sábado, 30 de julho de 2011

DESCONHECIDOS



Já que o calendário do futebol brasileiro não é sincronizado com o europeu, e quando dos torneios de pré-temporada por lá o nosso torneio nacional está em andamento, fica difícil que nossos clubes disputem essas competições.
Além do mais, não há interesse da CBF em que isso aconteça: ela quer que os jogadores brasileiros se exibam somente com a camisa do time de Ricardo Teixeira.

Quando muito, só se um clube brasileiro vencer a Taça Libertadores há um desafio no fim do ano. Se não aparecer nenhum Mazembe no meio do caminho...

Mas, o principal é que os europeus não parecem se importar muito com o que passa no futebol daqui, a não ser que surja alguma joia para eles importarem. O Mundial de Clubes é apenas um torneio a mais, a festa mesmo vem da conquista da Liga dos Campeões.

O Inter disputou essa semana a Copa Audi, em Munique. Empatou e perdeu nos pênaltis para um time misto do Barcelona, e empatou e ganhou nos pênaltis de um time quase misto do Milan.

Nos ingressos para a competição, ao invés de Inter ou Internacional, se via escrito “Porto Alegre”

De fato, os clubes brasileiros são desconhecidos no Velho Continente: historicamente se conhece o Santos de Pelé, ou o Botafogo de Garrincha; e na atualidade, talvez o Corínthians (por conta de Ronaldo) e o Flamengo (por conta de Adriano), dois jogadores que saíram da Europa pela porta dos fundos.