domingo, 12 de dezembro de 2010

FÓRMULA 1 - BALANÇO E PREVISÕES (PARTE 2)



LOTUS


A equipe já nasceu confusa: seus proprietários anunciaram a aquisição do nome como “homenagem” à lendária equipe já extinta. Pois bem, Colin Chapmann deve se retorcer todo ao ver o desempenho da equipe anglo-malaia. O único consolo é que foi a melhor dentre as estreantes, se isso for consolo. Trulli e Kovalainenn já tinham rodagem na categoria, mas apenas se contentaram em passear lentamente no meio da pista.

A equipe já confirmou a permanência de Kova para 2011, embora a FIA tenha divulgado na listagem a permanência de Trulli também. Possivelmente, o italiano só fica se ninguém aparecer com grana para dirigir o carro. Nesse item, Bruno Senna corre por fora.

Para a próxima temporada, alguns alentos: os motores Renault e o câmbio da Red Bull, o que inegavelmente deve melhorar o desempenho dos carros. E problemas também: a Lotus Car volta à categoria pondo o seu nome nos carros da Renault, o que resultaria em duas equipes chamadas Lotus. Por precaução, o nome One Malaysia está de prontidão.

MCLAREN

Temia-se pelo relacionamento entre Hamilton e Button, os dois últimos campeões, que poderiam se engalfinhar, assim como Hamilton e Alonso fizeram em 2007. Nada disso. Mesmo quando quase bateram em Istambul, o relacionamento não azedou. O carro começou a temporada como terceiro melhor, mas vieram quatro vitórias (duas para cada piloto), muito mais pela estratégia e pelas trapalhadas alheias do que pelos méritos.

Normalmente, Button andava atrás de Hamilton, mas com muito mais cabeça. Quando Hamilton liderava o campeonato, dois erros jogaram tudo fora.

Não se pode desprezar o potencial da equipe e dos pilotos, que devem ter o chefão Ron Dennis por perto ano que vem. Os motores Mercedes continuam até 2015, embora a montadora alemão deva se retirar do quadro acionário da equipe até 2011.

MERCEDES

Ross Brawn pegou o que sobrou da Honda e transformou no carro campeão de 2009. Daí, passou a equipe para a Mercedes, que entrou com pinta de favorita para 2010, mas só favorita. Mesmo com o retorno de Schumacher, não passou de quarta força, mesmo com toda a grana da fábrica alemã.

Temia-se que Schumi engoliria Nico Rosberg, nas pistas e nos bastidores. Em um primeiro momento sim: O heptacampeão tomava o número 3 do carro de seu companheiro. Mas, depois comeu poeira. Primeiro, a desculpa era a adaptação; depois, a configuração do carro, feita ao estilo de pilotagem de Nico; depois mais um monte, desde a preferência da equipe (!) até a dificuldade com os pneus.

Para 2011, Schumi avisou que nada vai ser como antes, e já começou a gritar pela prioridade nos bastidores. Seu contrato é de mais dois anos, só que um novo fracasso pode apressar uma nova aposentadoria.

NOVIDADES

• Segundo o Jornal Marca, a Hispania estaria à venda. Motivo: falta de grana (novidade!). Embora nem se suponha quem seja, a publicação afirma que existem interessados.

• Nico Hulkenberg perdeu a vaga na Wiliams para o patrocínio de Pastor Maldonado. Mas pode juntar um dinheirinho e sentar no banco da Force India.