domingo, 11 de julho de 2010
MONTANDO AS PEÇAS
Copa se encerrando, e chegou a hora do Barça ajeitar as peças para a temporada 2010/2011. Até porque o Madrid já contratou José Mourinho para o banco e Angel dí Maria para o meio, e Maicon parece estar a caminho.
E o Barça?
Vamos ao elenco e as possibilidades:
Goleiros: Valdez não é um fora de série, mas é um bom goleiro e se identifica com a torcida, além de ter evoluído nas últimas temporadas. Como não há muita coisa disponível no mercado com qualidade, é bom que ele fique. Na reserva, Pinto e Jorquera estão de bom tamanho.
Zagueiros: Pique e Puyol são ótimos, e Rafa Marquez dá conta do recado com muita eficiência, além de ser BA opção para volante. Porém, Marquez é cobiçado pelo mercado e o fato de estar na reserva pode apressar sua saída. Então, os olhares se voltam para Gabriel Milito, que parece ter voltado bem de uma longa contusão. Chygrynsky não convenceu durante a temporada e Henrique foi emprestado antes mesmo que ela começasse.
Laterais: Daniel Alves é intocável, só que lhe falta um reserva. Puyol apenas quebra o galho na posição, mas com ele o time perde no ataque, e Jeffren Suarez é só um meia que pode jogar na posição também para quebrar o galho. Na esquerda, Abidal faz bem o papel defensivo, até porque alguém precisa ficar para cobrir as investidas de Alves. Maxwell é um bom reserva, que ataca mais que o titular. Mas a boataria do mercado dá conta que Phillip Lahm e
Ahley Cole estão na mira.
Volantes: se Guardiola mantive o esquema com apenas um volante, Keita e Sergio Busquets estão de ótimo tamanho, já que Touré foi para o Manchester City. Aí, a diretoria precisa pensar em outra opção. Thiago Alcântara, vindo da base, pode ser um caso a pensar.
Meias: mais uma posição que depende do esquema. Se o 4-3-3 com dois meias for mantido, Xavi e Iniesta precisam apenas de bons reservas. A perspectiva de ascensão de Jonathan dos Santos e Jeffren Suarez é boa, mas o sonho de consumo é repatriar Cesc Fabregas, o que exigiria a mudança do esquema para o 4-4-2. A volta de Hleb, emprestado ao Stuttgart também seria boa, mas o bielorrusso não quer saber de apenas completar elenco.
Atacantes: Ibrahimovic não emplacou, e ótima moeda de troca para negociações de peso. David Villa já está contratado e deve ser titular. Messi é intocável, e Pedro Rodríguez dificilmente sai. Bojan (que melhorou bastante no final de temporada) pode até sair, desde que seja por muito dinheiro ou como moeda de troca. A novidade pode ser Robinho, que talvez não fique no Manchester City, interessado em Keita ou Toure.