quinta-feira, 14 de julho de 2011

MELHOROU, MAS NÃO O SUFICIENTE



Depois de uma péssima primeira etapa, o Brasil se recuperou no segundo tempo e venceu o Equador por quatro a dois, classificando-se para a próxima fase da Copa América.

Maicon, sem dúvida, fez a diferença.

A Seleção Brasileira foi lenta demais no primeiro tempo, sem criatividade, olhando o adversário jogar.

Cometeu os mesmos erros de embolar jogadas pelo meio enquanto o Equador, último colocado do grupo, tocava a bola com consciência, levando mais perigo em seus ataques.

Aos 10 minutos tivemos o primeiro bom lance de uma partida pobre, quando Arroyo arriscou da intermediária, para defesa tranqüila de Julio Cesar.

Quando os equatorianos dominavam as ações, aos 28 minutos, André Santos levantou a bola da esquerda, na cabeça de Pato, que abriu o marcador.

O gol tranqüilizou o Brasil que melhorou um pouco no jogo e quase ampliou aos 36 minutos, em jogada de Maicon, cruzando rasteiro para Robinho, de primeira, carimbar a trave esquerda do goleiro.

Porém, um minuto depois, Caicedo chutou da entrada da área brasileira, Julio Cesar caiu tarde e a bola passou embaixo de seu corpo.

Que frango !

Empolgados, os equatorianos foram para o ataque e quase ampliaram, aos 44 minutos, em boa defesa de
Julio Cesar na batida de Arrojo, para no rebote o ataque do Equador desperdiçar.

O gol logo no início do segundo tempo, aos 4 minutos, de Neymar, recebendo passe preciso de Ganso, mudou o panorama do jogo.

Os equatorianos tiveram que partir para cima, e o Brasil soube explorar os espaços no contra-ataque, quase todos pela direita, numa grande atuação do lateral Maicon.

Tomou um susto, aos 13 minutos, quando novamente Caicedo empatou o jogo, cortando Thiago Silva e contando com nova falha do goleiro brasileiro.

Mas, dois minutos depois, Pato, aproveitando-se de rebote em batida de Neymar, desempatou novamente.
O Equador se abateu e o jogo ficou nas mãos do Brasil.

Com mais espaços, ver Ganso dominar as bolas e dar passes açucarados aos companheiros era um deleite.

Sem dificuldades, o Brasil ampliou aos 26 minutos, em mais uma boa jogada de Maicon, que cruzou da direita para Neymar marcar novamente.

Daí por diante virou uma festa, com direito até a gol de Robinho mal anulado pela arbitragem.

Mesmo assim, o próximo jogo do Brasil será contra o Paraguai, bem diferente da moleza de hoje, e, se entrar jogando como no primeiro tempo, corre o risco de voltar mais cedo.

Chegou a hora mostrar mais futebol se realmente quiser voltar com o tri-campeonato na Argentina