domingo, 10 de abril de 2011

CORRIDINHA CHATA...



A largada do GP da Malásia (Mark Thompson/GEPA)

Não valeu muito a pena acordar um pouco antes da 5 da manhã para assistir uma corrida chata, quando não sem pé nem cabeça.


Vettel foi absoluto desde a largada, Sem ser incomodado por ninguém, disparou na frente e fechou a primeira volta com uma baita vantagem sobre Heidfeld, uma boa surpresa. destaque da largada foi ele, saindo de sexto para brigar com Hamilton na primeira curva e contornar a segunda na vice-liderança.

Massa também largou bem. Conseguiu se colocar à frente de Alonso.

Webber foi o destaque negativo. Aparentemente com um problema no Kers (um "Kers diferente", segundo disse ainda no grid), caiu de terceiro para nono. Não satisfeito, ainda perdeu uma posição para Kobayashi. Na quinta volta, era o décimo. É, a Red Bull vai procurando um oputro segundo piloto...

Ainda pairava a possibilidade de chuva fraca para qualquer momento.
Corrida que seguia e nada de chuva. Vettel, Heidfeld, que tinha Hamilton logo atrás. Na sequência, Button, Massa, Alonso, Petrov, Schumacher, Kobayashi e Webber, esses dois, numa animada briga por posições.

Com a perspectiva de chuva a qualquer momento, o plano básico era esperar o máximo para entrar nos boxes. O problema é que os pneus já estavam no limite. Não dava mesmo para segurar.

Webber parou, Hamilton parou. Logo depois, Vettel, Heidfeld, Massa e Button pararam.
Ao fim da primeira janela de pits, com algumas gotas no circuito, mas sem necessidade de pneus de chuva_, o top 10 era formado por Vettel, Hamilton, Alonso, Button, Heidfeld, Webber, Massa, Petrov, Di Resta e Schumacher.

Os mais prejudicados, Heidfeld, Kobayashi e Massa _este, após um mecânico se enrolar na troca do pneu dianteiro esquerdo. Sempre o azar de Massa...

Desta vez, não vi pedido de desculpas lamuriosos pela equipe.
Na 22ª volta, Massa chegou em Webber e passou fácil, fácil. Mais um indício da falta de Kers no carro do australiano.

Começou, então, a segunda janela de pits. Webber parou na 23ª. Na sequência, pararam Hamilton, Vettel, Alonso, Massa..

Enquanto isso, quase sem ninguém perceber, Barrichello abandonava. Maldonado, diga-se, havia deixado o GP na sétima volta. Um fim de semana miserável para a Williams.

Na 29ª volta, a Red Bull entrou no rádio para dizer a Vettel para não usar o Kers de maneira nenhuma. Problema que logo chegou aos ouvidos da McLaren.

Mas "problema" não combina muito com a Red Bull. Mesmo sem o Kers, Vettel continuou virando mais rápido, abrindo vantagem. A ponto de, na 33ª, cravar a então melhor volta da corrida. Imaginem se ele tivesse o Kers...

Simultaneamente, adivinhem? Sim, Webber abriu a terceira janela de pits, desta vez para colocar pneus duros. Coisa mais chata...

Todo mundo parou. E a única mudança na ponta foi Button passando Hamilton, não é só com "brasileirinho" que essas coisas acontecem.

A 12 voltas do fim, aleluia, uma disputa boa por posições. Hamilton x Alonso, pela terceira posição da corrida. Com a asa traseira inoperante, porém, o espanhol tinha dificuldades para dar o bote.

Pelo rádio, a Ferrari pediu calma ao espanhol. Não funcionou. Na 45ª, ele foi com tudo pra cima do rival, deu-lhe um totó, danificou a asa dianteira. Até fez a ultrapassagem, mas levou um xis e precisou ir para os boxes.

Tentou, não deu certo. Mas pelo menos tentou. Apoiado.

E então, alvíssaras, nova disputa. Desta vez, Massa x Webber, pela quinta posição. Após curvas seguidas no roda a roda, o australiano, com pneus novos por ter feito uma quarta parada, conseguiu a manobra.

E, viva, mais uma! Heidfeld passou Hamilton a três voltas do final.

O que não é coincidência e só corrobora o que eu escrevi aqui na última corrida. O festival de pit stops criado por Ecclestone e pela Pirelli destrói qualquer chance de disputa na pista, uma vez que os pilotos não têm tempo de sair dos boxes, buscar uma aproximação, duelar, dar o bote. Quando acontece, já é hora de nova troca de pneus, para o perseguidor ou para o perseguido.

A sequência de duelos no fim só aconteceu porque ninguém mais pararia, só Hamilton, com os pneus esbagaçados, acabou sendo forçado a parar.

Com Vettel no pódio, Button e Heidfeld. Completando o top 10, Webber, Massa, Alonso, Hamilton, Kobayashi, Schumacher e Di Resta.


E assim terminaria a corrida. Terminaria, se não fosse a punição de Alonso e Hamilton pela briga, com 20 segundos para cada um. De prático, só a perda de uma posição pelo inglês.

Em tempo: o Campeonato de 2011 está com a cara do Campeonato de 2009, com Vettel fazendo o papel de Button outrora.