sábado, 17 de dezembro de 2011

VALE OU NÃO VALE?




Mundial de Clubes, Toyota Cup, Torneio Intercontinental...

O que era disputado entre os campeões de Europa e América do Sul antes de a FIFA "assumir" a competição em 2000, guardá-la na geladeira até 2005, e retomá-la daí em diante?

Quando Peñarol e Real Madrid entraram em campo, em 1960 estavam disputando a primazia do mundo ou somente de dois continentes?

Será que Santos, Flamengo e Grêmio (além do São Paulo em 92 e 93) conquistaram o mundo, ou só venceram um torneio amistoso?

A competição começou com a iniciativa do presidente do Real Madrid, Santiago Bernabeu, retomando a ideia do já falecido Secretário-Geral da FIFA, Henry Delaunay, que só não viu a competição se realizar antes pela falta de uma competição regular e oficial de clubes sul-americanos.

A Copa dos Campeões já existia de 1955 e a Taça Libertadores só foi criada em 1960.

Nos anos 70, desestimulados pelo calendário apertado e alegando falta de segurança dos estádios sul-americanos, os clubes europeus praticamente minguaram a disputa. Em 71, 73, 74, 77 e 79 a UEFA mandou o vice-campeão, e em 75 e 78, a taça sequer foi disputada.

Em 1980, com o patrocínio da montadora japonesa, a final passou a ocorrer em jogo único, sempre no Japão.

O fato é que enquanto os sul-americanos chamavam a Taça de "Mundial", os europeus a viam como "Intercontinental". A "maior das conquistas", ou uma "taça a mais". Essa é a diferença até hoje.

Por mais que se defenda o "Mundial", é inegável que os europeus têm na Liga dos Campeões o grande título da temporada

Em 2000, o torneio organizado pela FIFA no Brasil (com times de todos dos continentes) pôs em xeque os quarenta anos de disputa anteriores. A FIFA, de fato, nunca reconheceu os campeões anteriores. Assim como nunca reconheceu os campeões de 2000 até 2004, hiato entre o primeiro e o segundo torneio com chancela da entidade.

Torneio que retornou em 2005, e é disputado anualmente desde então em terras nipônicas, com uma passagem em 2009 e 2010 pelos Emirados Árabes.

Retomando a pergunta do título do post: vale ou não vale?

Claro que vale!

Tirar do quarteto citado o título de Campeão Mundial é covardia. Até porque, desde a entrada de times de outros continentes, somente o único que furou a final de europeus e sul-americanos foi o Mazembe.

Santos e Barcelona entrarão em campo amanhã pelo Mundial de Clubes, fato.

E por mais que os "legalistas" resistam, os alvinegros estarão em sua terceira final, buscando seu terceiro título. Assim como os blaugranas estarão em sua quarta final, buscando seu segundo título.

O resto é churumela flácida para acalentar bovinos, ou conversa mole para boi dormir.