sábado, 26 de março de 2011

RÁPIDAS IMPRESSÕES


Daniel Munoz/Reuters


Início de temporada na Fórmula 1, primeiros treinos livres, primeira classificação...

E primeiras impressões:

Vettel sobrou. Mesmo sem o Kers, o alemão da Red Bull, pôs 0,7 segundos de vantagem para Hamilton, o segundo colocado, e 0,8 sobre seu companheiro Webber.

Se Webber não reagir logo, será o segundo piloto desde o início da temporada. Ele sabe que Vettel é o queridinho da equipe, ainda mais com o título.

Todos esperavam a Ferrari como a segunda equipe, mas Alonso foi apenas o quinto, e Massa o oitavo, reclamando horrores dos pneus. Massa também precisa ficar atento, que sua batata está assando em fogo cada vez mais alto em Maranello.

A Mclaren pôs Hamilton em segundo e Button em quarto, mas quem acompanhou a pré-temporada afirma que os dois vão brigar com Alonso pelo terceiro lugar.

Massa depois de rodar, quase nem passou pelo Q1, e Barrichello rodou no início do Q2, e sai em 17º. traduzindo: o primeiro ficou longe do pódio, e o segundo longe dos pontos.

Petrov sai em sexto: ou o russo andou como nunca tinha andado ano passado, ou o carro é muito bom, apesar de uma barbeiragem de Heifeld o ter deixado fora do Q2. Imagine de Kubica estivesse em condições de correr...

Rosberg em 7º, Schumacher em 11º: 2011 começa com cara de 2010 para a Mercedes.

Outras boas surpresas: Kobayashi em nono, Buemi em 10º, Alguersuari em 12º.

Maldonado, em 15º, pode dizer que pelo menos sai à frente de Barrichello, o que pelo menos nessa corrida, não é nada demais.

Di Resta em 14º, Sutil em 16º. Esperava mais da Force India.

Lotus e Virgin Marussia: afora a troca do nome da segunda, permanecem como no ano passado, abrindo a Segunda Divisão da Fórmula 1.

Hispania: Vitantonio Liuzzi é nove segundos mais lento que Vettel e Narain Karthikeyan, onze. Inauguraram a regra do 107%, e assistem a corrida do lado de fora. Quem vai querer anunciar em um carro que sequer vai para o grid?

 

sexta-feira, 25 de março de 2011

APEQUENANDO O ANÃO



O Democratas (ou DEM, aqui chamado de Demo), segue à passos largos rumo sua condição de partido nanico. A oficialização do tal PSD, liderado por Gilberto Kassab é mais um passo para a redução do ex-grande partido da direita.

O tal PSD já nasce com o lema de "se há governo, sou a favor": já se prontifica em apoiar o governo federal (petista) e o governo paulista (tucano). Ou seja: já sai pelego da maternidade.

Aos poucos, a nova legenda vai crescendo: além de Kassab (não nos esqueçamos o atual prefeito da maior cidade do país), se vão o vice-governador (Guilherme Afif Domingos) e mais quatro deputados federais paulistas, além de mais três de outros estados, inclusive na Bahia, onde o Império de ACM se tornou ruínas, que tentam ser reconstruídas pelas mãos do inexpressivo ACM Neto.
`
Índio da Costa, candidato à vice de Serra ano passado, também deve ingressar na nova legenda, e assim se livrar de Rodrigo Maia, que pode atrapalhar a sua possível candidatura à Prefeito do Rio.

Para atrair mais filiados de peso  em outros estados, a promessa de controle dos diretórios e privilégios no lançamento de candidaturas.

E a cláusula antifidelidade: no estatuto do PSD está garantido que qualquer filiado pode deixar a legenda com a garantia que não será acionado na Justiça por conta da infidelidade. Isso pode interessar muita gente.

Lembremos que essas baixas são apenas no Demo. O tal PSD pode arrancar muita gente de muitos partidos ainda...

quinta-feira, 24 de março de 2011

MAIS UMA DA FALHA


A Folha de São Paulo, que nos últimos anos tem feito jus ao apelido de FALHA DE SÃO PAULO vai mesmo descendo a ladeira rumo a um jornalismo (?) sensacionalista, inútil, e antes de tudo, babaca.

Hoje, o roto panfleto se pôs a analisar o desempenho de Luís Felipe Scolari à frente do Palmeiras.

Vamos às idiotices, devidamente comentadas:

"Felipão não ganha um clássico há dez anos, desde quando o Cruzeiro derrotou o Atlético Mineiro em 2001, pela Copa Sul-Minas"

Jornalista bobalhão, primeiro defina bem o que é clássico, e não oculte que ele passou sete dos últimos dez anos treinando Seleções (Brasil e Portugal), e dentre os confrontos entre selecionados, posso te citar a vitória portuguesa sobre a Espanha na Euro-2004 (o clássico ibérico), e as vitórias brasileiras sobre Inglaterra e Alemanha no Mundial de 2002.

Ao dizer que ele nãoo venceu clássicos com o Chelsea, omite uma vitória dos Blues sobre o Tottenham, pela Premier League.

Agora, se você não acha que partidas contra Inglaterra e Alemanha não são clássicos, vai te catar...

E se a questão for clube, contabiliza as duas vitórias do Bunyodkor sobre o Tashkent, pelo Campeonato Uzbeque.

"Scolari só venceu times pequenos no Paulistão"

Abestalhado, o Palmeiras perdeu para o Corínthians e empatou com o São Paulo, RESULTADOS ABSOLUTAMENTE normais

"Só o salário do treinador é o dobro da folha salarial do Linense"

Se pensarmos desse jeito, o Corínthians e o Fluminense, que têm as maiores folhas do país seriam imbatíveis. O primeiro não passou da Pré-Libertadores, e o segundo transpira sangue para avançar à Segunda Fase.

Além do mais, esse jornalismo sujo nunca teve coragem de dizer o mesmo de Roanldo ou ronaldinho Gaúcho: não me imagino vendo a Folha publicar: "Corínthians empata com time x, que gasta y% do salário de Ronaldo"

Por essa e por outras, que raramente me guio por esse tipo de gente para servir de base para minha opinião.

Encerrando: JORNALISTA NÃO TEM OPINIÃO, QUEM TEM OPINIÃO É O DONO DO JORNAL. Principalmente, quando sua opinião tem rabo preso

O pobre escriba apenas fez o seu dever de seguir as ordens de seu editor, outro pau-mandado, diga-se de passagem...

terça-feira, 22 de março de 2011

MAIS QUE MENTIROSO E MUITO MENOS QUE HONESTO




Interessantes as notícias sobre a briga de quadrilhas no futebol brasileiro. Enquanto empresas do mundo inteiro divulgam com muito orgulho o faturamento e o lucro que têm, os clubes brasileiros e a Globo têm "cláusula de confidencialidade" sobre os valores pagos para a transmissão dos jogos pela TV.

Dizem que são formidáveis, mas não podem compartilhar com ninguém essa informação, ao contrário de clubes falidos e campeonatos fracassados como o espanhol, italiano ou inglês

Os dirigentes, com vasto e profundo amor por seus clubes, lutam desesperadamente para impedir que outras emissoras ofereçam MAIS dinheiro. Com uma mercadoria que todo mundo quer comprar, eles não oferecem para ninguém. Só negociam com a Globo e não aceitam nem conversar com quem se dispõe a oferecer MAIS. Não querem nem saber quais são as outras propostas.

O glorioso presidente do Corinthians, Andres Sanchez, tem a cara-de-pau de dizer que vai receber, perdão, o Corinthians vai receber, mais de 90 e menos de 130 milhões. Diz ainda que é um dos cinco maiores contratos do mundo e embora seja uma mentira absurda nenhum jornalista sequer contesta.

O que você acharia se teu vizinho dissesse que vendeu a casa porque ofereceram mais de 90 e menos de 130 mil e não aceita nenhuma outra proposta, por maior que seja?

segunda-feira, 21 de março de 2011

CANELEIROS - 6ª EDIÇÃO



Final de semana meio xoxo, e a equipe comandada pelo Editor-Chefe Astrosomildo Peçanha não tinha muito trabalho.


Até que a contusão no tornozelo de Alexandre Pato provocou um alvoroço na redação: como pode um Pato ter um tornozelo? O intrépido repórter Pafúncio Vasconcelos saiu á campo consultando especialistas, pseudo-especialistas, pitaqueiros, entendidos e botequeiros para chegar à conclusão que...

Não há conclusão nenhuma!

Além do mais, a redação estava desfalcada esse final de semana: o nosso repórter Demonésio Peçanha acompanhou a visita de Barack Obama ao Brasil. Se não tivesse jogo do Botafogo no Domingo, de certo, Joel Santana seria o tradutor:

Gúdi Morningui Braxilians! Naicetíu mitiu. Aim depresidenti of Iunaidet Isteites....

Em tempo: os filhos de Papai Joel perderam pro Vaixxxxco

Não deu para acompanhar o futebol de Ronaldinho, que de certo, aproveitou que não houve jogo para curtir uma saidinha à noite, coisa que ele quase nunca faz. Enquanto isso, a Cabofriense brecou o Mengão-sem-freio do profexô Luxa...

Nada que afete a filojofia de trabalho.

Por falar em Flamengo, o profexô disse primeiro que Adriano (o Nero) não vinha, para depois dizer que ele poderia vir sim.

De manhã, ele cantou: quero não, pode não, o Luxa não deixa não...

E de noite: quero sim, pode sim, a Dona Patrícia disse que sim...

Nada como relembrar Reginho, esse mito do cancioneiro popular...

Em São Paulo, depois um revigorante e refrescante banho no Tietê, Leovegido Brandão saiu à caça de informações, e descobriu que:

1. O estádio do Curica tem finalmente o seu Alvará. Nada como um bom despachante! No caso, quem conseguiu o despacho foi Pai Saravá.

2. Felipão fica no Palmeiras. Mas, o diretor de futebol disse: “se ele quiser ir embora, pode ir...”. Traduzindo: vaza, gaúcho! A gente quer economizar uma boa grana.”

3. No Santos, Ganso se recuperou da contusão no joelho, mas o Peixe continua se afogando (pode isso, Arnaldo?). Aliás, como pode um Ganso ter uma contusão no joelho? Pode isso, Arnaldo?

Na Europa, após o sorteio da Champions (aquela que a imprensa insiste em dizer idiotamente que é um torneiozinho mixuruca perto da Libertadores):

Real Madrid x Tottenham: dá Real, mas com um pouco de força. Talvez não dê tempo de Cristiano Ronaldo ajeitar o cabelo.

Shakhtar x Barcelona: para quem pensa que o Barça se deu bem no sorteio, pode acabar descobrindo que o time catalão entrou em uma gelada. Lá na Ucrânia, então, mais gelada ainda...

Internazionale x Schalke 04: dá Inter, que pegou a baba das quarta. Mas, para quem quase empatou com o Lecce...

Chelsea x Manchester Unidet: um clássico inglês. Precisamos de um tradutor para entender o jogo. Quem sabe Joel Santana nos ajude...

domingo, 20 de março de 2011

O SILÊNCIO GARANTE O EMPREGO



AOS SÁBADOS TAMBÉM SE FAZ JORNALISMO

De: www.midiasemmedia.com.br/paulinho

Guilherme Amaral, leitor deste blog, enviou uma mensagem para o apresentador Tiago Leifert, da Rede Globo, questionando se falariam sobre a possível CPI da CBF na programação esportiva da emissora.



Sabemos do comprometimento da Globo com Ricardo Teixeira, desde que adquiriu os direitos para exibir, com exclusividade, partidas da Seleção Brasileira, razão pela qual nunca mais tratou sobre notícias que poderiam desagradar o Barão de Munchausen.


Mas, é triste ver um jovem talentoso, que inovou na maneira de apresentar programas esportivos no Brasil, e quem vem sendo tratado por muitos, até pela ACEESP, como referencia da profissão, dar de ombros para um assunto tão sério.

Jornalista, além de ter talento para comunicação – e ele tem – precisa entender que possui, antes de tudo, o dever de trabalhar pelo bem social.


Ignorar a necessidade de se investigar uma gestão tão nefasta quanto a da CBF e ainda fazer chacota com o leitor que lhe cobra uma atitude da qual deveria ter tomado sem a menor cobrança, é demonstração de imaturidade e falta de comprometimento com a profissão.


Talvez a idade tenha feito o deslumbramento lhe subir à cabeça, mas sempre é tempo de refletir e mudar de atitude.




Comentário: é o que sempre falo: com raras exceções, Jornalistas não têm opinião. Quem tem opinião é dono do jornal...