito a seu marido). As portas de seu comitê de campanha foram abertas para os voluntários da TFP, com seus folhetos contra a "ameaça vermelha" capaz de perverter a família brasileira através da legalização da prostituição e do casamento gay (conforme noticiou o blog do jornalista Fernando Rodrigues). A internet foi invadida por mensagens "espontâneas" contra a infiel Dilma e o PNDH-3.

José Serra já havia dado a senha quando afirmou, em um debate, que legalizar o aborto seria uma "carnificina". Que 15% das mulheres brasileiras entre 18 e 39 anos tenham abortado em condições indescritíveis, isto não era "carnificina". Carnificina, para Serra, seria o Brasil importar esta prática tão presente na vida dos "bárbaros selvagens" que são os ingleses, franceses, alemães, norte-americanos, espanhóis, italianos, ou seja, todos para quem o aborto é, pasmem, uma questão de saúde pública e planejamento familiar.

Confrontada com esta guinada, a "classe média esclarecida" não se indignou. As clínicas privadas que fazem abortos ilegais continuariam funcionando. O direito sagrado de salvar a filha de classe média de uma gravidez indesejada continuaria intacto. Para tal classe, o discurso sobre "valores cristãos" era apenas uma radicalização eleitoral.

Quando o poder moderador, confiante em sua nova força, começou a exigir que o criacionismo fosse ensinado nas escolas, que o Estado subvencionasse atividades de proselitismo religioso travestidas de filantropia, já era tarde. Então, alguns lembraram, com tristeza, dos pais fundadores da República Federativa do Brasil, decididos a criar uma república laica onde os dogmas religiosos não seriam balizas da vida social. Uma república onde seria possível dar a César o que é de César, e a Deus o que é de Deus. Uma República que morreu no dia 31 de outubro de 2010.

VLADIMIR SAFATLE é professor no departamento de filosofia da USP.

[Folha de S. Paulo, 11 de outubro de 2010]

INCOERÊNCIAS



SOMOS incoerentes muitas vezes, em nossas atitudes, pensamentos e análises.

Descrevo abaixo situações ilógicas, sendo algumas até injustas:


1 – O CAVALO ganha a corrida; o dono é quem recebe o prêmio.

2 – A COZINHEIRA faz o bom tempero; os louvores merece-os a patroa.

3 – O FILHO do pobre é amarelo; o do rico é pálido.

4 – O POBRE se embriaga; o rico se diverte.

5 – A PIADA do chefe é interessante e desconhecida; a do subordinado é sem graça e velha.

6 – A VISITA do rico é oportuna e desejada; a do pobre é intempestiva e desprezada.

7 – O MÉDICO é um santo, quando trata; é um demônio, quando manda a conta.

8 – O ADVOGADO é o maior, quando ganha a questão; é um desonesto, quando cobra os honorários.

9 – A SENTENÇA do juiz é luminosa e justa, quando favorável; cheia de erros e iníqua, quando desfavorável.

10 – SE O TIME ganha, os jogadores atuaram bem; se perde, o técnico orientou mal.

11 – O JUIZ de futebol é imparcial, quando nosso clube ganha; ladrão, quando perde.

12 – ERRO de sábio é engano; o do inculto, burrice.

13 – RECEBEMOS ato de gratidão porque fizemos noventa e nove favores; somos esquecidos e criticados porque deixamos de fazer o centésimo.

14 – DO COLEGA que sobe, lembramos até a cor dos olhos; do colega que fracassa, esquecemos até o nome.

15 – O LIMÃO, que devia ser maior, é menor; a lima, que devia ser menor, é maior.

16 – A CORDA, que devia ser fina, é grossa; o cordão, que devia ser grosso, é fino.

17 – FILHO de rico é engraçado; de pobre, é metido.

18 – RICO fica estressado, pobre fica louco.

19 – MULHER rica, se mal vestida, é simples; se pobre, é molambenta.

20 – ADOLESCENTE delicado, se rico, tem distúrbio glandular; se pobre, é veado.

21 – QUEM joga e perde é viciado; quem joga e ganha é abortado.

22 – RICO teimoso tem personalidade; pobre, tinhoso.

23 – SENDO pouco o castigo, irrita; sendo muito, amansa.

24 – O ESQUECIMENTO no moço é distração; no velho, é esclerose.

25 – NA MOCIDADE, deixamos o vício; na velhice, o vício nos deixa.

26 – DISENTERIA de rico é distúrbio intestinal; de pobre, é diarréia.

27 – RICO morre enfraquecido; pobre morre tuberculoso.

28 – POBRE grosseiro é mal educado; rico é temperamental.

29 – DA RICA se diz: está grávida; do pobre, está barriguda.

30 – CARRO velho de rico é fora-de-linha; de pobre é “pau veio”.

31 – Rico, quando baixo, é de pouca estatura; pobre, é pintor de rodapé.

32 – MOÇO quando tropeça está apressado; velho está gagá.

33 – FESTA de rico é baile; de pobre, é forró.

34 – ESPIRITISMO de rico é ciência; de pobre, é macumba.

35 – POBRE magro é sinal de fome, rico, é índice de esbelteza.

36 – POBRE, quando furta, é ladrão; rico, é esperto.

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

LIÇÃO DE CASA


PERGUNTAS IDIOTAS...



Namorada loira recebendo flores, pergunta:


- São flores?

- Não, são cenouras!



Na fila da padaria o cara pergunta pra mulher:

- Você está na fila?

- Não, pisei em um chiclete e estou grudada!



O juíz mostra cartão vermelho para o jogador. Pergunta:

- Você está me expulsando?

- Não, eu quero saber se você é daltônico.



Dentro de um avião para os Estados Unidos, um passageiro pergunta ao outro:

- Está indo para os Estados Unidos?

- Não, eu peguei o avião errado.



O cara vai andando pela rua e leva o maior tombo, o sujeito que o socorre pergunta:

- Caiu?

- Não! Eu me joguei!



O cara está parado no ponto de ônibus. Chega outro cara e pergunta:

- Você vai pegar ônibus?

- Não, eu moro aqui neste ponto de ônibus!



Um amigo encontra outro na rua, e pergunta:

- Cortou o cabelo?

- Não caiu.



A velhinha pergunta para o neto que chega em casa todo molhado:

- Tá chovendo lá fora?

- Não, é que todo mundo na rua resolveu me jogar um balde de água.



Garçom pergunta para o casal na mesa:

- É para dois?

- Não, eu vou comer e ela vai ficar olhando pra mim.



O ascensorista, no térreo, pergunta:

- Sobe?

- Não! Eu vou para os lados!



Mulher com bebê no colo. Pergunta:

- É seu filho?

- Não, ganhei ele numa rifa!



O cara chega todo molhado em casa, e a mulher pergunta:

- Está chovendo tanto lá fora?

- Não, é que o pessoal na rua resolveu cuspir em mim.



O sujeito está passeando com seu filho pela rua. Pergunta:

- Esse garoto é seu filho?

- Não, agora estou traficando bebês!



O camarada caminhando com uma vara de pescar. Pergunta:

- Vai pescar?

- Não, a vara é para eu palitar meus dentes!



Noiva entrando na igreja, escoltada pelas daminhas de honra. Pergunta:

- É casamento?

- Não, é festa junina.



Mulher subindo escada de joelhos pra pagar promessa. Pergunta:

- A senhora está pagando promessa?

- Não, não! É que eu adoro subir escadas de joelhos!



Mulher abre a porta para o convidado e pergunta:

- Você veio?

- Não, não sou eu! É outro, vou vir mais tarde!



Apostadora de corrida de cavalos no prado. Pergunta:

- A senhorita gosta de corrida de cavalos?

- Imagine! Eu venho aqui pra sofrer!



O sujeito no caixa do cinema. Pergunta:

- Quer uma entrada?

- Não, quero uma saída.

domingo, 10 de outubro de 2010

A DESAJADA


COMEÇAR DE NOVO



Wanderley (ou Vanderlei, nunca soube direito) Luxemburgo praticamente recomeça a busca pelo prestígio perdido no Flamengo.

Para todos os efeitos, vamos chamá-lo de Luxa.

Luxa foi um jogador mediano, com muito boa vontade. Assim iniciou no Flamengo, como reserva de Júnior na lateral-esquerda. Bom escudo para disfarçar o futebol fraquinho.

No Inter e no Botafogo, naufragou...

Começou a carreira de técnico meio que por acaso, convidado por Antônio Lopes na fila de um banco para ser seu auxiliar.

Treinador de fato, perambulou por times do Rio, o Rio Branco/ES e futebol árabe. No Fluminense, foi técnico de Juniores.

O Bragantino lhe abriu as portas do sucesso: campeão da Série B em 89, e Paulista no ano seguinte, Luxa se firmou no cenário nacional.

Como emergente, foi para o Flamengo em 91, e não deu certo.

Voltava a ser um técnico de interior, comandando a Ponte Preta, até que o Palmeiras/Parmalat lhe buscou para comandar o time de feras. Lá abocanhou dois Paulistas, dois Brasileiros e um Rio-São Paulo. Definitivamente, virava um técnico de ponta.

Em 95, retornou ao Flamengo, onde a barriga tricolor de Renato e a perda de autoridade diante de Romário o escorraçaram da Gávea.

Ainda em 95, retornava ao Palmeiras, depois de uma passagem no Paraná Clube, onde iniciou um campeonato avassalador, mas já perdia forças.

O Palmeiras/96 foi o terceiro grande momento da carreira: lá se tornou estrategista, montador de equipes vencedoras. Mas lá também seu ego inflou, com seus ternos inadequados à realidade brasileira e sua mania de querer ser manager.

Santos/97: levou o Rio-São Paulo, mas queria um time caro, coisa que o clube da Vila não quis ou não pôde lhe dar.

Por isso, foi para o Corínthians/Excel, onde conquistou seu terceiro Brasileirão, mas o mais marcante foi o convite para seu grande sonho: a Seleção Brasileira.

Nos seus dois anos na CBF, alternou bons e médios momentos, até o fracasso olímpico em Sidney: duas derrotas em quatro jogos, com eliminação diante de um combalido time camaronês com nove jogadores em campo, lhe derrubaram.

Depois disso, vida devassada: acusações de falsificação de documentos, sonegação fiscal e outras picaretagens jogaram seu nome (seja lá qual for) na lama.

Corínthians 2001: reinício de carreira, com um Paulista e um Brasileiro ruim, demissão.

Retorno ao Palmeiras: nenhum título e montagem do time que seria rebaixado. Perdão que nunca ocorreu no Palestra.

Cruzeiro: tríplice coroa. Nunca antes na história do futebol brasileiro, um clube ganhara Copa do Brasil e Brasileiro no mesmo ano. De quebra, um Mineiro. Depois, a Toca da Raposa ficou pequena demais para a disputa de egos entre Luxa e os Perrela.

Retorno ao Santos (2004): Leão insinua que Luxa o derrubou, mas o fato é que o time da Vila ergueu seu segundo Brasileiro.

De lá, atravessou o Oceano para o início de sua carreira europeia, e que começo: os Galácticos do rela Madrid! Lá os resultados ruins o demitiram. O fato de ser um "Zé Ninguém" na Europa (palavras de Luxa) contribuíram para isso...

Voltou um outro Luxa para o Brasil: mais rancoroso e obstinado. Ainda em 2006, ambiciobnava o cargo deixado por Parreira, mas teve que se contentar em ficar no Santos, onde venceu os estaduais de 2006 e 2007.

Retornou ao Palmeiras, agora Palmeiras/Traffic, onde ganhou um estadual e uma vaga suada para a Libertadores/2009, quando foi eliminado pelo Nacional do Uruguai.

A essa altura com o time e o prestígio em baixa, foi demitido. Para quem sonhava em ser o técnico da Seleção em 2010, a demissão e a permanência de Dunga na CBF eram duros golpes.

Lhe restava retornar ao Santos, e isso foi feito, prometendo uma vaga na Libertadores de 2010. A vaga na Sul-Americana foi um pagamento até alto pelo salário. A nova diretoria só não o demitiu porque seu contrato estava no fim. Apenas "não renovou".

2010, ano de retornar à Belo Horizonte, agora no Galo, onde pretendia repetir o sucesso de 2003 no Cruzeiro: ledo engano, deixou o time na zona do rebaixamento, após um humilhante 5 a 1 aplicado pelo Fluminense.

Prometeu dar um tempo para se reciclar, mas depois de alguns dias, já desembarcava na Gávea.

Para mais um recomeço...