sexta-feira, 22 de abril de 2011
NÃO É O FIM DO MUNDO
O Barça perdeu a final da Copa Del Rey para o Madrid, a primeira derrota para os madridistas em dois anos.
Lógico, toda a torcida queria o título, e repetir o triplete de 2009, mas não deu.
Em primeiro lugar, há que se reconhecer o valor do adversário: não só a boa armação tática de Mourinho, mas a qualidade do seu time é de impressionar. Parece que depois de quase uma década, os maiores rivais dos culés têm um time e um conjunto de qualidade.
Mas, é preciso deixar claro: não é o fim do mundo!
Os jogos foram extremamente equilibrados, e nenhum deles foi no Camp Nou. Além do mais, o Barcelona está oito pontos na frente na Liga Espanhola, e tem a segunda partida na Champions em casa.
Também é preciso reconhecer os erros: não dava para jogar com um zagueiro improvisado, mesmo o Madrid não tendo sempre Adebayor no ataque, e não custava nada ter colocado Milito no lugar do contudido Puyol, ou ter colocado Abidal na zaga.
Aliás, o que há com David Villa? Ele alternou bons e maus momentos na temporada,mas justo na reta final, parece ter empacado. Como grana não é muito o problema, nomes já vão surgindo. Mas, seja quer vier, é preciso que seja um atacante que se encaixe no ataque rotativo do time Guardiola. Rooney, o maluquinho, é o preferido.
Isso sem contar que Tevez e Bale são sempre lembrados. E sempre Fabregas, velho sonho.
Por falar em contusão, Adriano está de fora do restante da temporada, e Maxwell ou o próprio Abidal devem ocupar o posto. Uma pena, já que Adriano vivia seu melhor momento no Barça, mas são coisas da temporada.
Há que se elogiar também a preparação e reparação física, já que quase todo o time titular passou pela Copa do Mundo, dez meses atrás.
E nesse fim de semana, há mais uma rodada pela Liga Nacional: o time recebe o Osasuna em casa, enquanto o Madrid vai à Valencia. Enquanto o adversário dos culés luta para não cair, o adversário dos merengues tenta garantir de vez uma vaga na Champions do ano que vem.
Ambos se preparando para o próximo duelo, na próxima quarta.
Como ambos já se conhecem muito bem, e se conhecem ainda mais com o confronto direto. Previsão de jogo truncado.
Não sei se o Barça vai para cima, como costuma fazer: é preciso fazer algo diferente para neutralizar o antídoto criado por Mourinho. Além do mais, ainda há o jogo de volto, e é por isso que o Madrid também não deve se expor tanto, já que um gol sofrido em casa pode pesar bastante.