sábado, 2 de abril de 2011
FIM DE PAPO?
Trigésima rodada da Liga e parece que as coisas já se decidem a favor do Barça: com a derrota do Madrid para o Gijón no Bernabeu e a vitória dos catalães em Villarreal, a vantagem sobe para oito pontos a oito rodadas do fim.
Se levarmos em consideração que o primeiro critério desempate é o confronto direto, e no primeiro turno, houve uma goleada culé por 5 a 0, os merengues têm que arrancar nove pontos de diferença. Isso sem contar a tabela favorável.
Nesse sábado, caiu uma lendária invencibilidade em casa de José Mourinho, que não perdia um jogo em casa por um Campeonato Nacional desde os tempos de Porto.
Invencibilidade que caiu com um time misto. Assim como foi misto o onze que o Barça entrou em campo contra o Submarino Amarelo.
Óbvio que a Champions é o objetivo dos dois times, mas não dá para negar que o Superclássico é questão de honra. E assim, não esperemos um amistoso dia 16, em Madrid.
Em 2009, o Barça tinha um jogo no Bernabeu em um sábado, e uma sem contra o Chelsea, em Londres, na quarta seguinte. Com o mesmo ímpeto, os comandados de Guardiola, mesmo desfalcados, arrancaram uma convincente vitória contra os rivais, e um empate heróico, com um direito a um gol lendário de Iniesta.
E se preparem: dia 20, em Valencia, tem a final da Copa del Rey. Se ambos avançarem na Champions diante do Tottenham (adversário do Madrid) e Shakhtar (do Barça), teremos um jogo meio esvaziado, que apesar da honra, define apenas o terceiro título menos importante na hierarquia.
Mas, se alguém não avançar (ou os dois não avançarem), o jogo de Valencia vira coisa crucial.
Não se pode menosprezar os adversários das Quartas: o Tottenham já passou pelo Milan e foi primeiro em um grupo que tinha a Internazionale; e o Shakhtar deixou o Arsenal para trás na fase de grupos e literalmente atropelou a Roma na oitavas.
Aí, em caso de classificação, teremos o quarto e o quinto confrontos da temporada.
Com, certeza, jogos incríveis.
Para encerrar: o Madrid foi perder justo no dia em que homenageara o agora ex-jogador Ronaldo?
Para encerrar (2): será que Ronaldo será homenageado no Camp Nou?