quarta-feira, 9 de março de 2011

DEVE CUMPRIDO E DEVER COMPRIDO



Primeiro, o dever cumprido:

Ser eliminado nas Oitavas da Champions não seria nada edificante para a temporada do Barcelona, mesmo que fosse diante de um grande adversário como o Arsenal.

Depois do azar de pegar um grande na Segunda Fase e da derrota em Londres, o Barcelona teve que ir à luta e enfrentou um ferrolho, inspirado na barreira que José Mourinho fez da Inter nas semi-finais do ano passado.

E a barreira resistiu até quase o final da Primeira Etapa, quando do golaço de Messi.

No seu primeiro escanteio, os Gunners acharam o gol. Aliás, acharam não, Busquets lhe deu de presente, ou melhor ainda, Busquets fez o gol contra.

Chances perdidas em sequência, até que van Persie fez a bobagem de chutar a bola depois que o juiz assinalou impedimento, e logo depois, Xavi desempatou e Messi, de pênalti, ampliou, e garantiu a classificação.

Agora, é esperar pelo sorteio.



Hoje, foi a vez do Tottenham, a missão comprida:

Os Spurs sofrem de uma instabilidade crônica, sendo capazes de enfrentar os grandes da Europa de peito aberto, e incrivelmente, para patinar diante de equipes medianas e ruins.

Semana retrasada, conseguiu vencer o Milan em Milão. O time rossonero não é sombra do esquadrão do final dos anos 80 e início dos 90, mas ainda não dá para chamar o líder do Calcio de decadente, e hoje, mesmo sem Pirlo e Gattuso, ainda haviam Seedorf, Ibrahimovic, Robinho e Pato em campo.

E do lado dos Spurs, nenhum world-class, mas uma equipe valente e bem armada por Redknapp, mas que optou por jogar demais recuada. Se não fosse as defesas de Gomes, o paredão no meio-campo comandado por Sandro e a ótima partida de Dawson, poderia haver uma decepção.

Sandro, aliás, se não fez a sua melhor partida pelos Spurs, sem dúvida, fez a mais marcante. Marcante a ponto de lhe valer uma vaga no time titular de uma vez.

Crouch, isolado lá na frente, dependendo das aproximações extemporâneas de um sobrecarregado Lennon, parecia em desvio de função. O Boneco de Olinda só joga se tiver alguém por perto para as assistências.

Redknapp não precisava ser tão recueta. Um pouco mais adinatada, a equipe fez ótima partida em Milão. O cuidado excessivo quase custou muito caro.

Mas, veio a classificação, e que os Spurs tenham sorte: Barcelona, Schalke 04, Shaktar já estão na próxima fase, e possivelmente, Bayern, Chelsea, Manchester Unidet e Real Madrid devem avançar também.