domingo, 24 de julho de 2011

A FINAL DA COPA AMERICA



Para quem é meio saudosista no futebol mesmo tendo saudade daquilo que não viu, não dá para deixar de torcer para o Uruguai hoje. Nada contra os paraguaios terem chegado á final só empatando. A decisão por pênaltis faz parte da regra e eles se aproveitaram competente e legitimamente desse artifício.
Se Brasil e Argentina ficaram nas quartas, de certo, não foi por nenhuma maracutaia dos que avançaram adiante.

Retornando aos uruguaios: o time de Oscar Tabarez não é nenhum esplendor de técnica, mas é de uma dedicação tática espartana e conta com jogadores que são capazes de desequilibrar, embora não sejam gênios.

Forlán e Suárez se completam como dupla de ataque, e ainda podem se completar mais ainda caso Cavanni esteja em condições de atuar; Lugano é um bom líder na defesa, que ainda tem Muslera no gol, renascido com a exibição de gala diante dos argentinos.

Jogadores operários completam o elenco: Alvaro Pereira, Arévalo Ríos, Cáceres, entre outros dão o tom de um time Cbrigador, com alguma habilidade que recolocou no Mundial do ano passado a Celeste Olímpica no mapa do futebol mundial

No lado paraguaio, apesar do destaque defensivo, é de se observar o ataque de Lucas Barios, Haedo Valdez e Roque Santa Cruz, que não tiveram a companhia de Oscar Cardozo nesse torneio.

Pelo que escrevi no início do texto, torcerei pelos uruguaios.

Mas se o título for parar no colo dos Guaranis, não seria anda mal.