sexta-feira, 22 de abril de 2011

NÃO É O FIM DO MUNDO

Shakira Shakira comforts Gerard Pique of Barcelona after beig defeated at the end of the Copa del Rey Final between Real Madrid and Barcelona at Estadio Mestalla on April 20, 2011 in Valencia, Spain.

O Barça perdeu a final da Copa Del Rey para o Madrid, a primeira derrota para os madridistas em dois anos.


Lógico, toda a torcida queria o título, e repetir o triplete de 2009, mas não deu.

Em primeiro lugar, há que se reconhecer o valor do adversário: não só a boa armação tática de Mourinho, mas a qualidade do seu time é de impressionar. Parece que depois de quase uma década, os maiores rivais dos culés têm um time e um conjunto de qualidade.

Mas, é preciso deixar claro: não é o fim do mundo!

Os jogos foram extremamente equilibrados, e nenhum deles foi no Camp Nou. Além do mais, o Barcelona está oito pontos na frente na Liga Espanhola, e tem a segunda partida na Champions em casa.

Também é preciso reconhecer os erros: não dava para jogar com um zagueiro improvisado, mesmo o Madrid não tendo sempre Adebayor no ataque, e não custava nada ter colocado Milito no lugar do contudido Puyol, ou ter colocado Abidal na zaga.

Aliás, o que há com David Villa? Ele alternou bons e maus momentos na temporada,mas justo na reta final, parece ter empacado. Como grana não é muito o problema, nomes já vão surgindo. Mas, seja quer vier, é preciso que seja um atacante que se encaixe no ataque rotativo do time Guardiola. Rooney, o maluquinho, é o preferido.

Isso sem contar que Tevez e Bale são sempre lembrados. E sempre Fabregas, velho sonho.

Por falar em contusão, Adriano está de fora do restante da temporada, e Maxwell ou o próprio Abidal devem ocupar o posto. Uma pena, já que Adriano vivia seu melhor momento no Barça, mas são coisas da temporada.

Há que se elogiar também a preparação e reparação física, já que quase todo o time titular passou pela Copa do Mundo, dez meses atrás.

E nesse fim de semana, há mais uma rodada pela Liga Nacional: o time recebe o Osasuna em casa, enquanto o Madrid vai à Valencia. Enquanto o adversário dos culés luta para não cair, o adversário dos merengues tenta garantir de vez uma vaga na Champions do ano que vem.

Ambos se preparando para o próximo duelo, na próxima quarta.

Como ambos já se conhecem muito bem, e se conhecem ainda mais com o confronto direto. Previsão de jogo truncado.

Não sei se o Barça vai para cima, como costuma fazer: é preciso fazer algo diferente para neutralizar o antídoto criado por Mourinho. Além do mais, ainda há o jogo de volto, e é por isso que o Madrid também não deve se expor tanto, já que um gol sofrido em casa pode pesar bastante.