segunda-feira, 16 de maio de 2011

CANELEIROS - 13ª EDIÇÃO



Nosso editor Astrosomildo Peçanha mudou de ares. Esteve no Recife, terra do Santinha, do Náutico e do Ixporti.

Que eixo Rio-São Paulo, que nada...

Depois de várias tentativas, finalmente acabou essa chatice de hexa e de luxo. Antes era Flamengo e São Paulo enchendo o saco, mas o episódio recente é Sport e Náutico. O primeiro tentava o hexa inédito na sua história, enquanto o segundo secava para impedir.

E aí primeiro foi o tal “penta único”, depois “hexa único”. Só não tem “chato único”, porque aí são vários. Aí veio a CBF e disse que os dois eram hexa e fim. Isso depois de uma chatice sem tamanho, por anos e meses a fio. Aí esse ano começa com o Sport pentacampeão pernambucano e com a chance de igualar o feito do Náutico entre 1963 e 1968. Hexa é luxo do Náutico, que o Santa Cruz tinha a missão de impedir.

O Santa, que já tem a maior torcida do estado, ainda contou com o reforço do Náutico. Porque time que é bom é isso aí, tem que torcer pelo do outro, já que o seu... E olha, tava cheio de time assim no país. São Paulo e Palmeiras choraram abraçados vendo a TV olhando o Santos levantar o segundo caneco consecutivo contra o Corinthians sem nem precisar jogar bem e ainda cansado.

Eis que o Santa perdeu, mas levou – o título, diga-se. Hexa continua sendo luxo do Náutico em Pernambuco. Enquanto isso, o Santos continua com o luxo de contar com o Neymar. No Paulixão. Porque eis que chegará a Copa América, que tira o atacante do Brasileiro. E os Estaduais aí, tomando calendário desnecessário e jogando a pré-temporada (e o preparo físico) no lixo. Que beleeeeeeza, diria aquele narrador.

“Com elenco na Granja, Fluminense vai lançar novos uniformes nas Laranjeiras” (UOL) – Vai “botar” o uniforme? Vai apresentar por dúzia?

“Artur lembra Anfield para bater o Porto e diz que Braga pode encarar qualquer um” (ESPN Brasil) – A diferença é que o Porto não é o desinteressado Liverpool, né? E ao contrário de Torres, Falcao faz gol todo jogo.

Van der Vaart, de reserva do Real Madrid passou a titular e um dos protagonistas do Tottenham. E marcou um golaço contra o Liverpool no fim de semana.

A Sampdoria, cmeçou a temporada na Champions, termina na Serie B italiana. Que faaaaaase, amigo.

Tevez soltou seu famoso mimimi anual: disse que quer ficar no Man City, mas depende da família.

Maradona finalmente arranjou um empreguinho! Vai dirigir a superpotência Al-Wasl, dos Emirados Árabes.

A Uefa inocentou Busquets da acusação de racismo. Afinal, desde quando chamar de macaco é racismo, não é? Tsc, tsc.

Saldo do Centenada do Curintia: eliminação na pré-Libertadores para o Tolima, 100° gol de Rogério Ceni (o único centenário do Centenada) e vice do Paulixão. Nada que fugisse do padrão Curintia de ser

Alguém pode me dizer qual a filosofia do São Paulo Futebol Clube? A filosofia é ser diferenciado. Mas não é aquele diferenciado que a dona de Higienópolis citou – o editor