domingo, 13 de fevereiro de 2011

MINHA VIDA DE PROFESSOR - ANO 8



Blogueiro preguiçoso, professor relapso...

Mas, vamos lá:

Demorei muito para escrever o "relatório de voo" de minha vida em sala de aula.

Se 2009 foi turbulento, 2010 foi longe disso, o que não significa que não tenha sido corrido. Para começar, quatro escolas de novo, mas isso não foi problema. O problema foi o horário.

Enquanto segunda e quinta eu só trabalhava de noite, na quarta e na sexta, o trabalho era em três horários. Raras vezes sobrava tempo para o almoço, mas não dava para criticar: não dá para exigir que quatro escolas façam um horário pensando em mim.

A novidade foi o trabalho em três trimestres, coisa que nunca tinha feito. Aprovei.

Voltar à uma escola em que tinha trabalhado no ano anterior é um alívio, tira o problema da adaptação, as cria o problema do excesso de convivência. Mas mesmo assim, é melhor o desgaste da convivência do que a dificuldade de entrosamento.

Na minha mente, vai ficar os rallys de São João e Matilde. Na primeira, a poeira ou a lama me fez escolher a primeira opção. Em Matilde, estrada asfaltada, e por vezes gelada: descer a serra com 10 graus de temperatura e de moto não é fácil.

Fiz besteiras, disse o que não devia dizer, mas penso que mais acertei do que errei.

Fim de ano, era hora da oportunidade de sair, e veio a remoção. 7 de Dezembro, era dia de escolher outra cadeira. E lá ia eu para a Escola Ormanda Gonçalves...