sábado, 27 de novembro de 2010

COMO IDENTIFICAR UM DIREITALHA


















Original aqui

- por André Lux, jornalista e crítico-spam (de esquerda)



Inspirado pelo texto do jornalista Leandro Fortes, resolvi fazer uma listinha básica com dicas para quem quer aprender a identificar um direitista enrustido. Porque, como bem sabemos, ninguém tem coragem de admitir que é de direita no Brasil, mas prestando atenção aos discursos e atitudes das pessoas fica fácil identifica-los.


Vamos lá:


1) Como bem apontou Fortes, o direitista enrustido costuma bradar que odeia política e políticos em geral e que “não existe esse negócio de direita e esquerda”. Mas, na prática, é diferente. O cara em alguém do DEMO, do PSDB ou em qualquer um que for o anti-petista ou anti-esquerdista da vez. Se Adolf Hitler em pessoa ressuscitar e chegar ao segundo turno contra um petista, por exemplo, adivinhem só em quem ele vai votar?


2) Eles adoram xingar os abusos da Telefônica, da CPFL e os pedágios caríssimos das estradas. Enquanto você concorda, são só sorrisos. Porém, na hora que você lembra que a culpa de tudo isso recai sobre as privatizações lesa-pátria ocorridas nos oito anos de governo FHC, ele fecha a cara e começa a defendê-las, alegando que “antes a gente tinha que esperar anos pra conseguir um telefone” e que a culpa é das “agências reguladoras” (que também foram criadas pelo FHC). Aí você explica que não é contra parcerias público-privadas, desde que elas sejam feitas em favor da população e não de um grupelho de “amigos do rei”. E então faz aquela fatídica constatação: “Realmente, hoje você consegue uma linha rapidinho, só que paga as tarifas mais caras do mundo, recebe em troca um serviço horrível e não tem ninguém para reclamar”. Se depois disso a pessoa se enfurecer e começar a falar mal do Lula, do PT ou de Cuba, pode ter certeza que você está diante de um direitista.


3) Toda pessoa de direita acredita piamente que as pessoas são pobres porque querem. “O problema do Brasil é que pobre não gosta de trabalhar”, costumam repetir. De tanto ler a Veja e ver o Jornal Nacional, eles passam a crer que o sujeito mora numa favela e só consegue trabalhar de lixeiro porque “não quis estudar” ou “não se esforçou o suficiente para subir na vida”. Quando você lembra que essas pessoas não têm condições nem para comer, são obrigadas a trabalhar desde cedo largando os estudos e, devido a tudo isso, só conseguem arrumar subempregos, o direitista novamente vai fechar a cara e começar a resmungar coisas sem nexo do tipo: “Pode ser, mas se um vagabundo desses entrar na minha casa eu meto tiro!”.


4) Ainda em relação aos excluídos, o direitista vive dizendo que a solução para os problemas sociais do país é “investir em educação”. Claro que, como bom esquerdista, você vai concordar com ele. Mas você será obrigado a explicar que a direita, que governou o país desde que o Cabral invadiu essas terras, nunca investiu em cultura e em educação. Pelo contrário. E foi durante a ditadura militar de direita que o sistema público de ensino sofreu seu golpe mais duro, ficando totalmente sucateado. Então vai lembrar ao direitista que se todo mundo tivesse estudo e condições iguais para “subir na vida”, ele (ou ela) seria obrigado(a) a fazer faxina na própria casa ou a recolher o lixo da rua, já que ninguém mais precisaria se sujeitar a trabalhar nesses subempregos, exceto de forma voluntária para ajudar a comunidade - igual acontece em Cuba – ou no mínimo ganharia um salário igual ao de um médico. Pronto. Depois dessa é melhor você correr para um abrigo!


5) Pessoas de direita tendem a ser extremamente incoerentes. Via de regra, elas falam mal de tudo (política e políticos, programas na TV, filmes, jornalistas, sexualidade, música) e repetem que “o mundo está perdido”, “nada mais presta” ou “na minha época não tinha nada disso”. E geralmente terminam suas reclamações dizendo que a única solução para tudo isso é “jogar uma bomba atômica e começar tudo de novo”. Aí, logo depois, eles afirmar que são “conservadores”...


6) Conheço uma dúzia de caras, por exemplo, que adoram o Pink Floyd (até tocam suas músicas em bandas cover) enquanto repetem jargões que deixariam até um nazista envergonhado. “Vai dizer que o Roger Waters é petista agora??” costumam vociferar quando você aponta essa incongruência a eles. Obviamente, os direitistas confundem ser “de esquerda” com “ser petista” ou “ser comunista”. Quando eles cantam “Imagine”, do Lennon, com certeza não se tocam que aquela é uma música que contesta o sistema vigente que eles defendem, ou seja, é de esquerda. E aí, voltamos à lógica esquizofrênica exposta acima: o direitista enrustido é contra tudo, acha que o mundo está perdido, que o ser humano não presta e que político é tudo FDP, mas na hora das eleições, dá seu voto aos sujeitos mais conservadores, reacionários e corruptos que existem. Justamente aqueles que, além de não mudar nada, vão deixar tudo ainda pior. Aqueles que, como diz Mino Carta, “querem deixar as coisas como estão para ver como é que ficam”.


7) Uma forma fácil de identificar um(a) direitista enrustido(a) é começar a falar sobre Cuba. Disfarçado no discurso “a favor da democracia e da liberdade”, você vai poder identificar todos os clichês mais obtusos que a mídia de direita usa para doutrinar os incautos. Não adianta você dizer que antes do Fidel, Cuba era uma ditadura de direita na qual a maioria esmagadora da população passava fome e não tinha direitos. Nem que, depois do Fidel, ninguém mais passa fome e todos têm acesso gratuito à educação, à saúde, à alimentação e ao transporte. Também é inútil explicar que, em Cuba, não existem crianças na rua pedindo esmola e que a maioria da população tem curso superior adquirido gratuitamente. Pois o direitista vai jogar na sua cara que em Cuba não existem carros zero km, nem telefone celular, nem shopping centers, nem DVD, nem liberdade de imprensa. Sim, trata-se da mesma pessoa que acabou de vociferar que “o mundo está perdido”, “na televisão só tem porcaria”, “jornalista é tudo safado e a imprensa é uma merda”, “hoje em dia essa molecada só quer gastar dinheiro com lixo” e “o problema do Brasil é a falta de educação e cultura”. Eu disse que coerência não é o forte deles, não disse?


8) Direitista enrustido que se preze é a favor do neoliberalismo. Não, ele não tem idéia do que é isso nem quem inventou esse negócio, mas como ouviu o Arnaldo Jabor e o Django Mainardi dizendo que era a solução para os problemas do mundo, ele acreditou. E passou a repetir tudo como um bom papagaio: são contra o Estado e as Estatais (mas não reclamam quando dinheiro público é usado para salvar bancos privados da falência), a favor das privatizações (sim, as mesmas que o fazem espumar de ódio contra a Telefônica) e pregam a “redução dos impostos” (ao mesmo tempo em que choram de raiva por terem que pagar fortunas para ter plano de saúde privado). Como são manipulados pela mídia de direita, adoram meter o pau no governo Lula, não reconhecem nenhum mérito nele e acreditam (mesmo!) que tudo de bom que acontece hoje no país é resultado do governo FHC (embora eles odeiem política e todos os políticos, inclusive os do PSDB, lembram?).


9) Outra característica marcante da turma da direita é a certeza absoluta que são donos da verdade. Quando eles falam sobre qualquer assunto, não estão emitindo uma opinião, mas sim uma verdade única e incontestável. A melhor forma de fazer um tipinho desses sair do armário e mostrar sua verdadeira face é simplesmente contestá-lo com argumentos sólidos e muita calma. Eles até vão tentar rebater, mas quando perceberem que o que estão dizendo é APENAS uma opinião e que, por mais que tentem te ridicularizar ou denegrir, você não vai mudar a sua opinião, o direitista enrustido vai então partir para ataques chulos e de cunho pessoal, como que tentando convencer os outros que o que você diz não tem valor, afinal trata-se de uma pessoa má, feia, fedida, chata ou qualquer outra coisa. Em última instância, o direitista enrustido vai perder todas as estribeiras e acabará apelando para o último recurso usado na tentativa de calar o interlocutor: ameaçar processá-lo!


E então? Você conhece um não conhece um monte de gente assim por aí? Vai ver você é uma delas. Mas não se desespere, pois sempre é hora para mudar.


E, como diz John Lennon, eu espero que um dia você possa se juntar a nós para que o mundo possa ser um só...

ENTREI NA CAMPANHA

fuck you Zé serra!

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

NOVO LOGO

CARTA ABERTA A LUIZ CARLOS PRATES



Original aqui

Carta à Luiz Carlos Prates




Caro Sr. Luiz Carlos Prates,


Me chamo Plínio, sou professor de História e, como tantos outros das camadas mais baixas da sociedade, consegui comprar um automóvel nos últimos anos devido à facilidade de crédito implantado pelo governo Lula. Assim como tantos outros, adquiri um carro popular, já com 4 anos de uso e sem qualquer acessório que produza maior conforto ou coisa do tipo.


Porém, gostaria de relatar algo que o Sr. provavelmente não sabe, ou tenta evitar saber, ao expor seus comentários ao vivo na TV. Da mesma forma que o governo do presidente Lula me permitiu adquirir um carro popular, também me permitiu continuar meus estudos. Durante este governo, graças aos investimentos em educação e apoio à pesquisa, foi possível a uma pessoa como eu, vinda de família pobre e do interior do estado de Minas Gerais, fazer o mestrado e hoje cursar o doutorado numa instituição pública federal de ensino superior.


Mais ainda, Sr. Luiz Carlos Prates, este mesmo governo me permitiu ascender socialmente e obter estabilidade ao ampliar as instituições de ensino comprometidas com a oferta de cursos técnicos e superiores, como as Universidades e os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, numa das quais hoje sou professor efetivo. Foram inúmeros concursos e a efetivação de milhares de docentes e técnicos nestas instituições. E é exatamente sobre este aspecto que gostaria de avançar na minha discussão.


O Sr. afirma que este governo permitiu a quem “nunca tinha lido um livro” adquirir um carro através do crédito fácil. Porém, esquece-se o Sr. de mencionar que este governo “espúrio” investiu mais em educação do que qualquer outro. Este mesmo governo deu acesso às camadas mais baixas da população aos bancos das universidades e permitiu a diversos jovens estudarem e terem uma profissão ao ampliar as escolas técnicas por todo país.


Não, Sr. Luiz Carlos Prates, estas pessoas que compram carros hoje não são tão “miseráveis” e “desgraçadas” quanto o Sr. pensa. Pelo contrário, estas pessoas compreendem melhor a sociedade em que vivem e os grandes ganhos que tiveram nos últimos anos.


Não, Sr. Luiz Carlos Prates, estes indivíduos não passeiam de carro para amenizar os conflitos entre maridos e esposas. Estes indivíduos saem para celebrarem, juntos, a felicidade de uma nova vida que se constrói. Não são pessoas frustradas, pelo contrário, são indivíduos REALIZADOS. Na verdade, frustrada é a elite que sempre teve este país nas mãos e que agora não consegue aceitar que as camadas mais pobres ascendam e passem a ter acesso àquilo que era tido como exclusividade dos grupos privilegiados economicamente.


Não, Sr. Luiz Carlos Prates, os acidentes nas rodovias não acontecem por causa destes “miseráveis” e “desgraçados”. São diversos os motivos dos acidentes, entre eles, o excesso de velocidade daqueles que podem adquirir os modelos de automóveis mais luxuosos e velozes e que, mesmo com toda a tecnologia de seus carros, também não conseguem “vencer as curvas” e outras barreiras que possam aparecer – entre elas, veículos de indivíduos inocentes.


Por fim, caro Sr. Luiz Carlos Prates, gostaria de informar-lhe que consegui trocar de carro. Ainda circulo por aí, nas tão movimentadas estradas do país, com um automóvel popular, mas já mais novo e com algum conforto a mais que o primeiro. Eu, minha esposa e minhas lindas filhas estamos felizes com o nosso automóvel, com a nossa casa ainda alugada e com as viagens que podemos fazer. Espero que o Sr. reflita sobre o quão preconceituoso e desvinculado da realidade foi o seu comentário que ganhou repercussão por todo o país.


Sem mais, despeço-me aqui. Um cordial cumprimento deste homem proprietário de um humilde carro popular comprado graças ao crédito fácil com parcelas a perder de vista, mas feliz.




Guanhães/ MG, 19 de novembro de 2010.


Plínio Ferreira Guimarães


@mestrekohl

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

PACAEMBUZAZO



Maracanazo na linguagem do futebol significa exatamente: fracasso em casa, diante de um adversário mais fraco e qe jogava em condições adversas.

Por diversas vezes o termo foi usado equivocadamente.

Mas não foi o caso de ontem.

O Palmeiras viveu o seu Maracanazo no Pacaembu.

Antes do jogo, estádio lotado, vantagem de 1 a 0 construída fora de casa...

Aos 33 do primeiro tempo, Luan fez 1 a 0. O caminho parecia tranquilo.

Carlos Alberto empatou? Não faz mal.

Não deveria fazer, mas fez: o Palmeiras voltou horroroso (mais que de costume) para a Segunda Etapa.

Ernando desempatou, para perplexidade dos palmeirenses.

Em campo, um time que oscilava entre a apatia e o desespero.

No banco, um impávido Felipão, o Salvador que não tirou o coelho da cartola.

E o ano de 2010 entra para o rol de anos perdidos no Palestra Itália.

Ou melhor, essa década que se encerra foi um década perdida.

Década que se iniciou com o Pós-Parmalat.

O time que despencou da liderança para a 12ª posição no final do Brasileiro de 2001.

Que passou pelo vergonhoso rebaixamento de 2003.

O título da Série B era mais que obrigação.

Em 2004 e 2005, times medianos que conseguiam pelo menos a vaga na Libertadores.

Mas um time mediano quase foi rebaixado em 2006.

Amareladas crônicas nas retas finais dos Brasileiros de 2007 e 2008.

E uma amarelada-mor no Brasileiro de 2009.

E esse desastroso 2010.

Se fosse para ver esse vexame de ontem, era melhor nem ter eliminado o Vitória na primeira fase.

E para 2011, é melhor nem ter esperanças: os reforços não devem passar do nível de Paulo Henrique.

Não o Ganso, mas aquele que pode vir do Heereveen, "aquele time da Holanda" onde jogou Afonso Alves.

Melhor recuperar Valdívia e Marcos, embora Deola tenha me surpreendido.

E esperar um milagre no Paulista ou na Copa do Brasil.

É o máximo que o time consegue.

Só uma nota: desde 1976, exclua-se oito anos de Parmalat e dois de Traffic. restam 24 anos.

24 anos sem títulos (e não me venham lembrar da Série B!). Jejum mais longo que o Corínthians da época do faz-me rir.

E por falar em Corínthians, ao Palmeiras resta entrar em campo para entregar o jogo contra o Fluminense.

Que o time entregue, mas não seja goleado.

De humilhação esse ano, estamos fartos...

UM NOVO TEMPO



O temporal de Quinta passada, e os alagamentos na Grande Vitória carregaram o grupo de Edvaldo Rocha Leite do comando da Desportiva.

O Fidel Castro grená, tentava suceder Dominato Nascimento (O Raúl Castro grená), mas foi derrotado por Robson Santana, o "Robinho", novo presidente da Desportiva Ferroviária.

Bem que Robinho poderia ler "Os Doze Trabalhos de Hércules" para ter noção das dificuldades que encontrará.

O patrimônio do clube está dilacerado. O setor social está caindo aos pedaços e o Parque Aquático precisa de uma reforma urgente.

Isso sem contar na "parceria" com Marcelo Villa-Forte, que deu origem à Desportiva Capíxaba, esse monstrengo que jogou na vala o orgulho de torcer para a Desportiva.

Como o coveiro Villa-Forte não cumpriu sua parte na "parceria", é hora de retomar o estádio, que está aos cacarecos, diga-se de passagem.

De imediato, há uma Segundinha Capixaba a ser disputada, coisa que Vill-Forte parece não ter o menor interesse em fazê-lo.

Qe outra enxurrada o carregue de Jardim América também.

NOTÍCIAS DESIMPORTANTES - 7ª EDIÇÃO



"Árbitro capixaba Wallace Valente apita final de Série C" (gazetaonline)

"Seleção Capixaba vence Brasileiro de Futebol de Areia" (TV Gazeta)

Comentário: quem foi que disse que o Espírito Santo só serve para aumentar a distância entre Rio e Salvador e para tirar a praia dos mineiros?

Agora sim, depois dessas brilhantes notícias, o povo capixaba conseguirá a visibilidade merecida...

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

DIFERENTES VISÕES DE CAPITALISMO




- Capitalismo Português: Você tem duas vacas. E reclama porque seu rebanho não cresce...

- Capitalismo Chinês: Você tem duas vacas e 300 pessoas tirando leite delas. Você se gaba de ter pleno emprego e alta produtividade. E prende o ativista que divulgou os números.

- Capitalismo Hindu: Você tem duas vacas. Ai de quem tocar nelas.

- Capitalismo Mexicano: Você tem duas vacas, sobe em uma e vai para os EUA.

- Capitalismo Etíope: Você não tem duas vacas.

- Capitalismo Sul-Coreano: Você tinha duas vacas, com a divisão das Coreias, você passou a ter apenas uma. Então os americanos doam 3 mil vacas para você fazer inveja no seu vizinho do norte.

- Capitalismo Porto-Riquenho: Você não tem duas vacas, mas é cidadão estadunidense.

- Capitalismo Palestino: Você tem duas vacas. Os judeus as tomam e te dão uma codorna pra você criar na Faixa de Gaza.

- Capitalismo Judeu: Você tem duas vacas. Vende uma, recebe o dinheiro e não a entrega. Quando o comprador vai reclamar, você o chama de anti-semitista, nazista e continua com a vaca.

- Capitalismo Iraquiano: Você tinha duas vacas. Com a invasão dos EUA você perde uma. Então troca sua única vaca por um carro bomba e mata aqueles filhos da mãe.

- Capitalismo Gaúcho: Você tem duas vacas. As vende e compra carne de vaca argentina.

- Capitalismo Argentino: Você tem duas vacas. Você se esforça para ensinar as vacas mugirem em inglês. As vacas morrem. Você vende uma delas para os gaúchos, e a outra você faz um churrasco de final de ano pros diretores do FMI.

- Capitalismo Brasileiro: Você tem duas vacas. Uma delas é roubada. O governo cria a CCPV- Contribuição Compulsória pela Posse de Vaca. Um fiscal vem e te autua, porque embora você tenha recolhido corretamente a CCPV, o valor era pelo número de vacas presumidas e não pelo de vacas reais. A Receita Federal, por meio de dados também presumidos do seu consumo de leite, queijo, sapatos de couro e botões, presumia que você tivesse 200 vacas e você vende a vaca restante para pagar as multas e os acréscimos legais e ainda adere ao programa do governo chamado REFIS para parcelar o restante da dívida com atualização da TR mais juros por 120 meses.

UM IMBECIL NA TV



















Você possivelmente não conhece Luiz Carlos Prates.

Não confunda com Luiz Carlos Prestes, líder comunista.

O tal de Prates exerce o ofício de comentarista da RBS, afiliada da Globo em Santa Catarina.

Lembrando que um dos donos dessa emissora tem um filho estuprador e a mídia local tratou de alisar a cabeça do criminoso e abafar o caso.

Para ver o vídeo completo, Clique aqui

Comentando sobre os acidentes de trânsito no Feriadão de Finados, Prates disparou idiotices:

 Pois bem, eu respondo algumas:

"Hoje, qualquer miserável tem um carro"

Entendo a raiva desse pulha. Afinal de contas, a pobretada não está mais se acotovelando nos ônibus e passaram a preencher o asfalto com seus carros. Imagine só, pobre tendo carro! E o pior, a elite tendo que dividir o seu espaço sagrado com ele...

"(... ) mora apertado na gaiola, que chama de partamento"

Outro absurdo! O mercado imobiliário está se direcionando para a Classe C, perdendo a atenção para as mansões e coberturas! E o pior: vizinhos de milionários! Onde está a privacidade da classe mais abastada?

"Esses desgraçados e miseráveis"



Miserável na condição financeira? Pode ser. Mas, posso dizer que miserável e desgraçado de espírito é um cão raivoso (com todo respeito aos citados animais) que profere esse repertório de asneiras...


"Conscientemente, esse cara quer compensar suas frustrações"

Antes ele se referiu à brigas conjugais. Gostaria muito de conhecer o estudo que esse sábio comentarista tem em mãos que relaciona frustração pessoal e acidentes de trânsito...

"(...) esse governo espúrio, que popularizou o automóvel, pelo crédito fácil o carro para quem nunca tinha lido um livro"

Um dos significados da palavra espúrio é DESPROVIDO DE LEGITIMIDADE. Qual seria seu critério de legitimidade, cara pálida? Eleição por voto popular não serve?

Também gostaria de conhecer o seu estudo que relaciona falta de leitura com acidentes de trânsito.

Só para sua informação: em Vitória, há alguns dias, um estudante de Direito (de classe média alta) bêbado, dirigindo imprudentemente, matou duas mulheres que estavam no carro que ele conduzia

Seria ele um miserável iletrado, frustrado, que só passou a dirigir através das facilidades de crédito desse tal governo espúrio?

QUARTA SEM FUTEBOL? NEM PENSAR...



O ruim do final de ano é a ausência de jogos na TV...

Na última quarta, tive uma amarga experiência de como serão ruins as coisas.

Eu, como todo meio de semana, estava seco para assitir uma pelada, e além do mais, era dia de Goiás x Palmeiras, válido pelas semi-finais da Sul-Americana.

Podia ser até Votuporanga x Catanduvense, que eu estava lá, na frente da telinha.

Na Globo, tinha aquela porcaria de "O Pai, ó", um filme abaixo da crítica: caricato, apologético da malandragem e que trata os personagens como malandros e vagabundos. E ainda tinha professora querendo exibí-lo na Semana da Consciência Negra...

Na Record, uma novela (uma tal de "Ribeirão do Tempo"), além da ridícula "A Fazenda".

Com lá em Alfredo Chaves eu não tinha parabólica, mes restou o SBT. onde tinha "Ana Raio e Zé Trovão" (meio cult, meio trash) e o até bom "Topa ou não Topa".

Foi o último que mais me prendeu a atenção.

E que hoje, pelo menos uma pelada seja exibida...

terça-feira, 23 de novembro de 2010

QUANDO CRESCER...



Mais uma do Amarildo

APOCALIPSE NEWS - 5ª EDIÇÃO

Geisy Arruda: vereadora em 2012

"Geisy Arruda lença livro em São Paulo" (Uol)

Comentário: só como registro, o nome da obra é "Vestida para Causar". Vestida? Pouco vestida, melhor dizer. Daqui a pouco essa moça (!) quer entrar para a Academia Brasileira de Letras.

Mas, apesar disso, só poupou trabalho e ganhou dinheiro: afinal teria que pagar alguém para fazer sua Monografia mesmo...

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

TROCADILHOS IDIOTAS



1.: O pai da Malu Mader é o Malu Fader.

2.: O marido da Hilda Furacão é o Tony Tornado.

3.: Você faria papel de trouxa? A Betty Faria.

4.: Quando ninguém queria pagar a conta. A Cassia Kiss.

5.: Você já esteve na Europa? A Adriana Esteves.

6.: Você já morou nos EUA? A Marilyn Monroe.

7.: Eu não matei. Mandei o Mauricio Mattar.

8.: Todo mundo só morre uma vez. A Alanis Morissette.

9.: Eu acordo mais tarde. O Edir Macedo.

10.: Eu escovo os dentes 4 vezes ao dia. O Joãozinho Trinta.

11.: Aquilo todo mundo viu. Até o Clodovil.

12.: Eu pinto paredes. O Jânio Quadros.

13.: Eu fumo. O Celso Pitta.

14.: Eu pulo do barranco. O Luciano do Valle.

15.: Eu não vou furar. O Juca Kfouri.

16.: Pateta usa teclado. O Mickey Mouse.

17.: Você não tem. O Frankenstein.

18.: Eu gosto de chá gelado. O Clark Kent.

THREE WEEKS AFTER


domingo, 21 de novembro de 2010

A QUE PROFESSORES INTERESSAR



http://gazetaonline.globo.com/_conteudo/2010/11/701052-bonus+ameacado.html

Bônus ameaçado


19/11/2010 - 23h50 - Atualizado em 19/11/2010 - 23h50

A GAZETA

Carla Nascimento

cnascimento@redegazeta.com.br

O governo estadual admite a possibilidade de não pagar o Bônus Desempenho a professores e outros servidores da Educação neste ano. A gratificação - que pode ser equivalente a um salário, mas varia de escola a escola - estaria esbarrando na dificuldade de cálculo, segundo o secretário de Estado da Educação, Haroldo Corrêa Rocha.


O valor a ser pago deve levar em consideração a nota dos alunos em duas edições do Programa de Avaliação da Educação Básica do Espírito Santo (Paebes), o índice de participação dos estudantes no programa, assim como sua situação socioeconômica, além da frequência dos professores em sala de aula. Inicialmente, a previsão era pagar a gratificação no início de 2010, mas o prazo foi adiado para o final do ano. Foram reservados R$ 43 milhões para o pagamento. A ideia é premiar os melhores profissionais.


"Trabalhamos com informações da avaliação de milhares de alunos, escola por escola. Temos que cruzar as notas com o questionário socioeconômico. Nosso modelo é único, não tem outro no país. Mas, embora complexo, ele tem que ser compreendido (pelos professores), senão não funciona", diz o secretário.
 
Sem abono


Ainda assim, ele afirma que a Secretaria Estadual de Educação, o Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado (Prodest) e a Secretaria Estadual de Gestão trabalham para que o pagamento seja feito o quanto antes. Caso isso não aconteça neste ano, não deverá ser substituído por um valor de abono igual para todos os profissionais, como era feito em anos anteriores.


"Não estou negativo, estou otimista. O bônus está de pé. Se resolvermos tudo, vamos programar o pagamento. Mas o bonus não é salário, é prêmio. Não tem data para ser concedido. Partimos com um objetivo, mas sabendo da dificuldade, por ser o primeiro ano. Se não for pago agora, pode ser pago em janeiro ou fevereiro ...".
 
Sindicato critica critério de concessão


O Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Estado (Sindiupes) critica os critérios para a concessão do bônus e questiona o emprego do recurso, caso o pagamento seja adiado para 2011.

"O Estado cria o Bônus Desempenho, misturando critérios gerais e individuais, como desempenho dos alunos e situação socioeconômica. Mas cada escola tem uma infraestrutura diferente, que não é levada em consideração. Além disso, ele não contempla aposentados ou municipalizados", diz a secretária administrativa Rosalba Coutinho.

Ela enfatiza que representantes do sindicato estiveram em uma audiência com o secretário estadual de Educação, Haroldo Corrêa Rocha, no último dia 4, e questionaram o pagamento do bônus.

"Disseram que estavam fazendo simulações técnicas. Mas, quando a lei é publicada, já deve ter condições técnicas para ser aplicada. Depois de um ano, a secretaria continua fazendo testes. Alguma coisa deu errado. Como se reserva mais de R$ 40 milhões e depois devolve aos cofres do Estado? Isso demonstra mau gerenciamento. Se o bônus não for pago, os professores vão ficar confusos. O ideal seria empregar em benefício de todos", afirma.

DE LAVAR A ALMA



Para o Tottenham, jogar contra o Arsenal é jogar o seu principla clássico.

Está certo que em Londres ainda existem o Chelsea, o West Ham, o Fulham, o Milwall, e por aí vai...

Mas, por critérios geográficos, o Arsenal é o rival que disputa o controle do North London.

Está certo que o Arsenal tem mais títulos (13 x 2), e nos últimos anos tem mais estrelas internacionais e bons resultados.

Mas, no último sábado, veio a primeiro vitória dos Spurs em território inimigo desde 1993, quando os Gunners jogavam ainda em Highbury.

Primeira vitória no Emirates, portanto.

Agora, nem tudi na Premier League está perdido: em quinto lugar, a seis pontos dos líderes, Manchester Unidet e Chelsea.

Se não fosse tantos vacilos no início da temporada...

POR QUE SE CALAM?

O original está publicado aqui:

http://www.midiasemmedia.com.br/paulinho/?p=23561

Com base nessa reportagem:

http://www.lancenet.com.br/copa-do-mundo/Ricardo-Teixeira-lucros-COL-Copa_0_373162928.html




Clique na imagem para visualizar melhor.





Resumo da balada: CBF e Ricardo Teixeira, únicos sócios do Comitê Organizador da Copa, dividirão os lucros oriundos do Mundial de 2014.


Uma verdadeira fortuna.

A divisão contratual estabelece 99,99% dos lucros para a entidade, e o restante para o Chefão da CBF. Isso não significa muita coisa, já que ele próprio pode alterar a distribuição.

Ao organizar a candidatura, ele garantiria que o Comitê não teria fins lucrativos.

Mentira óbvia.

E a grande imprensa nem tocou no assunto.

A Globo e a Band, parceiras da CBF, por razões de conveniência, nem mencionaram as denúncias.

As demais emissoras também não emitiram nenhum comentário.

Nem a CBF quis (se é que podia) responder a reportagem.

Como eu já disse antes, Ricardo Teixeira é o cara mais poderoso desse país.

Não enfrenta oposição em lugar nenhum.

E ainda sonha com a presidência da FIFA...

SÓ VI DEPOIS



Não vi Brasil x Argentina na última quarta.

Meu dever profissional de formador intelectual das massas esteve acima de meu dever cívico de prestigiar a nossa representação nacional diante de seu mais poderoso rival...

Só vi o VT.

O time não foi de todo ruim. Tirando André Santos, os Manos do Mano são aprovados sem recuperação, com exceção de André Santos.

No geral, apenas o jogo contra os EUA empolgou. No mais, exibições de regulares para boas, a que se pese a qualidade do último adversário.

Ronaldinho, tão esperado, foi apenas razoável. Melhor esperar a recuperação de Paulo Ganso.

Neymar e Robinho foram prejudicados pela falta de um centroavante referência, especialmente o segundo, que jogou mais adiantado.

Lucas e Ramires formam uma boa dupla de volantes, embora o primeiro precise se aprimorar na função de primeiro volante.

Daniel Alves está muito bom na lateral. Ainda bem, já que a fase de Maicon não é das melhores.

Victor está mais tranquilo do que seguro no gol. Até porque não passou por grandes exigências.

Marcelo poderia ser mais observado no lado esquerdo.

Thiago Silva e David Luiz podem não formar uma muralha intransponível, mas apresentam bom entrosamento, além de óbvia qualidade.

Do lado argentino, posso citar o Messi.

E precisa mais?

De quem entrou no Segundo Tempo, apenas Douglas merece registro: o erro que resultou no gol de Messi não pode servir com pretexto para alijá-lo de vez da Seleção.