quarta-feira, 4 de maio de 2011

FENÔMENO DO TWITTER, PARTE 2




Original no Jornal A GAZETA de domingo. Leia a íntegra


Seguindo a linha do deboche, o Espírito Santo tem também os seus fakes "célebres", guardadas as devidas proporções. Com pouco mais de mil seguidores, o @choravilavelha foi um dos precursores, mas não é atualizado desde agosto do ano passado. Quem chegou para substituí-lo à altura é o @vitorinhadepre, que tem quase três mil seguidores e traz ótimas piadas sobre o sofrimento diário dos capixabas.

Ótimas tiradas saem também da mente do criador de Neucimar Frog (@neucimarfrog), prefeito da fictícia cidade de Canela Verde, paródia à administração pública de Vila Velha. "Não sei por que insistem em dizer que sou fake! Sou um prefeito legítimo, eleito pelo povo de Canela Verde", esbraveja Frog, que tem 548 seguidores.

O personagem nasceu logo após o prefeito de Vila Velha, Neucimar Fraga, abandonar seu Twitter pessoal. "Ele tinha mais de dois mil seguidores e os deixou falando sozinhos. O Frog, então, surgiu no vácuo deixado pelo Fraga."

Procurado pelo Caderno 2 para falar sobre o assunto, Neucimar Fraga preferiu não se manifestar. Ele mantém apenas um perfil institucional no microblog.

Minientrevista

NEUCIMAR FROG - Prefeito de Canela Verde

Você não é daqueles que ficam só na promessa, né?
De forma alguma! Eu vim para ficar de vez. E alçar voos... digo, pulos mais altos. Quero, inclusive, propor ao TSE (Tribunal do Sapo Eleitoral) que as próximas eleições sejam pelo Twitter. O céu é o limite, desde que não chova.

Acha que pode ganhar do seu rival, se ele tentar reeleição? Ele tinha quatro vezes mais seguidores no Twitter e parece ser mais popular.
Isso é relativo. Ele tem a máquina pública por trás, mas tenho anos de vivência no brejo. Como anfíbio, tenho o know-how que Canela Verde precisa para resolver de vez os seus problemas históricos, que nem meu xará nem seus antecessores conseguiram resolver. Só um sapo é capaz de entender como cuidar de uma cidade alagada.

Qual foi sua grande realização, até agora?
Estou sempre ao lado da população nas situações difíceis, como nas chuvas desta semana. Sem contar minha contribuição direta no combate à dengue, em parceria com a população. Eles combatem as larvas, e eu devoro os mosquitos.

Qual é o segredo da sua popularidade?

O diálogo com as pessoas. Não deixá-las falando sozinhas nem subestimá-las. Alagados ou esburacados, estamos todos no mesmo barco nesse mar.