sábado, 20 de novembro de 2010

RECLAMANDO DO PROFESSOR



(Recebi por e-mail)

O professor pega no meu pé


Sua atitude pode fazer o professor 'pegar no seu pé'


‘O professor pega no meu pé.’ – Essa é uma queixa mais comum do que se pensa, há muitos alunos que se consideram ‘perseguidos’ pelo professor. Não vou dizer que não haja alguns casos de antipatia mal resolvida entre professor e aluno, mesmo porque o professor é humano e sente as mesmas emoções que todos os mortais, mas normalmente não é o que acontece.


Se o professor ‘pega no seu pé’ em 99% dos casos o que provoca isso é a sua atitude. Alunos indisciplinados, que interrompem ou ficam em conversas paralelas fazem com que o professor chame sua atenção e ‘dê bronca’ toda hora, mas se ele faz isso é só para manter a ordem e assegurar que você e os outros possam aprender.


Para facilitar o aprendizado e a concentração o ambiente tem que ser calmo, tranquilo, sem barulho e tem que ser preservada a ordem. Se você transgride essas regras está desrespeitando não só o professor como também seus colegas, cujo aprendizado você prejudica com esse comportamento.


Se o seu for aquele 1% dos casos em que há mesmo uma antipatia recíproca entre você e o professor e que não dá para resolver em uma conversa após a aula, aconselho-o a mudar de classe.

Comentário: exatamente! Uma das coisas que mais me irritam no ambiente escolar é o aluno que se faz de vítima (e o professor também). O mais incrível que o aluno raramente diz que somente um professor pega no seu pé, mas vários, para não dizer todos eles.

O ser incompreendido sempre põe a culpa na família, na personalidade forte, ou até em algum problema médico.

Para o aluno:

Acorda! Você deve se adaptar ao mundo, e não o mundo deve se adaptar a você!

Você reclama de seu professor? Espera para ver o seu chefe...

Na vida não existem infinitas oportunidades de Recuperação, tal como acontece na escola...

Quando você tiver que sustentar a si mesmo ou à sua família, talvez entenderá que a vida não é a brincadeira que você pensa que ela é.