segunda-feira, 23 de maio de 2011

PENSANDO A PRÓXIMA TEMPORADA



A temporada na Liga Espanhola já acabou, e agora para fechar o ano de vez, resta a final da Champions, sábado, em Londres, contra o Manchester Unidet.


Sinceramente, acho o time inglês favorito, mas isso é assunto para outra hora.

Vou escrever agora sobre o elenco do Barça, e possíveis contratações: em duas oportunidades na Liga, Guardiola mandou a campo um time reserva, ou quase todo ele reserva, e daí pode-se tirar alguma conclusões:

1 – Pinto é um goleiro confiável para substituir Valdez. A decisão de Guardiola de colocá-lo na final da Copa Del Rey contra o Madrid não se liga com a derrota diante dos merengues.

2- A contratação de um lateral-direito reserva é urgente, mesmo que o produto esteja escasso no mercado, e que poucos aceitem a condição quase irreversível de reserva de Dani Alves. Só que o brasileiro pode ser deslocado com freqüência para o meio-campo e convenhamos, não dá para improvisar Puyol na posição e Bartra ainda tem muito o que evoluir.

3- Puyol e Piqué formam uma ótima dupla, mas o problema está na reposição. Milito não inspira confiança, Abidal ficou fora por problemas médicos, e Fontas precisa ganhar experiência. Improvisar Mascherano é sempre um risco.

4- Desgraçadamente, Abidal, Maxwell e Adriano estavam fora de combate no rally contra os merengues. Aqui a questão é torcer para que o azar não se repita. Mas, o trio deve estar incompleto na próxima temporada, caso se confirme a chegada de Jose Angel, do Gijón.

5- Keita, Mascherano e Busquets são tranquilamente os volantes do time. Com essa segurança, Sergio Roberto pode entrar aos poucos no time.

6- Xavi tem características únicas, e é mesmo quando se fala de mercado mundial, poucos jogadores têm condições desubstituí-lo. Iniesta é um caso quase parecido. Mas, nessa temporada, Jeffren e Thiago evoluíram a olhos vistos, e a chegada de Afellay foi um tiro certo. Além do mais, há sempre possibilidade de adiantar Dani Alves, desde que haja um reserva confiável na posição. E como sempre, Fabregas é um sonho, e à medida que seu vínculo com o Arsenal se aproxima do fim, esse sonho vai ficando mais possível.

7- Messi é indiscutível, e Pedro, mesmo que não seja titular, é utilíssimo. David Villa, reconheçamos, foi melhor que Ibrahimovic, mas não emplacou. Bojan apareceu como promessa, mas parece precisar de outros ares para se desenvolver, e por isso, deve ser negociado com o Valencia com opção de recompra. Rossi está quase fechado para trocar o Villarreal pelo Camp Nou.