sábado, 23 de abril de 2011

JOGANDO A TEMPORADA FORA




Sem ironias, não esperava que o Tottenham fizesse uma temporada fantástica. Esperava que no mínimo, repetisse o bom desempenho de 2009/2010, quando obteve a vaga na Champions.

Mas, aos poucos, as coisas foram ruindo: primeiro, eliminação na Copa da Liga pelo Arsenal, com humilhantes 4 a 1.

Depois, a eliminação da FA Cup, com uma inesperada derrota para o Fulham.

Na Champions, uo único alento: se classificou em primeiro, no grupo que contava ainda com Internazionale, Werder Bremen e Twentte, a que se pese a péssima fase que os neroazurri passavam na primeira metade da temporada.

Mais adiante, classificação para as Quartas, após uma convincente vitória em Milão, e um sufoco desnecessário em White Hart.

Nas quartas, o desastre começou a se configurar nas derrotas para o Real Madrid, quando Gomes resolveu reabrir sua granja. Mas, não foi isso que eliminou os Spurs. Há que se reconhecer que o futebol apresentado pelo Madrid é avassalador.

Mas 5 a 0 no agregado não dá!

Na Premier League, esperava que o time se mantivesse com mais estabilidade na zona da Champions, coisa que não vem acontecendo.

Não vem porque o time simplesmente derrapa nos pequenos. Hoje, em mais um capítulo dessa saga, um empate em casa com o West Bownmich, que deixou à um ponto atrás do Manchester City, que tem um jogo a menos. E com um confronto direto, em Manchester, ainda por acontecer.

Obviamente, não incluo o empate com o Arsenal em casa, no meio de semana. Resultado normal, e reação elogiável, após buscar a igualdade após estar perdendo por 3 a 1.

E três pontos à frente do Liverpool, que vem arrancando desde a metade da tabela, após a troca de treinador, já está há três pontos dos Spurs, apesar do jogo a mais.

Ainda dá tempo de salvar a temporada, se classificando para a Champions 2011/2012, ou pelo menos impedir a aproximação do Liverpool, e ao menos ter a Liga Europa como consolação.

LÓGICA É UMA COISA MUITO SIMPLES



1)Deus é amor.


O amor é cego.

Steve Wonder é cego.

Logo, Steve Wonder é Deus.


2)Nada melhor que a felicidade eterna.

Ora, mas um tomate já é melhor do que nada.

Logo, um tomate é melhor que a felicidade eterna.


3)Imagine um pedaço de queijo suiço, daqueles bem cheios de buracos.

Quanto mais queijo, mais buracos, óbvio.

Mas o buraco ocupa o lugar em que haveria queijo.

Assim, quanto mais buracos, menos queijo.

Ora, se quanto mais queijos mais buracos,

e quanto mais buracos, menos queijo;

Logo, quanto mais queijo, menos queijo!


4)Toda regra tem uma exceção.

Isto é uma regra.

Logo tem uma exceção.

Nem toda regra tem uma exceção.


5)Me disseram que eu não sou ninguém.

Ninguém é perfeito.

Logo eu sou perfeito.

sexta-feira, 22 de abril de 2011

NÃO É O FIM DO MUNDO

Shakira Shakira comforts Gerard Pique of Barcelona after beig defeated at the end of the Copa del Rey Final between Real Madrid and Barcelona at Estadio Mestalla on April 20, 2011 in Valencia, Spain.

O Barça perdeu a final da Copa Del Rey para o Madrid, a primeira derrota para os madridistas em dois anos.


Lógico, toda a torcida queria o título, e repetir o triplete de 2009, mas não deu.

Em primeiro lugar, há que se reconhecer o valor do adversário: não só a boa armação tática de Mourinho, mas a qualidade do seu time é de impressionar. Parece que depois de quase uma década, os maiores rivais dos culés têm um time e um conjunto de qualidade.

Mas, é preciso deixar claro: não é o fim do mundo!

Os jogos foram extremamente equilibrados, e nenhum deles foi no Camp Nou. Além do mais, o Barcelona está oito pontos na frente na Liga Espanhola, e tem a segunda partida na Champions em casa.

Também é preciso reconhecer os erros: não dava para jogar com um zagueiro improvisado, mesmo o Madrid não tendo sempre Adebayor no ataque, e não custava nada ter colocado Milito no lugar do contudido Puyol, ou ter colocado Abidal na zaga.

Aliás, o que há com David Villa? Ele alternou bons e maus momentos na temporada,mas justo na reta final, parece ter empacado. Como grana não é muito o problema, nomes já vão surgindo. Mas, seja quer vier, é preciso que seja um atacante que se encaixe no ataque rotativo do time Guardiola. Rooney, o maluquinho, é o preferido.

Isso sem contar que Tevez e Bale são sempre lembrados. E sempre Fabregas, velho sonho.

Por falar em contusão, Adriano está de fora do restante da temporada, e Maxwell ou o próprio Abidal devem ocupar o posto. Uma pena, já que Adriano vivia seu melhor momento no Barça, mas são coisas da temporada.

Há que se elogiar também a preparação e reparação física, já que quase todo o time titular passou pela Copa do Mundo, dez meses atrás.

E nesse fim de semana, há mais uma rodada pela Liga Nacional: o time recebe o Osasuna em casa, enquanto o Madrid vai à Valencia. Enquanto o adversário dos culés luta para não cair, o adversário dos merengues tenta garantir de vez uma vaga na Champions do ano que vem.

Ambos se preparando para o próximo duelo, na próxima quarta.

Como ambos já se conhecem muito bem, e se conhecem ainda mais com o confronto direto. Previsão de jogo truncado.

Não sei se o Barça vai para cima, como costuma fazer: é preciso fazer algo diferente para neutralizar o antídoto criado por Mourinho. Além do mais, ainda há o jogo de volto, e é por isso que o Madrid também não deve se expor tanto, já que um gol sofrido em casa pode pesar bastante.

quinta-feira, 21 de abril de 2011

NOTÍCIAS DESIMPORTANTES - 15ª EDIÇÃO



Ronaldinho é homenageado na Academia Brasileira de Letras (Uol Esporte)


Comentário: segundo informações, Tiririca é o próximo homenageado.

Em tempo: justíssima a presença de Luxemburgo por lá. Aliás, para quem já escreveu seu nome como Wanderley, Vanderlei, ou seja lá como, e domina tão bem o idioma de Cervantes (sou entrenador, não soy mágico), o condecorado deveria ser outro...

APOCALIPSE NEWS - 10ª EDIÇÃO



Deu no Jornal Hoje:


Uma escola de etiqueta em Londres cria um curso para meninas que desejam ser princesas, com direito à aulas de vestimentas, comportamento e até mesmo como se apresentar diante da rainha.

Uma das meninas que freqüentam o curso afirmou que deseja ser uma princesa porque “elas são muito bonitas”.

Traduzindo:

Já ouvir em Maria Chuteira, Maria Gasolina, Maria Breteira, Maria Coturno...

Agora, Maria Coroa?

quarta-feira, 20 de abril de 2011

COOPTADOS




Ótima reportagem em A GAZETA há algum tempo atrás, sobre a participação de líderes comunitários na política. O título “Casa, dinheiro e cargos para líder comunitário que der apoio” é cabal.


Embora ninguém (obviamente) admita a prática, todos os políticos e líderes comunitários confirmam que a cooptação é comum. O esquema é fácil de ser entendido: em troca de apoio e fazer “o meio-campo” entre políticos e população, os líderes recebem as benesses pessoais.

Normalmente são elementos que moram em bairros onde os políticos têm a sua base eleitoral.

Algumas declarações:

“Candidatos (...) acham que o líder comunitário é o dono do voto” (Marcos Antônio do Espírito Santo, líder comunitário de Terra Vermelha)

“Muitos me procuram, mas fecho com o prefeito que está. Apoio do líder é básico para a eleição” (Jenílson Marques, lider comunitário em Vila Nova de Colares). O detalhe é que Jenílson é funcionário comissionado da prefeitura.

“Não é errado o líder pleitear obras. O errado é ter relação financeira e benefício pessoal” (Deputada Estadual Aparecida Denadai)

“Houve cooptação de líderes comunitários por mandatários políticos e prefeitos, com empregos para a família, inclusive. E não raro um líder tem vínculo com partido ou candidato. Perde-se o caráter de luta (Deputado Estadual Cláudio Vereza)



“Por trás de uma liderança fraca ou cooptada, está uma comunidade desatenta ou desmobilizada” (Desireè Cipriano Rabelo, Cientista Política e Professora da UFES)

A opinião de Desirée é emblemática: isso só ocorre quando a comunidade permite.

O fato é que os movimentos sociais deixaram de serem contestadores para serem submissos, ou o pior: trampolins eleitorais para quem nele ingressa. Os interesses pessoais dos líderes se sobrepujaram aos interesses dos grupos que representam.

Reuniões como o Orçamento Participativo, se tornaram sessões bajulatórias, normalmente frequentadas pela camarilha de quem está no poder. Culpa da própria comunidade que aceita resignada as reuniões direcionadas que são realizadas (na hora de escolher as melhorias, têm que escolher entre Francisco, Chico, Chiquinho e Francisquinho), isso quando vai às reuniões.

Quem se omite das decisões, não pode reclamar delas.

A Prefeitura da Serra veicula uma peça publicitária em que líderes comunitários elogiam a maneiras como são aplicados os recursos municipais. Um deles faz elogios ao chefe do Executivo Municipal. Propaganda pessoal financiada com recursos do erário.

Alô, Ministério Público!

terça-feira, 19 de abril de 2011

CANIBAL COM SATISFAÇÃO



Da folha.com


Neozelandês come o próprio dedo após cozinhá-lo com verduras

DA EFE

Um neozelandês que sofria de depressão amputou o próprio dedo, o cozinhou com verduras e depois o comeu no jantar, informou neste sábado a imprensa local, que cita um estudo psiquiátrico.

O caso do homem de 28 anos, cujas ações não foram impulsionadas pelo consumo de drogas nem de álcool, é um dos oito sobre canibalismo de partes do próprio corpo que foram estudados pelos especialistas, indica o relatório realizado pelo psiquiatra Erik Monasterio e pelo psicólogo Craig Prince.

Segundo o relatório, publicado pela revista especializada "Australasian Psychiatry" e divulgado pelo diário "New Herald", o caso aconteceu em 2008, quando o homem atravessava uma depressão com tendência suicida e insônia sem ajuda médica, passando quatro dias com obsessão por cortar seus dedos.

A depressão deste homem, aponta o estudo, foi potencializada depois de ter sido assaltado na rua por dois criminosos, o que deu origem a fantasias "não só de matá-los, mas também de comê-los".

"Com a intenção de buscar alívio desses pensamentos, atou um cadarço em torno de seu dedo mínimo para que servisse como um torniquete e o cortou com uma serra", detalha o artigo.

"Então, ele o cozinhou em uma frigideira com algumas verduras e comeu sua própria carne", acrescentam os dois autores, que trabalham no Hospital Hillmorton, na cidade de Christchurch.

O artigo explica que o homem encontrou satisfação imediata na mutilação e pensou em fazer o mesmo com outros dois dedos, mas no dia seguinte a sensação de prazer passou e ele decidiu ir a um hospital para procurar ajuda.

segunda-feira, 18 de abril de 2011

CANELEIROS - 10ª EDIÇÃO






Caneleiros é uma coluna que sabe que craque que é craque não foge de um bom clássico. Craque que é craque gosta mesmo é de jogar esses jogos, difíceis, importantes, com estádio lotado. 


Mesmo assim, teve quem criticasse o melhor de todos, Ronaldinho Gaúcho.

Ora, meus amigos, sabemos desde que era só uma cartinha que Ronaldinho só erra pênalti quando quer. 


É um craque, magnânimo, que começa o jogo com nota 8 no jornal. Amigos, é claro que Ronaldinho, craque, sabia: se ele fizesse o gol, o maior do mundo pegaria o Olaria. Ora, quem é quem gosta de jogar com o Olaria? Isso é coisa do Vaixco mesmo.  


Sabendo que o seu gol permitira um fantástico Fla-Flu, R10 não teve nenhuma dúvida. Mandou na lua. Só não comemorou em respeito aos adversários e aos infiéis que não entenderiam seu movimento genial.

Até porque o craque quer apagar a má impressão deixada na primeira fase, quando foi 0 a 0. Então, é só encher o Maracanã e... OH WAIT! 


 “Clubes europeus tiram o sono do Japão para disputa da Copa América”. É que eles não sabem qual é o fuso horário do Japão. 


“Elas seriam feitas de qualquer maneira", glorioso prefeito Gilberto Kassab, sobre os R$ 478 milhões investidos pelo governo estadual e municipal na região do futuro estádio do Corinthians. E não foram feitos até agora por coincidência, claro. 


E não é que que a Portuguesa conseguiu a classificação no finalzinho, com tons emocionantes. Lusa nas quartas é perigosa!


O Botafogo ficou fora das semifinais do estadual e é bom ligar o alerta vermelho. Se for eliminado na Copa do brasil na próxima quarta, pega um mês de férias forçadas 

O Milan tá fazendo bico. Isso porque Pato, de novo e mais uma vez, como diria o outro, se machucou e vai desfalcar o Milan. Mas a filha do dono do time deve fazer as vezes de enfermeira. Ui! 


Karpin partiu dessa para melhor. Não, ele não morreu: só deixou de ser técnico do Spartak Moscou e voltou para a diretoria do clube. 

Bale levou o prêmio de melhor jogador da Premier League. E quem votou foram os colegas de profissão. Pena que ele é galês hein, Capello?

domingo, 17 de abril de 2011

DERROTA MORAL, TÍTULO QUASE GARANTIDO



O empate por 1 a 1 no Santiago Bernabéu praticamente sela o título espanhol para o Barcelona, mas havia poucas dúvidas sobre a conquista desde que os culés abriram oito pontos de vantagem. Pelas circunstâncias, o Real Madrid sai de campo como vencedor moral, pensando nos outros três confrontos da série: a final da Copa do Rei e as duas semifinais da Liga dos Campeões.


O sabor é doce para os merengues porque tudo parecia perdido no momento do pênalti e da correta expulsão de Albiol, falha individual que permitiu a Lionel Messi marcar pela primeira vez contra um time dirigido por José Mourinho. Reagir com um homem a menos contra este Barça é tarefa dura, mas o português foi capaz de reorganizar a equipe em campo para buscar a igualdade - apesar de haver muitas dúvidas sobre o pênalti de Daniel Alves em Marcelo. Pareceu uma forçada de barra do madridista.

No outro lance polêmico da partida, a queda de Villa no choque com Casillas, a arbitragem acertou: o atacante já vinha caindo quando houve o contato.
Mais importante que as controvérsias da arbitragem, porém, é o fato de o Real Madrid, depois da surra de 5 a 0 levada no Camp Nou, ter mostrado capacidade para encarar o Barça, tanto taticamente quanto no coração. Mourinho sacrificou o ótimo Özil na formação inicial, mas acertou ao escolher Pepe para atuar como seu volante à frente da defesa, dificultando o trabalho de Messi no primeiro tempo.

O argentino pouco fez nos primeiros 45 minutos, mas seu brilhantismo ainda permitiu a criação de boa jogada individual aos 43, quando Casillas fez bela defesa. Apesar de ceder a posse de bola (que em momentos superou 80%), o Real Madrid também poderia ter aberto o placar: cabeçada de Cristiano Ronaldo salva em cima da linha por Adriano, no último lance da etapa inicial.

O lance do pênalti e do gol de Messi destruiu o plano original de Mourinho, e a impressão era de que os dois times aproveitariam a circunstância para se poupar. Villa, que vem brigado com as redes há alguns jogos, poderia ter matado o jogo, mas não o fez.

A princípio, Pepe iria ocupar a vaga de Albiol na defesa, mas com a entrada de Arbeloa (e a de Adebayor, saindo Xabi Alonso e Di María) e o deslocamento de Sergio Ramos para a zaga, o luso-brasileiro voltou à função que vinha exercendo bem. Mas foi a primeira substituição, com a entrada de Özil no lugar de um nulo Benzema, logo após o gol sofrido, que deu novo gás ao Madrid na partida.

Então veio o gol de Cristiano Ronaldo, seu primeiro contra o Barcelona, sacramentando o empate com gosto de vitória. Apesar do erro da arbitragem, um empate merecido pela persistência e organização do time merengue.

Para a final da Copa do Rei, quarta-feira, o Barça terá de se preocupar com o possível desfalque de Puyol, que saiu machucado. Mas, sobretudo, com um adversário que parece ter afastado seus complexos e se convencido de que pode acabar com a seca de vitórias contra o rival.

E foi só o primeiro!



FINALMENTE VALEU A PENA

Fórmula 1: Hamilton vibra ao conquistar sua primeira vitória nesta temporada; confira imagens

Acordar às 4 da manhã para ver uma corrida é um suplício para quem levanta cedo todos os dias, exceto o fim de semana. Mas, que corrida sensacional.

Não há outra forma de descrever este GP da China. Sensacional! Tudo o que desejamos ver numa corrida pôde ser visto em Xangai. Estratégias diferentes, combatividade dos pilotos e disputas, inclusive pelas primeiras posições, até as voltas finais. Um show! Vamos aos comentários:


Lewis Hamilton teve muita cabeça para não se afobar na briga contra Sebastian Vettel. Se em outras ocasiões, ele foi combativo mas se precipitou, em Xangai ele foi perfeito.

Sebastian Vettel fez mais uma grande corrida e não é uma derrota que vá colocar em xeque sua condição de favorito destacado ao título mundial.

Mark Webber apagou totalmente a péssima impressão deixada na classificação. Foi brilhante, talvez como nunca, nem mesmo nas suas vitórias. E calou a boca do escriba aqui, que questionava sua permanência na Red Bull.

A reação de Webber mostra que a Red Bull ainda tem o melhor carro. Mas essa história do Kers, caso não seja logo resolvida pelo time, vai causar problemas porque a McLaren vem babando.

Felipe Massa está voltando à forma que se espera dele. Bons treinos e atuação impecável na corrida, muito melhor do que a de Alonso. Pena que a Ferrari ainda esteja um degrau abaixo de Red Bull e McLaren.

A Mercedes também teve um fim de semana absurdamente melhor. Rosberg teve excelente participação, Schumacher marcou seus pontinhos e Ross Brawn teve ótima tática no começo da prova.

Os dez primeiros, na linha de chegada, Hamilton, Vettel, Webber, Button, Rosberg, Massa, Alonso, Schumacher, Petrov e Kobayashi.


No Mundial de Pilotos, Vettel tem 68 pontos. Hamilton tem 47. Button, 38.

Entre os Construtores, a Red Bull soma 105 pontos, contra 85 da McLaren.

Talvez tenha sido circunstancial, mas talvez a McLaren já seja páreo para a Red Bull. Serão dias de especulação e de muito trabalho de ambos os lados.

Mas o que importa é poder dizer: ufa, que corrida fantástica!