quinta-feira, 23 de setembro de 2010

AUTOMOBILISMO DE VÁRZEA



A Stock Car foi idealizada para ser a principal categoria do automobilismo brasileiro, e pelo menos em termos de exposição, conseguiu o intento. Graças à Globo.

Só que nem tudo que a Globo toca é ouro: apesar de os patrocínios não serem escassos, de haver uma boa safra de pilotos novos recém repatriados do exterior, de alguns pilotos ex-F1, e de mudanças no regulamento para atrair mais público (a criação dos play-offs é a principal), alguma coisa não soa bem.

As corridas por vezes parecem disputas de carrinhos bate-bate, onde os pilotos não parecem diferenciar disputas de pista com traquinagens.

Agora, traquinagem mesmo foi na corrida de domingo passado. Nem Dick Vigarista pensaria em fazer uma trapaça em massa.

Em massa mesmo. Seis pilotos desclassificados por trapacearem na quantidade de gasolina restante no fim da prova.

Cinco deles, incluindo o vencedor, Daniel Serra e o tricampeão Cacá Bueno, pararam os carros logo após a chegada “alegando problemas técnicos”, para não gastar combustível e chegar ao fim com menos gasolina para vistoria do que o exigido pelo regulamento.

Antes, Cacá abriu passagem para seu irmão, Popó (que disputava uma vaga na final), fazendo o “jogo de família”. Coisa dedurada pela transmissão. (Ué, o pai deles, o todo-poderoso Galvão diria isso?)

Só apenas mais um episódio dessa fuleiragem.

O fato é que a categoria não leva quase ninguém aos autódromos, a audiência na televisão não é lá das melhores, a organização tem que se curvar ante à Globo (já teve corrida encurtada para caber na grade e outra nem o final foi transmitido), os carros têm problemas de segurança (alguém esqueceu dos capôs voadores?), as fornecedoras de “bolhas” estão caindo fora (Volks e Mitsubishi saíram deixando Chevrolet e Peugeot sozinhas.

Categoria multimarcas nem pensar. Pelo menos não ainda.

Os eventos em comum com a TC 2000 argentina se foram. Os gringos preferiram a Truck. A última corrida em Buenos Aires, sem os argentinos correndo no mesmo dia, ocorreu com arquibancadas entregues às moscas.

Até os patrocinadores estão caindo fora: a Sky já anunciou a retirada para o ano que vem e a Red Bull cogita o mesmo depois do episódio das vigarices de campo Grande.