sábado, 2 de abril de 2011

FIM DE PAPO?



Trigésima rodada da Liga e parece que as coisas já se decidem a favor do Barça: com a derrota do Madrid para o Gijón no Bernabeu e a vitória dos catalães em Villarreal, a vantagem sobe para oito pontos a oito rodadas do fim.

Se levarmos em consideração que o primeiro critério desempate é o confronto direto, e no primeiro turno, houve uma goleada culé por 5 a 0, os merengues têm que arrancar nove pontos de diferença. Isso sem contar a tabela favorável.

Nesse sábado, caiu uma lendária invencibilidade em casa de José Mourinho, que não perdia um jogo em casa por um Campeonato Nacional desde os tempos de Porto.

Invencibilidade que caiu com um time misto. Assim como foi misto o onze que o Barça entrou em campo contra o Submarino Amarelo.

Óbvio que a Champions é o objetivo dos dois times, mas não dá para negar que o Superclássico é questão de honra. E assim, não esperemos um amistoso dia 16, em Madrid.

Em 2009, o Barça tinha um jogo no Bernabeu em um sábado, e uma sem contra o Chelsea, em Londres, na quarta seguinte. Com o mesmo ímpeto, os comandados de Guardiola, mesmo desfalcados, arrancaram uma convincente vitória contra os rivais, e um empate heróico, com um direito a um gol lendário de Iniesta.

E se preparem: dia 20, em Valencia, tem a final da Copa del Rey. Se ambos avançarem na Champions diante do Tottenham (adversário do Madrid) e Shakhtar (do Barça), teremos um jogo meio esvaziado, que apesar da honra, define apenas o terceiro título menos importante na hierarquia.

Mas, se alguém não avançar (ou os dois não avançarem), o jogo de Valencia vira coisa crucial.

Não se pode menosprezar os adversários das Quartas: o Tottenham já passou pelo Milan e foi primeiro em um grupo que tinha a Internazionale; e o Shakhtar deixou o Arsenal para trás na fase de grupos e literalmente atropelou a Roma na oitavas.

Aí, em caso de classificação, teremos o quarto e o quinto confrontos da temporada.

Com, certeza, jogos incríveis.

Para encerrar: o Madrid foi perder justo no dia em que homenageara o agora ex-jogador Ronaldo?

Para encerrar (2): será que Ronaldo será homenageado no Camp Nou?

sexta-feira, 1 de abril de 2011

GUERRA ABERTA



As declarações de Jair Bolsonaro, intencionais ou manipuladas pela edição do CQC reabriram uma espécie de guerra envolvendo questões como racismo ou homossexualismo.

Do racismo, é claro: não encontro quem defenda de forma aberta e sensata tal postura.

Agora, a questão envolvendo a homofobia: não existem santos nesse combate, assim como também é bobagem negar que existe a heterofobia.

Uma das poucas ações elogiosas de Magno Malta é o combate à PL 122, a tal lei que especifica a criminalização do crime de homofobia.

Por mais que seus defensores neguem, é óbvio que a tal lei criará uma categoria de cidadãos que recebem uma proteção especial do Estado. Mas, fica a pergunta: e quem cometer heterofobia?

Não me venham com essa desculpa besta que ela não é reconhecida pela Psicologia. Se for assim, a Homofobia só passou a existir quando foi reconhecida pela ciência? Ah, vá...

Bolsonaro (ou seria Boçalnaro?) deve responder sim pelos seus atos, dentro da legislação prevista, que por sinal, basta ser aplicada.

Mas seu ato não pode ser desculpa para uma Inquisição Heterofóbica.

O fato de ser discriminado não pode servir de desculpa para discriminar ninguém...

quinta-feira, 31 de março de 2011

RECONCILIAÇÃO NO ANIVERSÁRIO DO GOLPE

PROCESSO PARA BOÇALNARO?




Deputado carioca será processado por homofobia e racismo

Bruno Huberman, CartaCapital

Conselho de Direitos Humanos da Câmara se reúne para decidir como irá agir em relação à entrevista concedida por Jair Bolsonaro (PP) ao programa CQC


A Comissão de Direitos Humanos da Câmara dos Deputados, reunida nesta terça-feira 29, irá entrar com uma representação contra o deputado Jair Bolsonaro (PP-RJ). Só resta decidir qual: se uma representação parlamentar na Câmara ou se uma ação judicial. O pepista virou alvo de críticas nas últimas horas após a entrevista à cantora Preta Gil durante o programa CQC, da rede Bandeirantes, na noite da segunda-feira 28, quando ao ser questionado se deixaria o seu filho namorar uma negra, respondeu: “Preta, não vou discutir promiscuidade com quer que seja. Eu não corro esse risco, e meus filhos foram muito bem educados e não viveram em um ambiente como, lamentavelmente, é o teu.”


Eu acho lamentável. Isso é um abuso da representatividade parlamentar. Ele se utiliza do seu cargo para ofender. Eu fiquei chocado. Independente de filiação partidária, ele é um deputado e tudo tem um limite”, afirma o deputado Jean Wyllys (Psol-RJ), que ao lado dos deputados Manoela D’Avilla (PCdoB-RS) e Brizola Neto (PDT-RJ), decide como a Comissão irá agir.
“O Bolsonaro feriu o código de ética da Câmara. Ele se utilizou da sua representatividade política para praticar homofobia e racismo”, reitera o deputado Chico Alencar (PSol-RJ), membro do Conselho de Ética da Casa, que também analisará a situação de Bolsonaro.


Em nota oficial, Bolsonaro tentou se defender: “A resposta dada deve-se a errado entendimento da pergunta – percebida, equivocadamente, como questionamento a eventual namoro de meu filho com um gay. Daí a resposta. Todos aqueles que assistam, integralmente, a minha participação no programa, poderão constatar que, em nenhum momento, manifestei qualquer expressão de racismo. Ao responder por que sou contra cotas raciais, afirmei ser contrário a qualquer cota e justifiquei explicando que não viajaria em um avião pilotado por cotista nem gostaria de ser operado por médico cotista, sem me referir a cor.”


“O Bolsonaro, por meio desta nota oficial, quer escapar da acusação de racismo, que como é crime pode ser considerada quebra de decoro e pode causar a sua expulsão da Casa. Ele quer ficar apenas com a acusação de homofobia, que não é crime e é considerada apenas injúria”, analisa Wyllys.


O apresentador do programa, o humorista Marcelo Tas, em entrevista ao Terra Magazine, reforçou a tese: “Ele manifestou dois preconceitos, contra os negros e contra os gays.” A apresentadora Preta Gil, por meio do seu advogado, disse que irá entrar com um processo por danos morais

quarta-feira, 30 de março de 2011

BOLSONARO SAI DO ARMÁRIO




Vivemos em um país em que o racismo é crime inafiançável. Mas no qual nunca ninguém foi preso por isso. A Inglaterra, por outro lado, não tem uma legislação tão firme. Mas condena atos de racismo, pelo menos no esporte, com uma veemência que eu não vi no Brasil a não ser quando havia alguma autoridade querendo aparecer.
 
Não é, prestem atenção os imbecis antes de comentar, que o Brasil seja mais racista que a Inglaterra. É que no Brasil você pode fazer uma acusação, qualquer acusação, e depois "deixar pra lá". Na Inglaterra, não é assim.


Neymar disse que foi vítima de racismo da torcida inglesa/escocesa. Misturou em suas declarações a tal da banana - que até agora ninguém viu direito, nem em que circunstância foi parar lá - com as vaias que recebeu. Ainda que tenha havido um ou mais imbecis racistas, não dá para misturar uma coisa com a outra. O jogador do Santos foi vaiado porque, no início da partida, ficou de mimim quando levou uma entrada dura de Alan Hutton, e não porque é negro. E mimimi é algo que com ingleses - e escoceses - pega muito mal.

Neymar saiu da partida como nome certo em algum time inglês no meio do ano. A polêmica, entretanto, pode diminuir o interesse dos clubes. Sua declaração foi muito mais séria do que "uma pequena polêmica". Faz um juízo sobre toda uma torcida. E, se não prejudicar sua transferência, pode fazer com que chegue à Inglaterra marcado não só como talento indiscutível, mas também como menino birrento e irresponsável.

Mais um caso em que Neymar teria ganho muito em ficar de boca fechada.

Mais adiante, a polícia chegou até ao babaca que jogou a banana: um imbecil de nacionalidada alemã, e não um inglês ou escocês, como o atacante supunha.

terça-feira, 29 de março de 2011

O DESCANSO DO GUERREIRO



Da Agência Carta Maior

“Nenhum homem é uma ilha isolada; cada homem é uma partícula do continente, uma parte da terra; se um torrão é arrastado para o mar, a Europa fica diminuída, como se fosse um promontório, como se fosse a casa dos teus amigos ou a tua própria; a morte de qualquer homem diminui-me, porque sou parte do gênero humano. E por isso não perguntes por quem os sinos dobram; eles dobram por ti”.

John Doone

Depois de lutar por mais de 13 anos contra o câncer, o ex-vice-presidente da República José Alencar morreu na tarde desta terça-feira (29), aos 79 anos, em São Paulo.

Nesse período ele foi submetido a 17 cirurgias, perdeu um rim, dois terços do estômago e partes dos intestinos delgado e grosso. Alencar era casado com Mariza Campos Gomes da Silva, pai de três filhos --Josué Christiano, Maria da Graça e Patrícia -- e avô de cinco netos.

BOÇALNARO, POR LATUFF

segunda-feira, 28 de março de 2011

CANELEIROS - 7ª EDIÇÃO



Caneleiros é uma coluna peladeira desde a época que em que a galinha ainda tinha dentes. E uma das piores coisas que pode acontecer na pelada de caneleiros é tomar um gol de goleiro. É um dos motivos de maior zueira.  Corinthians já estava há uns 6539087 anos sem perder do São Paulo. A última vez tinha sido quando se amarrava cachorro com linguiça (Felipão mode on).

Mas aí teve a falta cometida por Ralf no Fernandinho. Primeira chance de marcar o 100º gol contra o maior rival, de falta. É muita sorti consigui issaí", disse, atônito, o nosso repórter Pafúncio Vasconcelos, vidrado na nossa TV de 11' da redação.

Quem disse que o Corinthians não ganhou nada no Centenário? O Rogério Ceni fez questão de oferecer sua contribuição. Parabéns, Corinthians!
E não é que o homem fez o gol? Pois é, foi a maior festa para o 98º gol em jogos oficiais. Isso para o redator da página oficial do Corínthians. Conta-se que seu chefe estava no ortopedista cuidando da dor de cotovelo.

Se Romario contou até gol de vídeo-game, e Pelé pôs na lista gol no time do quartel, então tá valendo.
Quem é da pelada sabe. Gol de goleiro não pode, nunca. Mas também, na pelada não tem falta, então...

Demonésio Peçanha estava a prestes para comer uns salgadinhos na festa da apresentação do Imperador, mas Andrés adia festa para Adriano para não 'atrapalhar' São Paulo. Será um surto de sensatez no mandatário corintiano?

Leovegildo Brandão estava em Salvador, e lá, Robert marca primeiro gol com a camisa do Bahia: "Nunca abaixei a cabeça", disse ao nosso enviado - Ué, dorme como? De pé?

Neymar fez boa partida na Inglaterra e deu seu cartão de visitas na Europa. Wagner Ribeiro esfrega as mãos e já faz compras antecipadas esperando o caminhão de dinheiro que está por vir.

Dentinho foi expulso de maneira infantil no clássico e prejudicou a recuperação do time, que voltou ao jogo com um gol seu. como castigo, deverá voltar ao dente-de-leite. essa foi péssima!

domingo, 27 de março de 2011

ENQUANTO ISSO, NO HOTEL DO TIME DA CBF...



Por uma dessas, é que eu não torço para o time da CBF..

FINALMENTE COMEÇOU



Depois de quase cinco meses de dolorosa abstinência, começou a temporada, e vamos às impressões:

Sebastian Vettel e a Red Bull são realmente uma combinação arrasadora. O alemão dominou como quis e tinha sobra para apertar mais se fosse necessário. Há tempos um piloto não começava uma temporada de forma tão contundente. Os outros terão de remar muito se quiserem batê-lo.

Se não houver uma mudança de rumo, o início de 2011 lembrará o início de 2009, com a Red Bull fazendo o papel de Brawn, Vettel fazendo o papel de Button, e Webber fazendo o papel de Barrichello. Por falar em Webber, ele foi o quinto.
Lewis Hamilton fez o que pôde e conseguiu um bom segundo lugar com seu melhorado McLaren, apesar do erro que quase comprometeu o resultado. Jenson Button bobeou ao não devolver a posição a Felipe Massa e pagou caro pelo erro com uma justa punição. E o time de Ron Dennis precisa melhorar para dar o bi à Hamilton ou a Button.

Vitaly Petrov foi de um brilhantismo tão inesperado quanto eloquente. Correu como gente grande, teve bom ritmo, não errou, segurou a pressão dos rivais e conseguiu seu primeiro pódio. Está de parabéns o primeiro russo a subir ao pódio. Imagino o que ocorreria se Kubica estivesse em condições. Enquanto isso, Heidfeld foi o 14º…

Fernando Alonso deu uma tremenda bobeada na largada, mas mesmo assim minimizou o prejuízo com uma boa recuperação e o quarto lugar. Mas a Ferrari ainda tem de melhorar muito o carro, como fez na segunda metade do ano passado, se quiser dar caça à Red Bull. Felipe Massa, apesar de ter feito a melhor volta no fim, teve um ritmo geral de corrida muito ruim. Em resumo: largou em oitavo, pulou para quinto e terminou em nono (ganhou uma posição com a desclassificação de Perez) , enquanto Alonso largou em quarto, caiu para nono e terminou em quarto. Fase difícil a do brasileiro.

Rubens Barrichello teve uma corrida tumultuada, marcada por um incidente na primeira volta, uma boa reação, mas por um erro na chegada em Nico Rosberg. Disse ele que não queria passá-lo e que a diferença de pneus proporcionou frenagens diferentes. Mesmo assim, Nico já estava contornando a curva quando Rubens o atingiu.
As novidades da asa móvel e do Kers não proporcionaram o que se esperava. Só mesmo a discrepância de pneus deu algum molho à corrida, que, entretanto, ficou abaixo do esperado.

A Sauber foi desclassificada, por conta do tamanho das asas. Peter Sauber ainda vai recorrer, mas não adianta brigar com a régua. Mas fica o registro do ótimo desempenho de Sergio Perez e de Kamui Kobayashi.