quinta-feira, 10 de junho de 2010

PALPITES DA COPA - GRUPO D



Alemanha: O Die Mannschaft é sempre favorito, mesmo que esteja mal, o que não é o caso desta Copa. A classificação só não foi fácil porque a Rússia estava em seu grupo nas Eliminatórias, mas mesmo assim, os rivais foram batidos duas vezes pelos alemães. Deve se esperar o futebol pragmático e eficiente de sempre. No entanto, o futebol local sofre com problemas de renovação, desde a geração vitoriosa de 90, o que é empate compensada por imigrantes ou seus descendentes, para fúria dos xenófobos. Da Alemanha, que busca o seu primeiro título pós-unificação, não se espera menos que a classificação para as quartas. Menos que isso, seria um desastre.

Austrália: Os Socceroos vão para a segunda Copa mais maduros e mais espertos: se filiaram à Confederação Asiática para escapar do confronto com os sul-americanos, e lá obtiveram a vaga sem problemas. Aberrações geográficas permitidas pela FIFA. Time da Oceania, que joga um estilo europeu-britânico, mas que disputa o torneio asiático... Agora, imagina-se que sua tarefa será tão complicada quanto a da Copa passada. Um empate contra a Alemanha seria de bom tamanho para enfrentar sérvios e ganeses. As oitavas são o objetivo, mas uma "eliminação honrosa" na primeira fase não seria de todo ruim.

Sérvia: depois da Iugoslávia e Sérvia e Montenegro, os Águias Brancas vão tecnicamente para a sua primeira Copa do Mundo, e com um bom cacife, após ter mandado a França para a repescagem. Seus jogadores estão acostumados com os melhores adversários europeus, e por isso, não será surpresa se a equipe for longe. Mas para isso, precisa passar por australianos e ganeses e se possível, tentar arrancar pelo menos um pontinho contra os alemães. Depois do vexame de 2006 (três derrotas), espera pelo menos chegar até as Oitavas. Quem sabe as quartas, ou as semi...

Gana: As Estrelas Negras chegam á sua segunda Copa do Mundo dividindo com a Costa do marfim o posto de melhor seleção africana da atualidade. Assim como em 2006, caíram em um grupo difícil, mas seu time está mais forte e mais experiente. A base europeia moldou bem a equipe, que espera pelo menos repetir a classificação para as Oitavas, o que não seria surpresa, e a partir disso, esperar sorte em campo e no emparceiramento para chegar mais adiante. Quem sabe às semi-finais.

Palpite de classificação: Alemanha e Gana