sábado, 11 de junho de 2011

SOBRE OS PROTESTOS EM VITÓRIA



Como a imprensa "limpa" não quer repassar à sociedade a pauta completa de reivindicações dos estudantes da Grande Vitória, procurei saber através dos blogs "sujos" o que é reivindicado, e recusado sistematicamente pelo governo estadual comandado por Renato Big House, vulgo Casagrande.

Gostaria de conhecer a pauta completa de 13 reinvindicações dos estudantes. Dos pontos que já ouvi, dois não concordo:

- Quebra do contrato da Rodosol. Além de um absurdo jurídico, não dá para chorar o leite derramado agora. E mais...a concessão deu resultado, acredito que precisa acertar alguns pontos mal resolvidos com Vila Velha. Mas, que é interessante investigar as umbilicais relações entre a concessionária e o governo estadual, isso é...

- O Passe Livre. Pessoalmente, assim como um sonho, sou a favor sim do transporte urbano gratuito custeado pelo Poder Público, mas para quem conhece como funciona um sistema de transportes, sabe que é uma coisa muito complexa de ser construída. Não é o governador do estado como em um passe de mágica que vai resolver essa questão, nem mesmo se for só para estudantes. A gratuidade para estudantes dada pelo Paulo Hartung eu já não concordo nos moldes que foi feito.

Bato palmas para as seguintes reinvindicações que tive conhecimento:

- exoneração da presidente da Ceturb (é pra ontem);

- desarquivamento da CPI do Transcol (embora já tenha muitos anos, mas li o relatório e o trabalho ficou bom. Ainda serve muito bem);

- reativação do aquaviário (nem precisa comentar);

- Barateamento e melhoria da qualidade do Transcol (dá para espremer bastante as empresas para serem eficientes, reduzirem seus custos e ainda aumentando a qualidade. As empresas do Transcol são um lixo e extremamente ineficientes);

- exoneração do secretário de segurança (não pelo Henrique em si, mas Casagrande deve se livrar de todos os "filhos de Paulo Hartung" que estão em seu governo, se quiser manter a governabilidade e tirar o estado das marcas ruins construídos no "Novo Espírito Santo".

Não entendo a dificuldade da imprensa em divulgar os 13 pontos.

Aliás, tenho sim. Verba publicitária explica.

RANKING DA FILA




Essa semana o Vasco foi campeão da Copa do Brasil em um jogaço, provavelemente a melhor final da competição que eu já vi.

Mas, esse não é o tema do post. O tema é a fila de títulos importantes, da qual o Vasco saiu após dez anos e meio.

Considerando que por título importante exclui títulos estaduais e torneios não-oficiais, que o Brasil tem doze clubes que podem ser chamardos de grandes (os quatro do Rio, quatro de São Paulo, dois de Minas e dois de Porto Alegre) o resultado é de assutar para a torcida palmeirense, que vê seu time ocupar o terceiro lugar no ranking do vexame do jejum de títulos.

Veja só:

1º Botafogo, desde o Brasileiro de 95

2º Atlético Mineiro, desde a Copa Conmebol de 97

3º Palmeiras, desde a Copa dos Campeões de 2000

4º Grêmio, desde a Copa do Brasil de 2001

5º Cruzeiro, desde o Brasileiro de 2003

6º São Paulo, desde o Brasileiro de 2008



7º Corínthians, desde a Copa do Brasil de 2009

8º Flamengo, desde o Brasileiro de 2009

9º Santos, desde a Copa do Brasil de 2010

10º Inter, desde a Libertadores de 2010

11º Fluminense, desde o Campeonato Brasileiro de 2010

12º Vasco, desde a Copa do Brasil de 2011

sexta-feira, 10 de junho de 2011

MÁQUINA DO TEMPO

























Se um Gênio da Lâmpada me aparecesse e me concedesse três desejos, por certo o primeiro seria uma Máquina do Tempo. É possível? Claro que não, até porque se o fosse, o pessoal do futuro teria vindo para cá.

Não tenho a intenção de escolher uma época, mas se escolhesse um ano específico seria 1995, nesse mesmo dia, nessa mesma hora. E a explicação fica para outro dia.

Voltaria para o passado para poder consertar as bobagens que fiz: poucas coisas são tão confortantes quanto uma segunda chance. O pior é que não nos damos conta imediatamente de nossos erros.

Acontece que a vida é feita de escolhas, o que é explicado por uma tal de Teoria da Escolha Racional, que eu estudei na Graduação, elaborada por um tal de Przerwoscki (eta sopa de letrinhas).

O presente não nos dá muita chance de desfazer o passado, já que tem muitos nós quase que impossíveis de serem destados. E quando se lembra o passado, quando se fez algo errado, ou se esperava algo mais, é terrivelmente dolorido. A dor nos dá o desejo de voltar atrás. Passado e presente são simultâneos apenas na nossa memória.

Para atenuar, por vezes construímos uma vida paralela, ou apelar para a vida conjugada no futuro de pretérito: seria, estaria, gostaria, desejaria. Em tempo: obrigado professoras de Português, por insistir tanto para que eu conjugasse os verbos na maneira adequada.

Esse universo paralelo inspira escritores mundo afora. Eu mesmo, confesso, já criei uma vida paralela, idealizando o que poderia acontecer no passado, no presente e no futuro.

Talvez o desejo fosse reviver ou melhorar o que há de bom, ou consertar ou desfazer o que há de ruim. Mas, eu me convenço que o passado é passado. Exatamente isso: já passou.

Mas, sinceramente desisti: a imperfeição humana á a mais detestável e mais adorável característica de sua personalidade.

Mas, ficaria o desejo: queria voltar no tempo. Professor de História tem lá dessas coisas.

E ainda teria outros dois desejos: o primeiro seria que tudo desse certo na minha vida. Assim eu poderia dispensar o Gênio ou mesmo doar o segundo e o terceiro desejos para uma instituição de caridade.

DE ROUPA NOVA






Sinceramente, gostei...

quinta-feira, 9 de junho de 2011

FILOSOFIA CULTURAL (DE BONDE DE ALGUMA COISA)



























O homem faz a cultura ou a cultura faz o homem? O brasileiro faz o "pancadão" ou o "pancadão" faz o brasileiro? Não interessa! O povo gosta do ritmo, e quem sou eu para criticar?

Cultura é tudo aquilo que está na boca dos jovens, adultos, idosos e crianças. Seja o que for. Desde uma música de 5 minutos só com "Aê, ê, ê,ê" até "Tô ficando atoladinha" ou "Vem cá, cachorra, vou dizer quem é que manda" -este último, inventado. Olhar a música com maus olhos só porque incute valores diferentes dos que estamos habituados? Não, isso não é certo.

Algumas escolas costumam por crianças para apresentarem as músicas que "são a cara do Brasil" nas feiras culturais que realizam. Nada mais justo que colocá-las para requebrar até o chão com o dedinho na boca para acender o desejo dos pedófilos.

Afinal, quem se preocupa com a integridade delas?

É claro que não existe somente esse gênero de funk. Há também aqueles que falam de coisas sérias. A reputação destes não pode ser manchada por causa da maioria, que são os que mais agradam os fãs do ritmo. Até porque o "É o Tchan" fazia músicas que incutiam valores "estranhos" e ninguém reclamava.

Eu tenho que enxergar o copo sempre meio cheio. Devo mil desculpas à Taty Quebra-Barraco, ao MC Créu, ao MC Bocó- ou Bobó, sei lá-... O funk é sim uma manifestação cultural. E quer saber? O governo deveria subsidiar a bunda da Mulher Melancia afinal, devemos investir na cultura.

Vai lacraia, Vai lacraia, Vai lacraia, Vai lacraia...

Ah, me esqueci, essa já se foi... literalmente

DEZ MENTIRAS



1. Não pode entrar nas piscina depois de comer!
Pode reclamar de barriga cheia! Entrar na piscina para se refrescar depois de comer não faz mal nenhum, exceto, é claro, se a água estiver numa temperatura extrema — muito gelada ou escaldante. O que pode ser perigoso é, até duas horas após a refeição, sair nadando feito um louco. A atividade física intensa faz o sangue, que deveria se concentrar na digestão, ser deslocado para acelerar os músculos, o coração e a respiração.

(!) Se o problema não está na água, e sim na atividade física, é claro que tomar um bom banho de chuveiro após as refeições também está liberado.

2. Sai de perto da TV, que estraga a vista!
A luminosidade e os raios emitidos pela telinha, de perto ou de longe, não causam danos permanentes nos olhos de ninguém. O máximo que pode rolar, momentaneamente, é um cansaço da vista ou um ressecamento do globo ocular, porque a pessoa “vidrada” na programação acaba diminuindo a freqüência das piscadas.

(!) Ler com pouca luz ou dentro de um carro em movimento pode até causar dor de cabeça, tontura e outros desconfortos, mas também não estraga a capacidade de visão.

3. Se você não ficar quieto, a caxumba vai descer!
A caxumba em geral se manifesta pelo inchaço das parótidas, glândulas salivares que ficam abaixo da orelha. Ela realmente pode atacar outros tecidos, inchando também os testículos e dando a impressão de que a inflamação “desceu”. Mas isso só rola se o sistema imunológico da pessoa estiver fraco. Desde que não debilitem o sistema imunológico, os exercícios físicos estão liberados.

(!) Pouca gente sabe, mas a caxumba pode atacar diretamente os testículos sem se manifestar nas parótidas, ou seja, sem deixar a pessoa com as bochechas inchadas.

4. Chega de usar esse videogame!
Essa lenda cheira mais a disputa pelo controle remoto… Os jogos eletrônicos desgastam a TV na mesma medida que novelas, partidas de futebol, telejornais… Ou seja, qualquer programação que mantenha o monitor ligado. Quanto mais tempo ele permanecer funcionando, mais cedo virão os problemas técnicos.

(!) Imagens estáticas exibidas por muito tempo podem “queimar” a telinha, deixando marcas permanentes. Mas isso vale tanto para games com contadores de pontos fixos como para canais de TV que exibem sua marca no canto da tela.

5. Se você tomar friagem vai ficar gripado!
Gripes e resfriados são doenças respiratórias causadas por vírus que podem ser contraídos pelo ar ou por contato direto entre as pessoas. Até hoje, nenhum estudo provou que seres humanos submetidos a baixas temperaturas — a popular “friagem” — correm mais riscos de contrair essas doenças.

(!) Esse mito pode ser explicado porque, em dias mais frios, as pessoas passam mais tempo aglomeradas em ambientes fechados, o que facilita a contaminação. Além disso, alguns tipos de vírus da gripe se multiplicam mais no inverno.

6. Comer chocolate dá muita espinha!
Alguns estudos até associam uma dieta rica em açúcar com o aparecimento de espinhas, mas não há nada especificamente condenando o chocolate. Além disso, a predisposição genética e as alterações hormonais – comuns na adolescência e em momentos de estresse – é que são os principais responsáveis pelas espinhas.

(!) Essa lenda pode ter surgido porque muitas pessoas tendem a consumir mais chocolate nos períodos em que estão mais tensas ou ansiosas — situações em que os hormônios ficam mais à flor da pele, estimulando as espinhas.

7. Passa um pouco de gelo nessa queimadura!
Poucas mães acertam na hora de dar conselhos sobre como tratar uma queimadura. Em contato prolongado com a pele, o gelo também queima. Além disso, ele pode grudar e descolar a pele que protegeria o local atingido. Pasta de dentes, manteiga e qualquer outro produto caseiro também devem ser evitados.

(!) Em queimaduras leves, a melhor indicação é usar água fria para resfriar a queimadura e evitar a formação de bolhas. Pode ser água corrente, numa bacia ou em compressas.

8. Se não usar óculos, seu grau vai aumentar!
A progressão ou estabilização do grau de deficiência visual acontece naturalmente e varia de pessoa para pessoa. Usar ou deixar de usar óculos não interfere nesse processo. As lentes só servem para corrigir as falhas oculares que atrapalham a formação da imagem.

(!) Os óculos para estrabismo (”vesguice”) educam os olhos a corrigir os movimentos descoordenados. Nesse caso, a falta de uso pode resultar numa acomodação permanente da visão com problemas.

9. Quem está com dor de garganta não pode tomar sorvete!
Não caia nessa fria! A inflamação da garganta, que em geral aparece junto com gripes e resfriados, é causada por vírus – e, em alguns casos, por bactérias – que não têm nada a ver com um delicioso sorvete. Pelo contrário! Se a irritação da garganta estiver incomodando muito, um sorvetinho bem gelado até ajuda a aliviar a dor.

(!) Segundo a Associação Brasileira das Indústrias de Sorvete, o brasileiro consome em média 2,7 litros de sorvete por ano – só um décimo do consumo per capita da Nova Zelândia, país líder no ranking mundial.

10. Se engolir o chiclete ele gruda no estômago!
Digamos que essa não passa de uma meia-verdade. Graças ao muco das paredes estomacais, o chiclete não fica grudado ali. A tendência é que ele saia junto com as fezes. Mas, se você engolir muitos chicletes, pode dar o azar de eles obstruírem a saída do estômago ou do intestino. Aí, o jeito é apelar para uma cirurgia…

(!) O maior prejuízo que o chiclete provoca no estômago é que a mastigação constante “engana” o órgão: ele acumula suco gástrico à espera de um alimento. Como a comida não vem, esse suco acaba irritando as paredes estomacais, podendo causar gastrite.

vi no Mundo Curioso

quarta-feira, 8 de junho de 2011

CONCILIAÇÃO



É hora de estender a mão aos inimigos...

terça-feira, 7 de junho de 2011

segunda-feira, 6 de junho de 2011

CANELEIROS - 16ª EDIÇÃO



O Brasil conseguiu segurar um grande empate contra a vice-campeã mundial Holanda no sábado.

É, amigo, jogar fora de casa é sempre difícil, ainda mais com um adversário que joga retraído. Porque, afinal, jogar em Goiânia, para a Seleção, é jogar fora de casa. Todo mundo sabe que a casa do meu Braziu brazileiro é o Emirates Stadium.

Como todo mundo sabe que o Brasil-il-il é o melhor time de futebol da galáxia, a Holanda veio fechadinha, trancada, não dando espaço para ninguém.

Esses europeus... Sempre iguais! São todos cintura dura e aí ficam só jogando na botinada e na defesa. Ou alguém ainda vai dizer que aquele tal de Robben joga alguma coisa? Só sabe fazer a mesma jogada. Fraco. E o tal do Afellay? Joga no Barcelona, aquele timinho que vai tomar uma goleada do genial Santos de Neymar, Ganso e Elano (não, não tem mais ninguém no time, obrigado).

Mano Menezes está fazendo direitinho. Esquema tático? Usar meias na posição de mais? Bah, bobeira. Futebol é jogado ali, em campo. Esse negócio de esquema tático é coisa de europeu ruim de bola. Jogo é jogado, é só deixar os craques entrarem em campo e resolverem. Até porque o Brasil só perde para ele mesmo.

Aqui é só craque, amigo. Deixa a bola rolar. Empatar com a Holanda em amistoso tá bom. Deixa chegar a Copa que eles vão ver... OH WAIT! BRASILILILILILILILILILILILILILILILILILIL

“Teixeira ignora passado e diz que Ronaldo foi o melhor jogador de sua gestão” (UOL) – Por “melhor” ele quer dizer “o que mais me rendeu popularidade”.

“Messi é melhor do que Pelé e Maradona” – Teve um 10 do Barcelona que um dia alguém falou isso... Como era o nome dele mesmo? Ah, Ronaldinho!

Oscar, meia do Internacional arrebentou no final de semana. Cada vez mais, Falcão parece ter que arrumar um lugar para o moleque no time.

Atlético-PR: tem gente que fala que o time do Palmeiras é feio. Se for, imagine então o que é o Atlético-PR que não só foi derrotado pelo alviverde, como ainda embalou a terceira derrota consecutiva.

Klose arrumou as trouxinhas e vai deixar o Bayern. Bom, depois de ser reserva por tanto tempo no clube e titular na seleção, era de se esperar...

Tomasson, o mito, se aposentou. Cansou de perder gols na vida.

Carlo Ancelotti disse que via ter “ano sabático”. Esse é o nome bonito para desempregado. Se fosse pobre e pegasse metrô, era vagal mesmo.

Noite de 9 de Junho de 2011. Uma data histórica na Liga Americana (MLS). Em campeonato confuso, em que, apesar de 2 grupos, todos jogam contra todos em turno e returno e ninguém sabe a qual rodada o jogo pertence, graças a um erro americano do Tolete (ou será do próprio?), o Sporting Kansas City, fará o seu 11º jogo no campeonato e... acreditem ou não, a PRIMEIRA partida EM CASA (deve ser o recorde mundial)...

Aqueles que criticarem Caneleiros serão usados como colchão de Ronaldo Fenômeno, com seus 72 kg (segundo balança inventada por ele).

AINDA NÃO É HORA DE ESCULACHAR




Compilado do Blog do Birner (Veja o link ao lado)
Não é o momento de cobrar resultados e bom futebol da seleção. Nem de vaiar o time de Mano


De Vitor Birner

Brasil 0×0 Holanda

Não achei interessante me aprofundar no jogo em si.Como a seleção brasileira está sendo reformulada, escrevi o post pensando nisso.

Sem ilusões

Jogadores cansados após a temporada na Europa, jovens promessas, quase nenhum entrosamento e um grande adversário pela frente. Quem esperava ver esse Brasil gastando a bola errou, se iludiu.

Os mais de 30 mil que foram ao Serra Dourada vaiaram o jogo sem gols.

Não vou discutir o direito deles, pois pagaram o ingresso e o futebol do Brasil foi mediano. Apenas acho o desempenho da seleção normal nesse período de reformulação.

Bem pensado

Mano escalou o meio-campo versátil. Lucas e Ramires, os volantes, podem ajudar na criação. Elano, terceiro homem do setor, ajuda os dois e a articulação dos lances de gol. Robinho é meia que, dependendo do momento, tem condição de ser atacante do lado direito. Neymar, na esquerda, se posiciona tal qual um ponta e volta para formar o meio-campo.

A seleção, por conta disso, tinha condições de atuar no 4-3-1-2, 4-2-2-2, 4-1-3-2 ou no 4-2-3-1, esquema tático mais utilizado no jogo. Fred, de boa técnica e movimentação, em tese completa o time bem. Neymar, Robinho, Elano e Ramirez se aproximam do centroavante para as tabelas.Além disso, o atacante do Flu é bom finalizador.

Fácil compreender

A dificuldade do Brasil na frente é simples de entender: falta entrosamento aos comandados de Mano. A Holanda, ao contrário, está pronta. Não contou com Sneider, maestro do meio-campo, mas usou a base da equipe vice-campeã do mundo.

O time laranja se posiciona no 4-2-3-1, prioriza a marcação e aposta nos contragolpes com os velozes Robben, na direita, e Kuyt do outro lado na linha de 3. Por isso era previsível a dificuldade brasileira na criação.

Cansaço holandês

No primeiro tempo frio, lento e chato a Holanda perdeu duas chances de balançar as redes.

Ficou atrás, deixou o Brasil levar a bola até o meio-campo, apostou nos contra-ataques e assim criou as oportunidades. Não fez 1xo porque Julio César, cara a cara com Afellay, fez grande defesa

Para sorte do Brasil, a condição atlética dos holandeses não era boa. A seleção de Mano tirou proveito da situação, cresceu na etapa complementar e pecou nas finalizações. Como você queria ver, diante de tais situações, o Brasil jogando muito????Mano Menezes está bem no difícil trabalho de reformular a seleção brasileira. Períodos de transição são complicados. O ótimo treinador precisa tomar cuidado. Sofre injustas críticas por causa das derrotas nos amistosos contra Argentina e França, quando Douglas e Hernanes, que precisavam ser testados, comprometeram.
Se não vencer a Copa América, algo normal em território argentino, é o maior candidato à vítima da situação toda.Mano inicia o trabalho para a Copa do Mundo em 2014. Precisa reformular, rejuvenescer o envelhecido elenco que foi à África do Sul.
A história mostra que vários grandes jogadores de clubes não conseguem repetir o desempenho na seleção. Por isso Mano testa muitos boleiros. Tem que ver como reagem.

No segundo, terceiro jogo da Copa América será justo cobrar alguma evolução. E fundamental: não esqueça dos problemas de nosso futebol seja qual for o desempenho no torneio continental.

domingo, 5 de junho de 2011

UM DOS MAIORES?

jogadores barcelona troféu supercopa da espanha

As últimas três temporadas do Barcelona levantam a discussão se esse time seria um dos melhores da História. Gente série e especialista no tema, como Mauro afirma que esse Barça é o melhor de seus 112 anos.

Outros levantam a dúvida se esse time é melhor até que o time da primeira metade dos anos 90, ou melhor que o time das temporadas 2005 e 2006. Em relação a esse último, Valdes, Puyol, Xavi, Iniesta e Messi continuam no Camp Nou, e com certeza, os três últimos evoluíram, sendo que Iniesta e Messi sequer eram titulares.

Esses dois times eu vi atentamente e posso afirmar que o atual é melhor, e a única vantagem do time que ergueu a Champions em Paris (2006) era Ronaldinho. Sua decadência marcou o declínio daquele time.

Jogando naquela época o que jogam hoje, Daniel Alves, Iniesta, Messi e Busquets com certeza seriam titulares daquele time; Piqué provavelmente desbancaria o ótimo Rafa Marquez e Abidal está no mesmo nível que Gio van Bronckhorst.

O problema está na comparação do time que foi tetracampeão espanhol. Primeiro, porque não acompanhei os comandados de Cruyjjf, mas não dá para renegar que um time que tinha Koeman, Laudrup, Stoichkov e mais tarde, Romário seja genial. Isso sem contar Zubizarreta, Bakero, Guardiola e Nadal.

O que diferencia o time comandado por Guardiola é o conjunto, que contraria a tendência mundial de recuar para explorar os contra-ataques: não há contra-ataques no Barcelona porque o time marca desde o campo de ataque.

Messi é a estrela do time, jogador que ainda não ingressou no Panteão dos grandes do futebol mundial, coisa que só acontecerá se ele carregar a Argentina na conquista de um Mundial. Lembremo-nos de Ronaldinho, que desceu a ladeira justamente quando se esperava que fosse brilhar na Copa de 2006.

Xavi é um armador único, do tipo raro no futebol mundial, e Iniesta tem uma versatilidade singular no futebol mundial.

Se ocorresse um confronto entre o time atual e o dos anos 90, ocorreria um empate, de preferência com muitos gols

SÉRGIO CABRAL, O HIPÓCRITA



Tempos atrás, um dos sonhos de diversos meninos era ingressar no Corpo de Bombeiros. Hoje, pensam em se tornar jogador de futebol, pagodeiro, funkeiro, e por aí vai...

O governo do Rio vai fazendo a sua parte: 950 reais de salário incial para um serviço duro, o de arriscar a sua própria vida para salvar inúmeras vidas alheias. Quando os membros da corporação quiseram negociar, o governo se faz de surdo, diz que não há recursos..

A mesma pataquada de sempre. Enuqanto isso, só para constar, a administração de Sérgio Cabral investe aos tubos em publicidade (conveniente para silenciar a mídia) e em outras cositas, como a faraónica reforma do Maracanã, a enésima nos últimos vinte anos (já daria para erguer uma dúzia de novos estádios com a grana "investida").

A invasão (ou ocupação como queiram) do Quartel da corporação tem um ritual simbólico: um tapa na cara do governador, uma forma dura, mas necessária de lhe pressionar. Em geral, a classe política reage às ridicularizações públicas dando coice e se fazendo de vítima.


É muito fácil falar em hierarquia, talvez seja conveniente relembrar que a Revolta dos Marinheiros esteve no contexto do Golpe de 64, e é útil usar o BOPE (outra instituição popular no caótico Rio de Janeiro) para se defender. Dentro desse contexto, o governo até tem razão em dizer que é absurdo usar mulheres (inclusive grávidas) e crianças como munição na quartelada.

O mesmo Cabral que chama de vândalos os Bombeiros é o mesmo que se fez de cego diante da ameaça de tragédia (que se concretizou) na região serrana. Um ano antes, ele chorara diante de ameaça de perda dos recursos dos royalties do petróleo, mas não derramou nenhuma lágrima pela morte das vítimas da omissão.

Agora, ameaça expulsar os rebeldes. Pode até fazer, mas dificilmente conseguirá atrair profissionais competentes para substituí-los com esse salário tão ridículo. Corre-se o risco de essa corporação seguir o mesmo caminho do Magistério.

Sem metáforas, o incêndio já começou, e cabe dessa vez ao governo o papel de debelá-lo. Então que a água para essas chamas seja em forma de respeito.