domingo, 11 de dezembro de 2011

PANCADARIA NA TELONA



Acabei de assitir "Rocky Balboa" na TV. Deve ser o enésimo da saga do Garanhão Italiano, e talvez por isso, os produtores desistiram de seguir contando.

Está certo que o filme é meio clichê (o veterano e lendário lutador que volta para desafiar o jovem campeão), mas diante das opções do Domingo à noite, não é tão ruim.

O boxe anda em baixa, o que ficou evidenciado com a ascensão do MMA/UFC, mas ainda acho que o ringue é muito mais plástico que  o octógono. Manter o termo "nobre arte" ainda é válido.

E também vale a pena refletir sobre os motivos de o Futebol o esporte mais popular no mundo nçao aparecer com tanta frequência nas telonas. Primazia estadunidense na prodfução cinematográfica? Dificuldade em reproduzir jogadas? Falta de interesse de público?

Acho que a segunda opção talvez explique melhor. Lembro de ter assistido "Duelo de Campeões", rodado em parte no Rio, contando a história do time dos Estados Unidos, compoto por amadores, que eliminou a poderosa equipe inglesa na Copa de 50.

 O roteiro e as interpretações são aceitáveis, mas as cenas deixaram a desejar.

"Fuga para a Vitória", clássico de John Houston, tinha até Pelé no elenco (e Stallonne no gol, bah!), mas também não empolgou .

E mais uma lista imensa de peladas cinematográficas que não vingaram.

Conclusão: o cinema ainda deve um clássico ao futebol.

Esperemos.