domingo, 15 de maio de 2011

OS ESTADUAIS AINDA VALEM A PENA?




Todo início de ano é a mesma coisa: calendário apertado, muitas competições a disputar, elenco a se montar, dificuldades financeiras...

E logo nos primeiros dias da temporada, o início dos estaduais, uma maratona que pode chegar a quatro meses de disputa, intercalados com a Libertadores, Copa do Brasil, amistosos da Seleção e eventuais contusões e suspensões.

E fica a pergunta: os Campeonatos Estaduais ainda valem a pena?

Minha resposta: sim e não.

Sim, porque ainda são um meio interessante de começar a temporada, um bom teste para times em formação, ainda por cima com o ingrediente da rivalidade, que animam as competições, especialmente nos momentos finais.

Não, porque são competições que não classificam para nada, e são inchadas demais, com o número excessivo de clubes, e consequentemente de jogos, para que Presidentes das Federações possam se perpetuar no poder às custas de times grandes.

Dá para manter esse tipo de competição, desde que sejam reduzidas. Em São Paulo, 14 times (no máximo) ao invés dos atuais 20, e no Rio 10 equipes, ao invés das atuais 16. Nem que para isso, se faça uma fase seletiva antes da entrada dos grandes.

Outra coisa: melhores estádios e gramados, horários decentes para transmissão e consequentemente, presença de público.

Mas, querer isso é mais difícil que ser presenteado pelo Papai Noel.