sábado, 22 de janeiro de 2011

LONGEVIDADE ABSURDA



Observatório da Imprensa

A longevidade que espanta


Por Cláudio Ferreira em 18/1/2011


Reproduzido do Correio Braziliense, 11/01/2011; título original: "Longevidade do Big Brother Brasil `espanta´ até os mais otimistas"


Pela 11ª vez nos últimos nove anos, somos convidados a bisbilhotar a vida alheia logo após o horário nobre da TV. Sem constrangimentos e em doses homeopáticas – a não ser para quem opta pelo pay-per-view e tem cardápio 24 horas. A "novela da vida real" mais famosa do país já faz parte do cotidiano de milhares de telespectadores de janeiro a março. O público continuará fiel? Será que o recorde da edição de 2010, quando 154 milhões de votos decidiram a final, vai ser superado? A longevidade do Big Brother Brasil espanta até os mais otimistas. Em poucos países o produto criado na Holanda em 1999 teve tantas edições. Semana passada, reparei que, no fim da Avenida Comercial Norte, em Taguatinga, tem um lava-jato chamado Big Brother 2. Prova de que o jogo já foi incorporado ao nosso cotidiano.

Não dá para ficar indiferente ao programa, dada a avalanche de informações sobre ele. Mesmo quem consegue escapar da "espiadinha" proposta por Pedro Bial fica sabendo dos movimentos dos participantes pelos outros programas da Globo, emissoras concorrentes, jornais, internet... Fora os comentários no ambiente de trabalho, nos churrascos, nas festinhas de crianças. Até que a Playboy estampe as curvas da primeira eliminada: aí, todos terão material adicional para as discussões.


Visto sem a paixão dos fãs incondicionais, o BBB parece mais do mesmo. Faz-se uma reforma na casa onde os participantes ficarão confinados, mudam-se as competições, mas a essência continua. Os candidatos ao prêmio final têm padrão definido: jovens, bonitos e que se moldem aos papéis necessários para movimentar o jogo (o vilão, a mocinha ingênua, o fortão, a mais atirada, o sensível etc). Lágrimas fáceis são bem-vindas, manifestações de carinho e desinibição, idem. Eventualmente, um participante angaria com mais facilidade a simpatia do público. Provavelmente, vai receber mais convites quando deixar o programa e prolongar a vida de "celebridade instantânea" (sub-celebridade, na maioria das vezes). Já são mais de 100 indivíduos que inauguram uma nova ocupação no mercado de trabalho, a de ex-BBB. Fora os ex-A fazenda, ex-No limite etc.


Violência e bebidas alcoólicas


O público se sente cada vez mais poderoso com os reality shows. Basta um computador ou um celular para exercer o direito à interatividade e decidir os destinos dos participantes. Brincar de Deus, quem já não sonhou com isso? A brincadeira rende, ano a ano, mais dividendos. Patrocinadores fazem a festa em inserções contínuas, independentemente do intervalo comercial. Reality shows são ótimos negócios, com custos mais baixos do que os de outros programas (novelas, séries) e rentabilidade muito maior. Taí o sucesso de A fazenda, na Record, e os investimentos dos outros canais abertos no gênero. No mundo da TV por assinatura, então, os realities se reproduzem com espantosa velocidade.


Cada vez mais esses programas são muito mais show do que reality. Ok, não dá para classificar os programas do gênero como obras de ficção, já que os concorrentes não seguem um script com diálogos pré-escritos e final feliz. Mas que realidade é essa que tanto se apregoa? Você, leitor, seria o mesmo se soubesse estar sendo vigiado por dezenas de câmeras e tendo seus barulhos mais íntimos captados por microfones poderosos? Agiria normalmente quando se lembrasse que tudo o que fosse registrado poderia ser usado – a favor ou contra você – na corrida pelo dinheiro do prêmio? Autores como a gaúcha Elizabeth Bastos Duarte já cunharam um meio termo, a "para-realidade", para tentar entender esse "estado" entre realidade e ficção, até então inédito na TV.


Os reality shows podem nos dizer muito sobre a sociedade em que vivemos. Preconceitos e valores reproduzidos no BBB, além da própria reação do público – nas votações e nos comentários espalhados pela programação da Globo –, rendem farto material para estudo. Podem nos dizer muito também sobre o nosso tempo: espelham, por exemplo, a superexposição da privacidade provocada também pela internet. Quem ousaria supor, há 20 anos, que teríamos anônimos tomando banho, tirando a roupa e fazendo sexo sem constrangimento diante de câmeras? Esses programas nos mostram também a opção cada vez mais cruel pelo individualismo. Lemos nos jornais, todo dia, notícias que corroboram essa tendência. Na nova edição do BBB, foram prometidas violência e bebidas alcoólicas fortes. Mais uma "colaboração" da vida real à novela da qual ouviremos falar, se não quisermos segui-la de perto, nos próximos meses.

40 BIZARRICES NA ESCOLA




























1) Lavoisier foi guilhotinado por ter inventado o oxigênio. (Já imaginou?)


2) O nervo ótico transmite idéias luminosas ao cérebro.(Se o cara é obtuso, o nervo dele deve transmitir idéias sombreadas, não é mesmo?)

3) O vento é uma imensa quantidade de ar. (Que coisa! Não tinha pensado nisso.)

4) O terremoto é um pequeno movimento de terras não cultivadas. (Só faltou completar que esse movimento é um braço armado do MST. )

5) Os egípcios antigos desenvolveram a arte funerária para que os mortos pudessem viver melhor. (Nada mais justo. Não dá para viver a eternidade desconfortavelmente)

6) Péricles foi o principal ditador da democracia grega. (Isso. E Stalin foi o principal seguidor de Mahatma Ghandi...)

7) O problema fundamental do terceiro mundo é superabundância de necessidades. (O animal que escreveu isso deve ter raciocinado com a própria abundância e não com o cérebro.)

8) O petróleo apareceu há muitos séculos, numa época em que os peixes se afogavam dentro d'água. (Sim, isso foi no mesmo período geológico em que as aves tinham vertigem e as minhocas claustrofobia.)

9) A principal função da raiz é se enterrar.(Impressionante!)

10) A Igreja, ultimamente, vem perdendo muita clientela. (Posso concluir que a culpa é do Papa, que seria o Vice-Presidente de Marteking. E a Companhia de Jesus, dos Jesuítas, seria a mais antiga das S.A's.)

11) O sol nos dá luz, calor e turistas. (Esse, com certeza é carioca).

12) As aves têm na boca um dente chamado bico. (Fiquei de queixo caído! Ou melhor, de porta-bicos caído.)

13) A unidade de força é o Newton, que significa a força que se tem que realizar em um metro da unidade de tempo, no sentido contrário. (O relógio desta besta deve ter cm, m e km.)

14) Lenda é toda narração em prosa de um tema confuso. (Entendeu né? Todo discurso de político é uma Lenda.)

15) A harpa é uma asa que toca. (Imagine a definição dele para um Trombone de Vara... )

16) A febre amarela foi trazida da China por Marco Polo. (Se Marco Polo tivesse viajado aos EUA traria a Febre Vermelha, dos índios...)

17) Os ruminantes se distinguem dos outros animais porque o que comem, comem por duas vezes. (Este é um grande observador da própria família)

18) O coração é o único órgão que não deixa de funcionar 24 horas por dia. (Imagine o alívio que senti ao ler isso.)

19) Quando um animal irracional não tem água para beber, só sobrevive se for empalhado. (Deve ter sido o destino do autor da frase.)

20) A insônia consiste em dormir ao contrário. (Perfeito. Morte é viver ao contrário, não é?)

21) A arquitetura gótica se notabilizou por fazer edifícios verticais. (Melhor pular essa.... )


22) A diferença entre o Romantismo e o Realismo é que os românticos escrevem romances e os realistas nos mostram como está a situação do país.(É... E ainda faltam várias para comentar....)

23) O Chile é um país muito alto e magro. (Confundiu o Chile com o nosso ex-Vice-Presidente, Marco Maciel.)

24) As múmias tinham um profundo conhecimento de anatomia. (Para mim, a mais "marcante" de todas. )

25) O batismo é uma espécie de detergente do pecado original. (Já a Confissão seria o sabonete, para uso diário...)

26) Na Grécia, a democracia funcionava muito bem porque os que não estavam de acordo se envenenavam. (Pensando bem, não é má idéia. O difícil é convencer as pessoas).

27) A prosopopéia é o começo de uma epopéia. (E uma Centopéia deve ser 100 Epopéias. )

28) Os crustáceos fora d'água respiram como podem. (Coragem, faltam poucas).

29) As plantas se distinguem dos animais por só respirarem a noite. (Que perspicácia! )

30) Os hermafroditas humanos nascem unidos pelo corpo. (E, os Xifópagos são indivíduos bi-sexuais...)

31) As glândulas salivares só trabalham quando a gente tem vontade de cuspir. (Bem, já cheguei até aqui....)

32) A fé é uma graça através da qual podemos ver o que não vemos. (Está aberto o caminho para a cura da cegueira...)

33) Os estuários e os deltas foram os primitivos habitantes da Mesopotâmia. (Que que é iiiiiiisso!!!!!! )

34) O objetivo da Sociedade Anônima é ter muitas fábricas desconhecidas. (O Tráfico de Drogas é a maior das S.A's.)

35) A Previdência Social assegura o direito a enfermidade coletiva. (Faz sentido. O seu Plano de Saúde só serve para quando você está doente, não é?)

36) O Ateísmo é uma religião anônima. (É, é a S. A. de Deus.... )

37) A respiração anaeróbica é a respiração sem ar que não deve passar de três minutos. (Meu medo é descobrir que um quadrúpede desses foi meu aluno...)

38) O calor é a quantidade de calorias armazenadas numa unidade de tempo. (Fala a verdade. Não te dá uma sensação de vazio, impotência...)

39) Antes de ser criada a Justiça, todo mundo era injusto. (Graças a Deus, só falta uma....)

40) Caractere sexual secundário são as modificações morfológicas sofridas por um indivíduo após manter relações Sexuais. (Agora, imagine a aparência de uma prostituta depois de 15 a 20 anos de "Modificações Morfologias".)

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

ATITUDE IDIOTA, REAÇÃO MAIS AINDA



Esse post aí no twitter, é do fotógrafo freelancer Thiago Vieira , quecobria as eleições do Palmeiras a serviço do UOL e da Folha de São Paulo.

Post babaca, atitde imbecil. Desnecessário é pouco.

Entediado, e querendo bancar o engraçadinho, ele soltou essa bobagem.

Mas, pior que seu erro foi o de dirigentes e seguranças que o escorraçaram como se fosse um bandido. Ele foi até agredido, por alguém que esatava nop meio de conselheiros e seguranças.

Bastava lhe retirar com a devida educação, sem alarde.

Ele foi proibido de frequentar as dependências do clube, dispensado das empresas, teve que apagar sua página no twitter.

No Facebook, publicou uma humilhante e mal-elaborada retratação: dise que o termo "porcos" se referia aos diretores, que se comportavam tal como os porco Napoleão, no livro "A Revolução dos Bichos". A emenda saiu pior que o soneto.

Bastava pedir desculpas, e dizer que foi um ato infeliz. Só isso.

CADEIA É POUCO



Vamos começar pelo nome do vagabundo: Damásio Marino, infelizmente, Delegado de Polícia.

Crime cometido: agredir um cadeirante, o advogado Anatole Magalhães Macedo Morandini, com agressões no rosto e na cabeça. O meliante havia ocupado indevidamente uma vaga de estacionamento reservada à deficientes físicos.

Para completar, ainda usou termos como "aleijado" ao se dirigir ao agredido.

Damásio alegou que poderia tê-lo feito pelo fato de sua mulher estar grávida de quatro meses, e que seu carro recebeu uma cusparada e agressões verbais do agredido.

Testemunhas afirmaram que o covarde ainda empunhou uma arma. O imbecil que agrediu alguém que não tem condições de se defender ainda se fez de vítima.

A imprensa procuroiu a delegacia onde trabalha, mas ele fugiu do trabalho.

Tão imbecis quanto ele foram os policiais que registraram a ocorrência com "lesão corporal" apenas, se "esquecendo" (vamos falar a verdade, praticando corporativismo) do resto dos crimes.

Por enquanto, ele foi apenas afastado, e espera em casa o resultado das investigações, inclusive as da Corregedoria.

Que esse safado não passe impune.

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

POR QUE NÃO EU?





Já fazia tempo que não postava uma música...


E essa parece ser uma das trilhas de minha vida.

Leoni


Por Que Não Eu?
 

Quando ela cai no sofá

So far away
Vinho à beça na cabeça
Eu que sei..


Quando ela insiste em beijar
Seu travesseiro
Eu me viro do avesso
Eu vou dizer aquelas coisas
Mas na hora esqueço...

Por que não eu?
Ah! Ah!
Por que não eu?...(4x)


Eu encomendo um jantar
Só prá nós dois
Se não tem nada prá depois
Por que não eu?...


Você tá nessa, rejeitada
Caçando paixão
Eu com a cara mais lavada
Digo:
Por que não?...

Por que não eu?
Ah! Ah!
Por que não eu?...(8x)

NOVO CHEFE



O Palmeiras escolheu a corda com a qual vai se enforcar.

Arnaldo Tirone é o novo presidente do clubes, como já se previa.

Comentava-se que o racha da situação lhe daria a vitória. Bobagem: Nobre teve mais votos que seus dois adversários somados. Se o estatuto determinasse a possibilidade de Segundo Turno, ele seria desncessário.

Depois do terremoto Belluzzo, resta o novo presidente ir ao trabalho, coisa que já avisou que faria.

Começará seguindo a linha de seu mentor, Mustafá Contursi: cortará os gastos. Se cortar gordura não for o suficiente, corta-se a carne, ou até mesmo os ossos.

Felipão. Kléber, Valdívia e Lincoln estão na mira. Ou demonstram melhores resultados, ou serão chamados para um "acordo amigável".

Reforços, nem pensar. A menos que surja um patrocinador mão aberta como a Parmalat dos anos 90.

Iremos para a política do ruim, feio, mas barato. Com essa política, o Palmeiras caiu para a Série B.

E nem adiante recorrer à base. Como disse o hoje atleta do Fluminense Marquinho, o Palmeiras é um cemitério para jogadores da base.

E então, o que fazer?

Torcer, e esperar algum milagre...

O HISTORIADOR SEGUNDO DRUMMOND




























Historiador

Veio para ressuscitar o tempo
e escalpelar os mortos,
as condecorações, as liturgias, as espadas,
o espectro das fazendas submergidas,
o muro de pedra entre membros da família,
o ardido queixume das solteironas,
os negócios de trapaça, as ilusões jamais confirmadas
nem desfeitas.


Veio para contar
o que não faz jus a ser glorificado
e se deposita, grânulo,
no poço vazio da memória.


É importuno,
sabe-se importuno e insiste,
rancoroso, fiel.

Carlos Drummond de Andrade, in 'A Paixão Medida'

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

JAPION É BRASILEIRO!



















E eu que pensava que o seriado era japonês...


Imagine um sujeito chamado...

Jiban, Lion Man, Jiraya...

O FIM DA DESPORTIVA?



Como se temia, a luz n fim do túnel era mesmo um trem vindo na direção da torcida grená. Mas, se trata de um choque nada surpreendente.

E que pancada!

A Desportiva passará mais um ano inativa. O pesadelo de 2005 e 2006 parece ter voltado, e com mais força ainda.

O (des) governo Villa-Forte dá mais um passo rumo à extinção do clube, ao anunciar que “por falta de verbas”, o clube não disputará a Segunda Divisão esse ano, embora o supervisor José Silvério “garantisse” que a participação era certa.

Não sei se Silvério estava enganado, ou se estava mentindo, mas ele próprio avisara que a prioridade para 2011 seria a reforma do estádio. Reforma que começou pela retirada das cadeiras, e por aí terminou, a menos que esteja sendo construído um anexo subterrâneo ou invisível.

O jeito é esquecer o futebol capixaba esse ano, procurar outro time, ou no máximo, torcer contra o Rio Branco, cuja torcida, com razão, elege o Vitória como seu principal rival. Afinal, não pode haver rivalidade com quem não existe.

Por falar em Rio Branco e Vitória, como podem eles conseguir grana para jogar a temporada, e a Desportiva não? A resposta está na incompetência de Marcelo Villa-Forte, que foi capaz de pegar um clube que jogava a Série B do campeonato brasileiro e praticamente exterminá-lo.

E não há perspectivas a curto prazo: a Desportiva Ferroviária, que ingressara na Justiça para encerrar essa maldita parceria que resultou na Desportiva Capixaba, tem nova diretoria, e com ela, novo advogado, que ainda se familiariza com o caso. Mesmo assim, a parte social sofre com dívidas e com a deterioração do patrimônio físico. Isso sem contar com a queda drástica no quadro de associados.

Se o mundo acaba somente no ano que vem, o final da Desportiva parece ter sido antecipado.

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

PERÍODO DE DESGRAÇAS



Na próxima quarta chega ao fim a Era Belluzzo no Palmeiras.

O economista com pose de intelectual prometia ser um oásis no meio da cartolagem frequentada por velhacos.

Mas Belluzzo virou Belooser. Na sua gestão, o Palmeiras não ganhou rigorosamente nenhum título.

Começou a sua gestão contratando Keirrison (que ainda não havia se transformado em Pipokeirrison) com ajuda da grana da Traffic(o), e termina fazendo um tremendo esforço prara trazer o lamentável Thiago Heleno (Jesus!)

Hoje o Palmeiras é o time do "não é aquele"

O Bruno não é aquele.

Cicinho também não.

Muito menos Tinga.

Rivaldo nem de longe.

Nem Dinei.

E o pior é que Felipão também não é mais aquele: parece um treinador angustiado pelo findar do contrato.

Valdívia também não é mais aquele, especialmente com sua incurável lesão.

Kléber até que tenta ser, mas está louquinho para ir embora.

E Marcos, que só se vai por opção própria, deve amargar os pecados cometidos pela incompetência alheia.

A torcida, desanimada, prefere virar as costas ao time, com razão. O desprezo não vale um protesto, como se viu na meia dúzia de gatos pingados na última segunda-feira.

Quarta, teremos novo mandatário. O Palmeiras estará de novo nas mãos da turma do Mustafá? Irá o clube para o controle de um ditador senil? Ou estará sob o jugo de um aventureiro?

Seja lá como for, as perspectivas são péssimas: os jogadores que estão por lá apenas aguardam uma chance de ir embora, mesmo que o atleta não seja nada de maravilhoso (Edinho já picou a mula e Danilo está por fazer o mesmo); outros nem querem saber do clube (Maikon Leite preferiu o promissor Santos).

Ronaldinho, no entanto, é bom reconhecer, teve interesse no Palmeiras. Interesse em usar a proposta do Palmeiras para arrancar mais dinheiro de Flamengo e Grêmio.

E assim começa o ano. No final de semana passado, os profissionais empataram com o Botafogo de Ribeirão Preto, que só não ganhou porque tem uma qualidade incrivelmente baixa, e porque se acovardou diante de um time sem criatividade, cuja principal jogada era cavar falta na beira da área para que Marcos Assunção tentasse um milagre.

Milagre que não veio, e que de certo, não virá tão cedo.

Se descontarmos os períodos de parcerias, nos últimos 35 anos, o Palmeiras só ganhou um Brasileiro, da Série B, é bom esclarecer.

Não sei o outrora Alviverde Imponente está mais para Palmeiras de Desportos, ou Guarani da Rua Turiassu.

IMBECIL TOGADO

(Enviado por e-mail)


Mais uma amostra de que o cidadão COMUM é cidadão de SEGUNDA CLASSE!!!! Tem uma CASTA neste Brasil que está ACIMA DA LEI, de tudo e de todos! E olhem que somos nós, cidadãos de SEGUNDA CLASSE que PAGAMOS IMPOSTOS QUE SUSTENTAM ESSA GENTALHA! Vamos divulgar este fato para que o máximo de pessoas saibam o que acontece neste País.



Sou presidente do STJ e você está demitido


Leia até o final, depois recolha o queixo do chão e comece a chorar. É nas mãos de pessoas assim que está o tribunal guardião das Leis Federais no país. Se precisar do Poder Judiciário, BOA SORTE.


'Sou Ari Pargendler, presidente do STJ. Você está demitido'


A frase acima revela parte da humilhação vivida por um estagiário do Superior Tribunal de Justiça (STJ) após um momento de fúria do presidente da Corte, Ari Pargendler (na foto).


O episódio foi registrado na 5a delegacia da Polícia Civil do Distrito Federal às 21h05 de ontem, quinta-feira (20). O boletim de ocorrência (BO) que tem como motivo “injúria real”, recebeu o número 5019/10. Ele é assinado pelo delegado Laércio Rossetto.


O blog procurou o presidente do STJ, mas foi informado pela assessoria do Tribunal que ele estava no Rio Grande do Sul e que não seria possível entrevistá-lo por telefone.


O autor do BO e alvo da demissão: Marco Paulo dos Santos, 24 anos, até então estagiário do curso de administração na Coordenadoria de Pagamento do STJ.


O motivo da demissão?


Marco estava imediatamente atrás do presidente do Tribunal no momento em que o ministro usava um caixa rápido, localizado no interior da Corte.


A explosão do presidente do STJ ocorreu na tarde da última terça-feira (19) quando fazia uma transação em uma das máquinas do Banco do Brasil.


No mesmo momento, Marco se encaminhou a outro caixa - próximo de Pargendler - para depositar um cheque de uma colega de trabalho.


Ao ver uma mensagem de erro na tela da máquina, o estagiário foi informado por um funcionário da agência, que o único caixa disponível para depósito era exatamente o que o ministro estava usando.


Segundo Marco, ele deslocou-se até a linha marcada no chão, atrás do ministro, local indicado para o próximo cliente.


Incomodado com a proximidade de Marco, Pargendler teria disparado: “Você quer sair daqui porque estou fazendo uma transação pessoal."


Marco: “Mas estou atrás da linha de espera”.


O ministro: “Sai daqui. Vai fazer o que você tem quer fazer em outro lugar”.


Marco tentou explicar ao ministro que o único caixa para depósito disponível era aquele e que por isso aguardaria no local.


Diante da resposta, Pargendler perdeu a calma e disse: “Sou Ari Pargendler, presidente do STJ, e você está demitido, está fora daqui”.


Até o anúncio do ministro, Marco diz que não sabia quem ele era.


Fabiane Cadete, estudante do nono semestre de Direito do Instituto de Educação Superior de Brasília, uma das testemunhas citadas no boletim de ocorrência, confirmou ao blog o que Marco disse ter ouvido do ministro. “Ele [Ari Pargendler] ficou olhando para o lado e para o outro e começou a gritar com o rapaz.


Avançou sobre ele e puxou várias vezes o crachá que ele carregava no pescoço. E disse: "Você já era! Você já era! Você já era!”, conta Fabiane.


“Fiquei horrorizada. Foi uma violência gratuita”, acrescentou.


Segundo Fabiane, no momento em que o ministro partiu para cima de Marco disposto a arrancar seu crachá, ele não reagiu. “O menino ficou parado, não teve reação nenhuma”.


De acordo com colegas de trabalho de Marco, apenas uma hora depois do episódio, a carta de dispensa estava em cima da mesa do chefe do setor onde ele trabalhava.


Demitido, Marco ainda foi informado por funcionários da Seção de Movimentação de Pessoas do Tribunal, responsável pela contratação de estagiários, para ficar tranqüilo porque “nada constaria a respeito do ocorrido nos registros funcionais”.


O delegado Laercio Rossetto disse ao blog que o caso será encaminhado ao Supremo Tribunal Federal (STF) porque a Polícia Civil não tem “competência legal” para investigar ocorrências que envolvam ministros sujeitos a foro privilegiado."


Pargendler é presidente do STJ desde o último dia três de agosto. Tem 63 anos, é gaúcho de Passo Fundo e integra o tribunal desde 1995. Foi também ministro do Tribunal Superior Eleitoral.








Viu só?

Agora você quer saber QUEM é o estagiário demitido?


Ok, isso também saiu no blog do Noblat.


Quem é Marco, o estagiário demitido pelo presidente do STJ


Alvo de momento de fúria do presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Ari Pargendler, o estudante Marco Paulo dos Santos, 24 anos, nasceu na Grécia, filho de mãe brasileira e pai africano (Cabo Verde).


Aos dois anos de idade, após a separação dos pais, Marco veio para o Brasil com a mãe e o irmão mais velho. Antes de começar a estagiar no Tribunal fazia bicos dando aulas de violão.


Segundo ele, a oportunidade de estagiar no Tribunal surgiu no início deste ano. O estágio foi seu primeiro emprego.


“Não sei bem se foi em fevereiro ou março. Mas passei entre os 10 primeiros colocados e fui convocado para a entrevista final. O meu ex-chefe foi quem me entrevistou”, relembra.


Marco passou a receber uma bolsa mensal de R$ 600 e mais auxílio transporte de R$ 8 por dia.


“Trabalhava das 13h às 19h. Tinha função administrativa. Trabalhava com processos, com arquivos, com informações da área de pagamentos”, explica.


No período da manhã, ele freqüenta a Escola de Choro Raphael Rabello, onde aprende violão desde 2008.


À noite, atravessa de ônibus os 32km que separam a cidade de Valparaíso de Goías, onde mora, da faculdade, em Brasília, onde cursa o quinto semestre de Administração.


Sobre sua demissão do STJ, parece atônito: “Ainda estou meio sem saber o que fazer. Tudo aconteceu muito rápido. Mas já tinha planos de montar uma escola de música na minha região onde moro".










Agora, se você notou a mesma coisa sobre o Marco que eu notei, por favor, me avise (é sério).


em comentários.


Paz e bem a todos, tamo merecendo.

PS: OAB! Cadê a OAB?! Cadê a OAB? Tá lá no congresso... se miscuindo com assuntos que não lhe são afetos.


E a Justiça no Brasil? Pátria que me pariu!


O amigo que mandou o mail esqueceu de citar o fato de o estagiário ser negro, se fosse uma estagiária branca, loura, alta, o negocio provavelmente seria diferente....

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

PEIXE PODRE



Do Blog Esquerdopata
O peixe que Luciano Huck vende


Do Luis Nassif Online


A exploração da tragédia: o caso Huck


Por O Escritor


A marota forma de ajuda de Luciano Huck


Sinceramente, não sei o que pensar sobre isso. Peço ajuda.


Luciano Huck é sócio do Peixe Urbano, um site de compras coletivas. Em dezembro último, o apresentador da Globo usou o Twitter para tentar bater o recorde de vendas de cupons no site:

"O apresentador Luciano Huck – agora sócio do site de compras coletivas Peixe Urbano - usou pela primeira vez o Twitter para impulsionar a venda de cupons de desconto – e quase conseguiu o que queria: superar o recorde de vendas do site."


http://idgnow.uol.com.br/internet/2010/12/08/luciano-huck-ja-usa-o-twitter-para-vender-seu-peixe/


Ontem, ele postou esta mensagem no Twitter:


Luciano Huck


"Quer ajudar, e muito, as vítimas da serra carioca [sic]. Via @PeixeUrbano, vc compra um cupom e a doação esta feita. http://pes.ca/gZ2Ibb"


http://twitter.com/#!/huckluciano/status/26377814122962944


A compra dos cupons, segundo o site, reverterá em benefício de duas ONGs que estão ajudando as vítimas das enchentes. Parece bonito, mas não é.


Primeiro, é necessário ir ao site do negócio de Luciano.


Depois, é preciso se cadastrar no site. E então comprar um ou mais cupons de R$10,00.


Ganha Luciano porque divulga o seu negócio (mais de 7.000 RTs até agora), cadastra milhares de novos usuários em todo o Brasil, familiariza esses usuários com os procedimentos do site, incentiva o retorno e aumenta absurdamente o número de cupons vendidos – alavancando o Peixe Urbano comercial, financeira e mercadologicamente. Além do ganho de imagem por estar fazendo um serviço público (li vários elogios nos RTs).


Sabe-se lá como será contabilizado ou fiscalizado o total recebido como doação e repassado para as duas organizações parceiras. O usuário não tem nem terá acesso a esses dados internos.


Supondo que todo o montante arrecadado chegue às vítimas, se for mesmo o que estou entendendo, trata-se da mais sórdida exploração da desgraça alheia que já presenciei em toda a minha vida.


As pessoas que estão doando seu dinheiro, seus produtos, seu tempo, suas habilidades e sua atenção aos desabrigados e às vítimas não estão pedindo nada por isso, não estão ganhando nada com seu gesto de solidariedade, não estão usando essa tragédia para obter nenhuma forma de lucro pessoal. Fazem o bem porque são humanas, ficaram chocadas com as imagens e as informações, se sensibilizaram com o sofrimento alheio. Ajudam por solidariedade, empatia e até por desespero.


E a maioria delas não tem quase nada na vida, em comparação com o apresentador da Globo.


De todas as iniciativas já divulgadas até o momento, só a de Luciano Huck visa primeiramente ao lucro pessoal, para depois, secundariamente, resultar numa ajuda social.


Quando um tsunami matou 200 mil pessoas no sudeste da Ásia, em 2004, recebi um e-mail de um escritor inglês pouco conhecido, no qual se fazia a oferta: "Compre um dos meus livros, e eu doarei 30% do valor para as vítimas da tragédia". Saí da lista do explorador barato na hora, mas a favor dele contava o número reduzido de destinatários da mensagem.


Luciano Huck tem 2.600.000 seguidores no Twitter: é este o público-alvo do seu apelo interesseiro. Pode não bater o recorde de cupons, desta vez, mas temo que tenha batido o recorde da safadeza. Aceito argumentos que me provem o equívoco dessa suspeita.


Depois dos R$24 milhões entregues pelo Estado à Fundação Roberto Marinho, dinheiro originalmente destinado à contenção de encostas e às obras de drenagem, mais esta. Turma da Globo, vocês pensam que estão apenas lucrando com as águas, mas na verdade podem estar brincando com fogo.

Comentário: o boyzinho da Globo tá lavando a égua as custas das pessoas que não têm maldade e não enxergam a pilantragem do narigudo.

NOTÍCIAS DESIMPORTANTES - 12ª EDIÇÃO



"Hispania confirma contratação de Narahim Khartkeyan e a não renovação e Bruno Senna” (Blog do Téo José)

Comentário: não significa nada. A Hispania é uma carroça e os dois pilotos não acrescentam absolutamente nada na categoria.

DESVIO DE FUNÇÃO



No futebol, como em poucas profissões, as funções se acumulam de uma forma quase que desastrosa. É impressionante como tem gente no meio que faz de tudo um pouco, e faz quase tudo mal.

Treinadores viram comentaristas, e se põem a criticar modelos táticos de seus ex-colegas. Quando retornam ao banco de reservas, fazem as mesmas besteiras de antes, nem parecendo o sábio que empunhava o microfone. Mário Sérgio é um caso desses: quando desceu da cabine para o campo, prometia ser o novo Rinus Michel.

Jogadores também vão para a bancada de comentários para provar que palavras e atitudes suas são incompatíveis. Neto foi exemplo de péssimo comportamento, mas ainda tem a pachorra de criticar indisciplinados. O falastrão já tomou um sabão em público do goleiro Marcos daqueles que mais pareciam uma humilhação pública.

Torcidas organizadas há muito tempo se tornaram (em considerável parte) um bando de arruaceiros que deveriam ajudar a inchar as estatísticas prisionais. Em troca de ingressos e passagens grátis, cargos na diretoria, ou outras regalias, se tornaram gangues armadas dispostas a perseguir adversários de quem lhes financia, como os mercenários comumente fazem.

Treinadores também são empresários. Mesmo que ajam na legalidade, existem casos que há um flerte com a imoralidade. Vanderlei (ou Wanderley) Luxemburgo já foi dono de instituto de ensino que empregava árbitros em atividade, já “administrou” o Mixto, o Joinville e agora, o Botafogo de Ribeirão Preto. E se esses times estiverem na mesma competição que o time que ele for treinador?

Isso sem contar que ele levou o Flamengo para fazer pré-temporada no CT de propriedade de Sérgio Malucelli, seu sócio em diversos negócios.

Jornalistas são um caso à parte, de fato. Mílton Neves é uma espécie de aspirante à celebridade no meio, daquelas que fazem de tudo para aparecer, mesmo que para isso faça propaganda de plano de saúde que dê calote nos usuários, ou de empresa envolvida em escandaloso processo de sonegação. Quando alguém lhe desagrada com a opinião, o caso vai parar na Justiça.

Isso sem contar no relacionamento entre profissionais que extrapola o limite do razoável: neto, amigo de Andrés Sanchez, recebe notícias em primeira mão (como a contratação de Ronaldo) em troca de elogios à diretoria corinthiana; a exposição que o antigo Grêmio Barueri tinha no Bola na Rede, então apresentado por Fernando Vanucci já seria esquisita, mas a esquisitice ganha mais contornos se soubermos que Vanucci que a esposa de Vanucci tinha relações profissionais com a prefeitura chefiada por Rubens Furlan, o amigão do CQC.

Ronaldo, há muito tempo, tem preferência em dar entrevistas a Mauro Naves, que não lhe constrange com perguntas “embaraçosas”.

Perguntas embaraçosas que Neymar também tinha certeza que não encontraria ao dar uma entrevista para Patrícia Poeta, que sabidamente só faz perguntas na medida do interesse do entrevistado, como já fizera com Felipe Melo no pós-Copa e com Ronaldo, após o escândalo dos travestis.

Enfim, ao tomar conhecimento do que acontece no futebol, é preciso entender o interesse de quem divulga a notícia. O interesse nem sempre pode ser o melhor.



domingo, 16 de janeiro de 2011

SIGNIFICA?



Se ele é ou não é, eu não sei, até porque se ele dá, dá o que é dele, e não o que é meu.

Mas, que essa foto compromete...

A TRÉGUA DE RONALDINHO



Conversando com Jonas, meu colega de longa data, chegamos à umas ideias sobre o que será a passagem de Ronaldinho sobre o Flamengo:

* A paciência da torcida não durará muito: o Flamengo é um caldeirão, e uma sequência de resultados ruins o tornará alvo preferencial da ira da galera.

* É inegável que a contratação gerará lucro; lucro que pode ser aumentado se o seu desempenho e o desempenho do time for bom; e pode ser diminuído em caso de fracasso. Se ele se confirmar como ídolo, será endeusado, e se não se confirmar, não acredito que seu contrato será integralmente cumprido.

* Ronaldinho já tem 30 anos, e sua vida de atleta não coaduna com baladas diárias. O corpo cobra e além do mais, água demais mata a planta, se é que me entendem.

* Se o Gaúcho tratar com desdém seus companheiros, não encontrará esforço deles. Vão fazer o estilo "corre você, que ganha mais". Se agir com líder "positivo", vai fazer com que os jogadores se valorizem junto, com a exposição que o Flamengo adquirá e consequentemente, a valorização perante o mercado;

* É fato que Ronaldinho estava mal na Itália, e que não voltaria para o Brasil se estivesse muito bem na Europa. Mas, se levarmos em conta os exemplos de Roberto Carlos, Adriano e Ronaldo, isso parece ser mais do que o suficiente para um bom desempnho por aqui.

* No mais, é esperar para ver.

POR ONDE ANDA DUNGA?



Julho de 2006, Dunga é anunciado (surpreendentemente) para o cargo de técnico da Seleção. Causou surpresa, mas sua chegada obedeceu à certos critérios, que são os seguintes:

Ricardo Teixeira precisava encontrar culpados para a derrota na Alemanha (lógico que ele se incluiria fora dessa), que deveriam ser combatidos pelo novo treinador.

Jogadores relapsos: a preparação se tornou uma colônia de férias, com direito à algumas estripulias bem adultas. Para jogar no time de Dunga, era preciso ter comprometimento (palavra que ele repetiu à exaustão), aceitar a reserva e colocar o grupo (ou o verde e amarelo, na linguagem zagalliana) acima dos interesses individuais.

Comissão Técnica frouxa: nesse caso, apenas Parreira e Zagallo foram sacrificados. Boa parte da Comissão era “indicada do chefe” e por lá permaneceria, desde que seguisse a Cartlha do Tio Dunga.

Imprensa impertinente: Dunga decretou o fim das entrevistas que não fossem as coletivas, barrou a entrada de repórteres da Globo dentro da concentração e acabou com as informações privilegiadas de jornalistas, a quem dava respostas grosseiras, que chegou ao ápice com o xingamento a Alex Escobar.

A Seleção caiu na Copa, e Dunga caiu no ostracismo. Incrível como um ex-treinador de Seleção passa tanto tempo sem nem ter o seu nome cogitado para algum clube, a não ser uma especulação que rondou o São Paulo, que foi espantada como se espanta um fantasma.

Até Sebastião Lazaroni escapou do ostracismo.

Dunga foi injustamente escolhido como o único culpado pela derrota em 90, e a sorte e a má-fase de Raí lhe deram a braçadeira do Tetra em 94. Ao receber a taça de Al Gore, a ergueu proferindo palavrões impublicáveis. Em 98, era o chefe que distribuía broncas em todos, a pedidos da própria Comissão Técnica.

Sua carreira na Seleção terminou relativamente bem.

Nos clubes, jogava mal no Inter, mas teve que ser engolido por Emerson Leão, que foi obrigado a lhe recolocar no time. Em troca, fez o gol que salvou o Colorado do rebaixamento em 99. Quando a diretoria insinuou que ele era um mercenário, para se livrar dos seus altos salários, pegou a grana da rescisão, e distribuiu entre entidades assistenciais.

Daí por diante, o torcedor ainda guardava uma boa lembrança do jogador, coisa que o treinador fez jogar por terra.

Dunga teve até bons resultados, mas parece que se apaixonou pelo próprio reflexo: criou um grupo que lhe seguia cegamente, e que acreditava lutar contra inimigos imaginários, nesse caso os críticos. Se um jogador não lhe enquadrasse no seu sistema era de logo descartado, caso de Kaká e Ronaldinho, rotulados de traidores após a Copa América.

Na Copa, impôs aos jogadores um regime de concentração que misturava práticas espartanas e hábitos franciscanos. Sua afirmativa que nem todo mundo gosta de vinho, sorvete e de sexo virou motivo de piada.

A Seleção até que ia bem no Mundial, dentro do pragmatismo adotado. Mas o desastroso Segundo Tempo contra os holandeses expôs as fragilidades da equipe, que quando precisou da interferência do treinador, acabou órfã.

Derrota consumada, Dunga fugiu para os vestiários, como se tivesse medo de encarar os críticos. Críticos que mostraram que estavam certos.

Ao se encaminhar rapidamente para os vestiários, encerrou sua passagem pela Seleção, mas também pode ter encerrado sua carreira com treinador, já que seu nome não consta como preferência no rotativo mercado brasileiro, a não ser em no São Paulo, que antes da contratação de Paulo César Carpeggianni, cogitou a vinda de Dunga, algo que foi espantado como se espanta um fantasma.

Imaginava-se que Dunga tivesse prestígio ao menos no Exterior, mas esse prestígio não se converteu em convite, pelo menos não um que lhe agradasse.

Terá Dunga ido para o exílio da História?

A imagem do capitão vitoriosos foi copnvertida na imagem do treinador derrotado?

TENTE RESPONDER



Responda com base nas dicas:

1. País da Europa

2. Conhecido pelas flores

3. Já ocupou parte do Brasil

4. Tem boa parte de seu território abaixo do nível do mar

5. Sua seleção eliminou a brasileira da última Copa do Mundo

6. Fala holandês

Fácil, né?

Não para alguns participantes do programa do Faustão.

As respostas dos participantes foram Itália, França e Espanha...