terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

LA PRIMERA VUELTA



Pensei em escrever sobre o Barça quando terminou a “primera vuelta” da Liga, mas adiei até o final do mês. Depois, quis esperar as semi-finais da Copa del Rey, e como os confrontos com o Arsenal ainda vão o demorar mais um pouquinho, a hora é agora.


Na Liga, dois tropeços do Madrid colocaram o Barcelona sete pontos à frente do rival, o que não significa campeonato ganho (ainda há um confronto no Bernabeu), mas é uma vantagem considerável.

Na Copa Del Rey, depois de uma classificação difícil ante o Athletic Bilbao, e duas tranqüilas (Betis e Almería), agora é a hora de encontrar o mesmo Madrid na final. Que jogo!

Era o que precisava para apimentar o torneio, que a rigor não vale quase nada, a não ser uma vaguinha na Liga Europa que os dois clubes não usarão, já que estarão na Champions na próxima temporada. Mas, enfrentar os merengues em uma final, com estádio dividido, vale muito mais que uma taça secundária, vale a honra. E em se tratando do superclássico, isso vale muito.

O time continua resistindo muito bem fisicamente, salvo algumas exceções, ao contrário do que eu temia. A chegada de Alfellay, para ser o reserva de Xavi e Iniesta, serve para cobrir uma possível ausência de um dos dois jogadores. Mas também é bom saber se o holandês renderá com a camisa blaugrana: Hleb foi um exemplo de jogador que chegou para essa função e naufragou.

Mas, enquanto Arsenal e Madrid não vêm, é bom se preocupar jogo a jogo, a começar pela Liga.