segunda-feira, 12 de setembro de 2011

A HIERARQUIA DAS DISCIPLINAS



Já escrevi sobre o assunto, mas vale a pena relembrar. Período de atribuição de notas e de recuperação trimestral, e como ele a interminável discussão sobre avaliações e seus desdobramentos. E algumas perguntas surgem, como: “pode um aluno ficar reprovado na matéria X?”


Respondo logo de cara: Pode!

Trabalhei com um indivíduo que lecionava (ainda deve lecionar) Matemática, e acredita existir uma hierarquia de disciplinas na grade curricular do Ensino Médio.

No topo, Português e Matemática, as únicas “que realmente valem”, os rios caudalosos dos quais as outras disciplinas são afluentes. Para ele, a reprovação nessas coadjuvantes só são válidas se vieram acompanhadas de alguma “disciplina mãe”.

Abaixo, Biologia, Física. Geografia, História e Química, que ainda têm algum respeito, estão na grade há décadas, mas que para muitos, só têm legitimidade na reprovação se acompanhadas das duas “válidas”. Ainda assim, se História e Geografia vierem acompanhadas de Português e as outras três, de Matemática.

No terceiro escalão, Sociologia, Filosofia, Artes e as Línguas Estrangeiras. São conteúdos que não estão presentes em todas as séries, ou que entraram recentemente na grade. Reprovação, nesse caso, é quase um crime.

Porque crime mesmo é reprovar em Educação Física, a disciplina que só serve para jogar bola em quadras descobertas e esburacadas, ou para quem não tem menor interesse em se exercitar aproveitar um pouco do tempo para o ócio livre. A menos que poucos abnegados (conheço alguns valorosos) insistam em remar contra a maré.

Resumo dessa pirâmide: a educação, que propõe igualdade, está contaminada pela hierarquização desde a sua raiz.