sábado, 12 de fevereiro de 2011

RECOMEÇOU O TIROTEIO



O "ano eleitoral" é só ano que vem, a política capixaba se reacomoda após as eleições de 2010 e seus efeitos, acordos de bastidores vêm sendo feitos aqui e ali...

Mas, basta que o primeiro tiro seja dado para que o tiroteio se intensifique, é fato.

Em Vila Velha, a má avaliação da administração de Neucimar Fraga (apenas um quarto da população aprova o trabalho do prefeito) já é por si só, motivo para que ele seja criticado. E a crítica partiu de Hércules Silveira, o Dr. Hércules, Deputado Estadual do PMDB com base no município, que chamou o mandatário local de "Neucinóquio".

Para justificar, o parlamentar apenas lembrou das promessas de campanha de Neucimar (e que não foram poucas) não cumpridas.

Claro que Dr. Hércules não age como representante do povo: ele é candidatíssimo no ano que vem. Em 2008, recebeu cerca de 46% dos votos no Segundo Turno, o que o credencia para uma nova tentativa. O fato de seu adversário tropeçar na gestão reforça ainda mais seu nome.

Na moita, Guilherme Lacerda, Cláudio Vereza (ambos do PT), Max Filho (PTB) e mais alguém que possa surgir por aí, já preparam as armas para entrar no combate também. Aliás, Lacerda parece não abrir mão da sua candidatura dessa vez, como fez em 2008. O PT local deve ferver, e quando isso acontece, os podres vêm à tona...

Voltamos à Dr. Hércules: ele foi verador durante um bom tempo, sempre na base de apoio do prefeito, independente de quem fosse, desde Vasco Alves até Max Filho. Governista desde criancinha.

Fortalecido pela boa votação à Assembleia Legislativa, se candidatou à PMVV com um discurso para lá de demagógico: só para se ter uma ideia, falava em criação de uma pasta para assuntos evangélicos, como  forma de arrebanhar o eleitorado protestante, que tendia a votar em Neucimar. Falava repetidamente do apoio e intimidade que pivava do então governador Paulo Hartung, que por sinal, nunca lhe declarou apoio nem sequer extra-oficialmente.

Nos últimos dois anos, não assumiu uma postura incisivamente oposicionista, mas deixava no ar a possibilidade de se candidatar de novo, como continua fazendo.

No contra-ataque, Neucimar convidou o Deputado a comparecer às reuniões de prestação de contas (na verdade, uma reunião de apoiadores) e insinuou que ele não conhece dirieito o município.

O tiroteio está apenas começando.