domingo, 22 de maio de 2011

NADA MUDOU



Uso de asas móveis, reutilização do KERS, e principalmente a balbúrdia dos pneus transformaram a Fórmula 1 em uma zona esse ano. Pelo menos, uma zona interessante.


As asas móveis se tornaram uma covardia para quem defende a posição, e com isso, ultrapassagens se multiplicaram. Menos mal, se comparado às procissões que acostumamos a assistir em diversos GP’s.

O KERS ajudou, mas não determinou o troca-troca de posições, já que todos podem utilizá-lo.

Agora, o problema foram os pneus. Antes, na maioria das pistas, a dúvida era se haveria uma ou duas paradas, e hoje, não se fala em menos de três, e quatro pits se tornou algo normal. A diferença entre quem usa compostos mais macios e quem não o faz não raro chega a três segundos por volta. Na reta, com asa móvel ajudando e o KERS complementando, é comum ver carros mais fracos ultrapassarem favoritos.

NO GP de Barcelona, isso não se viu tanto. A rigor, a reta dos boxes é o único ponto de ultrapassagem da pista, mas é precedida por uma curva de carga aerodinâmica que dificulta ao carro de trás entrar engatado na traseira do perseguido. O resultado foi uma corrida nem tão emocionante assim, fora a largada.

Vettel, desde que assumiu a liderança, não largou o osso, mesmo quando foi acossado por Hamilton nas voltas finais. Sabendo defender a posição, e usando bem o carro que tem, o atual campeão dirigiu como tal, e ampliou a sua vantagem para o inglês para quarenta pontos.

Só para constar: de 125 pontos possível, Vettel tem 118.

Hamilton e Button confirmaram que se a Mclaren não conseguiu chegar em Vettel, pelo menos já tem condições de brigar com Webber, que ficou para trás em relação aos dois. Webber vai ficando para trás na equipe, em que se pese a pole de sábado.

A Mercedes não andou tanto com se esperava. Ficaram atrás de Alonso, que fez o que pôde, chegando em quinto, bem melhor que Massa, que atrás e como câmbio quebrado, abandonou.

Boa corrida também de Perez e Kobayashi, que colocaram as duas Sauber na zona de classificação, e sobretudo de Heidfeld, que levou a Lotus-Renault da última posição à zona dos pontos.

Já a Williams continua seu calvário. Maldonado em 14º e Barrichello em 17º.

Os boatos para 2012 ganham força: Massa diz que ainda não é hora de conversar sobre renovação. Sua saída pode acontecer ao final dessa temporada, já que engolido por Alonso, seria bom para ele mudar de ares.

A Toro Rosso confirma que Ricciardo deve correr ano que vem, e vaga não vai faltar. Tanto Buemi como Alguersuari devem sair ao final da temporada.

A Lotus-Renault está em ótima fase, mas parece que lhe falta piloto que confirme isso. Petrov tem andado bem, dentro daquilo que se espera dele, mas falto algo à Heidfeld. Seria bom que Kubica retornasse logo, e em boas condições.

Já no domingo que vem tem Monaco, onde não se sabe onde utilizar a asa móvel, e onde existe a fama de só haver ultrapassagem se o carro da frente deixar. Lembremos de Henrique Bernoldi, que com uma Arrows, segurou a Mclaren de David Coulthard por mais de 40 voltas.