quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

INDAGAÇÕES DE UM CORNO



“Descobri que minha esposa me traiu quando namorávamos. Estou pensando em me separar, o que eu faço?” (Yahoo Answers)


Resposta: cara, a resposta é complexa. Ou melhor, as respostas são complexas.

Primeiro, tenha certeza se realmente é verdade o que você descobriu. É melhor você viver na dúvida do que acusar alguém inocente. Se certifique do que ocorreu, de preferência com provas materiais e testemunhais. Isso pode ser muito útil para você não passar por mentiroso.

Segundo, se certificando que isso é verdade, pense se vale a pena abrir o verbo. Se você apenas quer mostrar que soube de tudo para não fazer nada, é melhor ficar quieto, e guardar para usar isso em um momento útil ou para sempre.

Terceiro, se contar, não demonstre que pretende perdoá-la de cara. Espere para saber se ela se arrepende do que fez. Não se faça de magnânimo sem que alguém lhe peça para tanto.

Quarto, se você se partir para o confronto, espere as mais femininas reações: ela vai chorar, se fazer de vítima, vai te dizer que não esperava que você retribuísse com desconfiança tudo aquilo que ela te deu; ou se confessar a traição, vai dizer que a culpa é sua, que não lhe deu a atenção devida. Elas costumam atacar se fazendo de vítimas.

Quinto, e relembrando o primeiro, se você partir para o confronto, tipo separação, certifique-se realmente que a prova da traição é válida. Isso poderá te dar um baita poder de barganha na hora do divórcio. Imagine que se você acusá-la sem ter como provar pode lhe custar sair do casamento sem nada, devendo pensão e com a ameaça de um processo de calúnia. Isso sai caro.

Sexto, não desconte nos seus filhos (se os tiver) o que ela lhe fez. A sacanagem que ela lhe fez foi sacanagem de mulher, não de mãe. Fazer as crianças pagarem pelo que ela te fez, é mais que covardia: é safadeza.

Sétimo, se lembre que você vive em um dilema: acusar alguém inocente ou conviver com seu orgulho ferido e a possibilidade de ser sacaneado rua afora. De certo, ela deve ter compartilhado o fato com alguém, e esse alguém pode ter repassado o segredo para outrem, e assim por diante. Daí para as risadinhas pelas suas costas é um passo.

Costumo dizer que é preferível saber que sua mãe trabalhou na zona do que saber que sua mulher te sacaneou.