quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

O FIM DA DESPORTIVA?



Como se temia, a luz n fim do túnel era mesmo um trem vindo na direção da torcida grená. Mas, se trata de um choque nada surpreendente.

E que pancada!

A Desportiva passará mais um ano inativa. O pesadelo de 2005 e 2006 parece ter voltado, e com mais força ainda.

O (des) governo Villa-Forte dá mais um passo rumo à extinção do clube, ao anunciar que “por falta de verbas”, o clube não disputará a Segunda Divisão esse ano, embora o supervisor José Silvério “garantisse” que a participação era certa.

Não sei se Silvério estava enganado, ou se estava mentindo, mas ele próprio avisara que a prioridade para 2011 seria a reforma do estádio. Reforma que começou pela retirada das cadeiras, e por aí terminou, a menos que esteja sendo construído um anexo subterrâneo ou invisível.

O jeito é esquecer o futebol capixaba esse ano, procurar outro time, ou no máximo, torcer contra o Rio Branco, cuja torcida, com razão, elege o Vitória como seu principal rival. Afinal, não pode haver rivalidade com quem não existe.

Por falar em Rio Branco e Vitória, como podem eles conseguir grana para jogar a temporada, e a Desportiva não? A resposta está na incompetência de Marcelo Villa-Forte, que foi capaz de pegar um clube que jogava a Série B do campeonato brasileiro e praticamente exterminá-lo.

E não há perspectivas a curto prazo: a Desportiva Ferroviária, que ingressara na Justiça para encerrar essa maldita parceria que resultou na Desportiva Capixaba, tem nova diretoria, e com ela, novo advogado, que ainda se familiariza com o caso. Mesmo assim, a parte social sofre com dívidas e com a deterioração do patrimônio físico. Isso sem contar com a queda drástica no quadro de associados.

Se o mundo acaba somente no ano que vem, o final da Desportiva parece ter sido antecipado.