quarta-feira, 11 de agosto de 2010

HOMENAGEM AO DIA DO ESTUDANTE



QUEM É O ALUNO?

Aluno ou estudante é um ser humano do sexo masculino ou feminino, ou mesmo indefinido, que se encontra regularmente matriculado em uma escola, faculdade ou outro tipo de instituição de ensino. Esta matrícula quase sempre é obrigatória, por parte dos pais ou responsáveis que não aguentam mais as crianças e os adolescentes enchendo o saco dentro de casa, ou por força da lei como no caso do ECA – Estatuto da Criança e do Adolescente, cuja sigla não surgiu por acaso especialmente nos casos bem comuns nas comunidades desfavorecidas dos alunos com catarro escorrendo do nariz. A partir de 2003, ser aluno pode trazer dinheiro para casa via bolsa compra voto familia.

No caso dos alunos maiores de idade é o próprio mercado de trabalho que os obriga a estudar, pois caso contrário serão obrigados a optar por profissões socialmente menos prestigiadas ou que não requeiram grande capacidade intelectual como cantor de pagode, jogador de futebol, traficante ou, em casos extremos, político.


O principal objetivo do aluno é sair da escola de uma vez por todas, mas só permitem que ele faça isso após obter o diploma ou certificado declarando que cumpriu, ano após ano, as obrigações que lhe cabiam, numa estrutura bem semelhante ao sistema prisional, incluindo o uniforme, as sirenes e os muros altos. Há casos em que alunos saem por bom comportamento, mesmo que não tenham aprendido nada, como há aqueles em que os alunos persistem ano a ano, sem conseguir sair nem mesmo em condicional, o que causa agravamento de pena, ou seja, reprovação e perda de regalias em casa.

O principal obstáculo para que o aluno se livre uma vez por todas da escola são os professores que teimam em insistir que antes de sair eles aprendam alguma coisa. Os outros membros do corpo docente da escola, como os inspetores de alunos que os atrapalham a matar aula, e por vezes membros de sua própria familia, também interferem bastante que os estudantes alcancem a liberdade tão almejada.

Há alguns alunos que também buscam obter conhecimentos, mas trata-se reconhecidamente de uma minoria, também chamada por alguns injustamente de nerds. Enquanto não conseguem sair, a grande massa ignara de estudantes não quer saber de nada na escola além de horário vago, namorar e matar aula. Alguns mais atléticos apreciam as aulas de Educação Física, mas há vários alunos que conseguem a proeza de serem reprovados nesta disciplina.