domingo, 16 de janeiro de 2011

A TRÉGUA DE RONALDINHO



Conversando com Jonas, meu colega de longa data, chegamos à umas ideias sobre o que será a passagem de Ronaldinho sobre o Flamengo:

* A paciência da torcida não durará muito: o Flamengo é um caldeirão, e uma sequência de resultados ruins o tornará alvo preferencial da ira da galera.

* É inegável que a contratação gerará lucro; lucro que pode ser aumentado se o seu desempenho e o desempenho do time for bom; e pode ser diminuído em caso de fracasso. Se ele se confirmar como ídolo, será endeusado, e se não se confirmar, não acredito que seu contrato será integralmente cumprido.

* Ronaldinho já tem 30 anos, e sua vida de atleta não coaduna com baladas diárias. O corpo cobra e além do mais, água demais mata a planta, se é que me entendem.

* Se o Gaúcho tratar com desdém seus companheiros, não encontrará esforço deles. Vão fazer o estilo "corre você, que ganha mais". Se agir com líder "positivo", vai fazer com que os jogadores se valorizem junto, com a exposição que o Flamengo adquirá e consequentemente, a valorização perante o mercado;

* É fato que Ronaldinho estava mal na Itália, e que não voltaria para o Brasil se estivesse muito bem na Europa. Mas, se levarmos em conta os exemplos de Roberto Carlos, Adriano e Ronaldo, isso parece ser mais do que o suficiente para um bom desempnho por aqui.

* No mais, é esperar para ver.