sábado, 5 de março de 2011

TÉCNICAS DE REDAÇÃO


























Não adianta, em qualquer escola. Você terá que escrever redações. Para não fazer feio, aqui vão algumas dicas:

Se você não tem ideias para o seu testículo texto, pode esticar a letra, colocando, no maximo, 4 palavras por linha.

Nunca use palavrões nas redações! Porra! O último filho da puta que fez isso se fodeu, caralho.
Deve evitar ao máx. a utiliz. de abrev. e etc

É desnecessário fazer-se empregar de um estilo de escrita demasiadamente rebuscado. Tal prática advém de esmero excessivo que beira o exibicionismo narcisístico. Dessa forma, prejudicar-se-á uma compreensão lexical eficiente da dissertação produzida, refletindo negativamente no processo avaliativo empregado pelo docente.

Anule aliterações altamente abusivas.

não esqueça as maiúsculas no inicio das frases e nos nomes de países ou cidades como brasília, como dizia o meu professor de matemática, flávio, que nasceu em salvador, bahía.

Evite lugares-comuns, como o diabo foge da cruz.

O uso de parênteses (mesmo quando for relevante) é desnecessáriO

Estrangeirismos estão out; palavras de origem portuguesa estão in. Ok, honey?

Evite o emprego de gíria. Mesmo que, si pá, te pareça mais fácil ou mais da hora, num cola, sacou? Por isso é melhor nem castelar velho!!

Generalizar é sempre um erro.

Evite repetir a mesma palavra pois essa palavra vai ficar repetitiva. A repetição da palavra vai fazer com que a palavra repetida desqualifique o texto onde a palavra se encontra repetida.

Não abuse das citações. Como costuma dizer um amigo meu: "Quem cita os outros não tem ideias próprias".

Frases incompletas podem causar

Não seja redundante, pois não é preciso dizer a mesma coisa de formas diferentes; isto é, basta mencionar cada argumento uma só vez. Ou seja, não repita a mesma ideia várias vezes, por outras palavras ou não.

Seja mais ou menos específico.

A voz passiva deve ser evitada, ou você poderá estar sendo confuso no texto que você estará escrevendo.

Utilize a pontuação corretamente pois a frase poderá ficar sem sentido será que ninguém mais sabe utilizar o ponto de interrogação assim a compreensão fica difícil.

Quem precisa de perguntas retóricas?

Conforme recomenda a A.G.O.P e reitera a CNAR, nunca use siglas desconhecidas.

Exagerar é cem milhões de vezes pior do que a moderação.

Não use a palavra muito mais de uma vez, pois isso é muito, muito, muito, muito, muito, muito, muito, muito, muito, muito, muito, muito, muito, muito,muito, muito, muito, muito, muito, muito, muito, muito, muito, muito, muito, muito, muito, muito chato

Repita comigo: "mesóclises: evitá-las-ei!"

Analogias na escrita são tão úteis quanto chifres numa galinha.

Não abuse das exclamações! Nunca!!! O seu texto fica horrível!!!!! Mesmo!!!

Evite frases exageradamente longas pois estas dificultam a compreensão das ideias nelas contidas e, por conterem mais que uma ideia central, o que nem sempre torna o seu conteúdo acessível, forçam, desta forma, o pobre leitor a separá-la nos seus diversos componentes de forma a torná-las compreensíveis, o que não deveria ser, afinal de contas, parte do processo da leitura, hábito que devemos estimular através do uso de frases mais curtas.

Cuidado com a hortographia, para não esturpá a língoa.

Seja incisivo e coerente, ou não.

Outra barbaridade que tu deves evitar tchê, é usar muitas expressões que acabem por denunciar a região onde tu moras, carajo! ..nada de mandar esse trem...vixi..entendeu bichinho?

dIfEReNcIe lEtrAS MaIÚsCulaS E mInÚSculAS.

Fácil, né?

quinta-feira, 3 de março de 2011

TUDO ACABOU EM PIZZA NO PALMEIRAS






























Sabia que tudo acabar em pizza é uma expressão palestrina?


Taí uma expressão tipicamente nacional – que não causa muito orgulho, verdade seja dita. “Acabar em pizza”, que significa que algo errado terminou sem qualquer punição, está relacionada ao futebol. Mais especificamente, à Sociedade Esportiva Palmeiras, clube paulistano criado por italianos, o antigo Palestra Itália, e a um palmeirense, o jornalista esportivo Milton Peruzzi, morto em 2001.

Na década de 60, uma crise envolvendo cartolas se instalou no Palmeiras. Uma briga começou no clube e, 14 horas depois, os dirigentes ainda discutiam quando a fome apertou. Todos foram a uma pizzaria. Duas rodadas de chope, algumas garrafas de vinho e 18 pizzas gigantes depois, a paz voltou a reinar. Milton Peruzzi, que trabalhava na Gazeta Esportiva, estava lá e cunhou a manchete do dia seguinte: “Crise do Palmeiras termina em pizza”.

quarta-feira, 2 de março de 2011

COMO SABER QUANDO SERÁ O CARNAVAL?






















Para se marcar os dias do carnaval, segue-se a seguinte regra: Primeiramente, determina-se o equinócio da PRIMAVERA, (ponto ou momento em que o sol corta o equador, tornando os dias iguais as noites. Ocorre em dois dias no ano: 21 e 22 de março "hemisfério norte" ou 22 ou 23 de setembro "hemisfério sul"). Vamos, portanto, considerar os dias 21 - 22 de março, já que as regras foram estabelecidas no hemisfério norte.

Observa-se na folhinha a lua nova que antecede ao equinócio da primavera e procede-se à "lunação do cômputo" (espaço compreendido entre duas luas novas consecutivas e que consta de 29 dias, 12 horas, 40 minutos e 02 segundos).


O primeiro domingo após o 14º dia de lua nova é o domingo de Páscoa. Ou, numa regra mais prática, o primeiro domingo após a lua cheia, posterior ao equinócio da primavera é o domingo de Páscoa. Se o 14º dia da lua nova ou da lua cheia posterior ao equinócio da primavera cair no dia 21 de março e for sábado, o domingo de Páscoa será no dia 22 de março.

 Entretanto, se a primeira lua cheia, isto é, o 14º dia após o equinócio da primavera for 29 dias, depois do 21 de março, o domingo de Páscoa só poderá ser 25 de abril, isto é, o mais tarde possível. Como o primeiro dia da lua nova, antes de 21 de março se situa necessariamente, entre 08 de março e 05 de abril, a Páscoa só pode cair entre 22 de março e 25 de abril.

O domingo de carnaval cairá sempre no 7º domingo que antecede ao domingo de Páscoa.

Um pouco comlicado, mas com o tempo dá para entender...

terça-feira, 1 de março de 2011

BRAHMEIROS SEM JUÍZO






































Extraído do blog de Fabíola Mozine: http://foimamaequemedeu.blogspot.com/2009/07/brahma-ou-juizo.html


Essa semana fiquei pensando na minha profissão: publicitária.

A gente te diz o que você deve comprar para deixar de ser feio, pobre e/ou mal-sucedido. Ou seja: a gente tá aí para dizer como a sua vida é uma merda.

Mas não é fácil ser publicitário. A gente tem que seguir milhões de regras. Olha o caso das bebidas alcóolicas.

Nesse caso a propaganda é proibida de estimular o consumo por mostrar que beber é sinal de maturidade, sucesso, êxito profissional, social ou sexual.

Agora me explica como a Brahma escolhe seu garoto-propaganda?

A Brahma diz que para ser Brahmeiro tem que ser batalhador, guerreiro e responsável e escolhem o Zeca Pagodinho e depois o Ronaldinho (eles esqueceram de falar pinguço).

Batalhador, guerreiro e responsável.... ainda não entendi.

Qual a guerra que eles ganharam?

Um canta pagode e outro joga futebol... Se eles fizessem parte do BOPE pelo menos... Guerreiro para mim é quem toma Cintra!

Agora contrataram o Cafu de Garoto-propaganda... tudo certo até que o Cafu fala "se você não sabe beber, em vez de tomar Brahma toma juízo".

Juízo? Ah Cafu, vai tomar no ... (deixa para lá)

Eu só aceito se JuÍzo for a versão de 1 litro da Brahma.

Afinal a versão de 1 litro de Skol se chama litrão. 1 litro de Antarctica se chama Boazona. 1litro de Nova Schin deve se chamar Enxaqueca... 1 litro de Cintra deve se chamar DESESPERO.

E a propaganda ainda tem que se preocupar com a responsabilidade social... ou seja.. tirar o deles da reta com quem enche a cara e faz besteira!

Por isso a AMBEV criou o selo "é mais divertido ir e voltar" - parece slogan de campanha de ioiô.A
Esse slogan me lembra meu pai e minha mãe: Papai disse que ia comprar cigarro e mamãe respondeu amorosamente com um pau de macarrão na mão: "é mais divertido ir e voltar". Papai nunca voltou. Ele não gostava muito de diversão.

O pior é para quem toma Skol e tem que aguentar esses comerciais novos. No comercial o cara perde a mulher, briga com o chefe, perde o amigo, o seu time perde e no final ainda jogam um saco de xixi na cabeça dele. Aí entra o "espírito de porco" do locutor e diz: Redondo é rir da Vida.

Pra mim parece mais que "Redondo é tomar no redondo".
Taí. Faria mais sentido se o Ronaldinho fizesse o comercial da Skol.

O cara tomou um golpe da barriga da Milene, gastou milhões em um casamento que durou 1 semana, quebrou o joelho 2 vezes, joga pelo Corínthians e tá gordo igual uma porca...Redondo é quem toma cerveja!

Para mim o novo garoto-propaganda na Brahma deveria ser o CHIMBINHA. Pra ter esse nome, usar aquela charmosa mecha loira no cabelo, casar com a Joelma e tocar as músicas do Calypso ...DEFINITIVAMENTE tem que ser Guerreiro!

segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

NÃO TEM COMO NEGAR



EYJAF O QUÊ?


Eyjafjallajoekull.
Isso mesmo, Eyjafjallajoekull.

Repita comigo: Eyjafjallajoekull.

Esse daí é o tal vulcão que provocou todo o sururu aéreo na Europa.

De alguns anos para cá, a Islândia realmente ficou famosa: a cantora e ativista política Björk (que gritou Tibet!, em um show em Xangai), a crise braba da economia local, e o centroavante Guddjohnsen (uma espécie de Obina da Escandinávia, que deu uma puta sorte de jogar no Chelsea e no Barcelona), essa pequena ilha lá perto do Polo Norte volta a ser notícia.

Mas com esse nome...

Você já viu algum jornalista falar Eyjafjallajoekull?

Quem sabe esse vulcão não cai no Soletrando?

domingo, 27 de fevereiro de 2011

CONTABILIDADE PARA INICIANTES




Noções básicas de contabilidade

Para quem não entende nada de contabilidade, apresento uma explicação simples de como funciona a contabilidade:

A Solteira é Crédito

A Casada é Débito

A Viúva é Ativo Imobilizado

A Cunhada é Provisão para devedores duvidosos

A Bonita é Lançamento

A Feia é Estorno

A Feia e Rica é Compensação

A Bonita e Rica é Lucro

A Ex-namorada é Saldo de Exercícios Anteriores

A Namorada é Resultado de Exercício Futuro

A Noiva é Reserva Legal

A Esposa é Capital Integralizado

A Vizinha é Ação de outras Companhias

A Amante é Empresa coligada

As que fazem Operações Plásticas são Benfeitorias

As Gstantes são Obras em Andamento

As que dão bola são Incentivos Recebidos

As que Não São Viúvas, Casadas e Solteiras são Contas a Classificar

As Que Muito Namoram e Não se Casam são Saldo à Disposição da Assembléia

As que são Surpreendidas em Flagrante são Passivo a Descoberto

A sogra pode ser classificada como... PREJUÍZO ACUMULADO!!!