sexta-feira, 10 de junho de 2011

MÁQUINA DO TEMPO

























Se um Gênio da Lâmpada me aparecesse e me concedesse três desejos, por certo o primeiro seria uma Máquina do Tempo. É possível? Claro que não, até porque se o fosse, o pessoal do futuro teria vindo para cá.

Não tenho a intenção de escolher uma época, mas se escolhesse um ano específico seria 1995, nesse mesmo dia, nessa mesma hora. E a explicação fica para outro dia.

Voltaria para o passado para poder consertar as bobagens que fiz: poucas coisas são tão confortantes quanto uma segunda chance. O pior é que não nos damos conta imediatamente de nossos erros.

Acontece que a vida é feita de escolhas, o que é explicado por uma tal de Teoria da Escolha Racional, que eu estudei na Graduação, elaborada por um tal de Przerwoscki (eta sopa de letrinhas).

O presente não nos dá muita chance de desfazer o passado, já que tem muitos nós quase que impossíveis de serem destados. E quando se lembra o passado, quando se fez algo errado, ou se esperava algo mais, é terrivelmente dolorido. A dor nos dá o desejo de voltar atrás. Passado e presente são simultâneos apenas na nossa memória.

Para atenuar, por vezes construímos uma vida paralela, ou apelar para a vida conjugada no futuro de pretérito: seria, estaria, gostaria, desejaria. Em tempo: obrigado professoras de Português, por insistir tanto para que eu conjugasse os verbos na maneira adequada.

Esse universo paralelo inspira escritores mundo afora. Eu mesmo, confesso, já criei uma vida paralela, idealizando o que poderia acontecer no passado, no presente e no futuro.

Talvez o desejo fosse reviver ou melhorar o que há de bom, ou consertar ou desfazer o que há de ruim. Mas, eu me convenço que o passado é passado. Exatamente isso: já passou.

Mas, sinceramente desisti: a imperfeição humana á a mais detestável e mais adorável característica de sua personalidade.

Mas, ficaria o desejo: queria voltar no tempo. Professor de História tem lá dessas coisas.

E ainda teria outros dois desejos: o primeiro seria que tudo desse certo na minha vida. Assim eu poderia dispensar o Gênio ou mesmo doar o segundo e o terceiro desejos para uma instituição de caridade.