quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

PARABÉNS

Estudantes param ônibus na reta da Penha  para pular a roleta no protesto contra o aumento de tarifas de ônibus na Reta da Penha- Editoria: Cidades - Foto:  Marcos Fernandez

Desde a semana passada, um grupo considerável de estudantes vem manifestando contra o aumento da passagem do Trancol.

A manifestação estava prevista para as proximidades da UFES, onde a Polícia, "para garantir a ordem" (traduzindo: para descer a borrachada), já esperava os manifestantes, que driblaram os policiais e foram até a Terceira Ponte, onde conseguiuram liberar a cancela do pedágio.

Para a Rodosol, tanto faz: é o governo quem vai pagar pelo prejuízo. A empresa está defecando e se locomovendo para isso.

Desta vez, a Polícia preferiu negociar. Voltando para a UFES, os manifestantes pularam as roletas dos ônibus, sob aplausos dos passageiros.

O fato é que o serviço do Transcol é uma porcaria (quando avaliado com muito boa vontade): passagem cara, ônibus superlotados, e por aí vai.

Também é fato que o governo vem aumentando os valores da tarifa na virada do ano, quase às escondidas, para evitar protestos, como os de 2005, quando a cidade foi praticamente parada por protestos, a Polícia agiu comprovada e desavergonhadamente com truculência, mas o governo teve que passar o vexame de não só revogar o aumento, como reduzir o preço da passagem.

Seria bom também que os Rodoviários, queles mesmos que pediram a compreensão e o paoio da população às suas reivindicações, também ajudassem no protesto, e liberassem as roletas.

Sei que é chato para muita gente o stress e a lentidão do trânsito, mas não há outro jeito...