sábado, 10 de julho de 2010

CHUPA POLVO!



Que povo, que nada! Matemáticos da UFSCar já indicavam há um mês quem jogaria a final da Copa...

http://www.radio.ufscar.br/?p=4540

18-06-2010
Cálculos matemáticos desenvolvidos na UFSCar indicam quem seria o grande campeão da Copa do Mundo de Futebol.

Enfim a bola está rolando na África do Sul. As emoções já estão a mil e as torcidas cada vez mais animadas na expectativa de quem levará o grande título de campeão mundial.

Enquanto as 32 seleções disputam o título em campo e os torcedores fazem suas apostas, na UFSCar, o Centro de Estudos do Risco, CER, do Departamento de Estatística, realiza estudos matemáticos para contribuir com os famosos “bolões”, os palpites dos aficionados por futebol, a respeito dos resultados dos jogos e da competição.

Coordenados pelo professor Francisco Louzada Neto, os estudos sobre a modelagem estatística de dados esportivos tem sido tema de trabalho de vários pesquisadores.

Para o cálculo das probabilidades de vitória, empate e derrota em cada partida, o modelo combina a intuição humana, via a opinião de especialistas sobre o placar dos jogos da primeira fase, com o ranking das melhores seleções, divulgado pela FIFA no final de maio e que é baseado em títulos conquistados e vitórias em amistosos.

As probabilidades dos times alcançarem cada uma das etapas da competição até a grande final, assim como a de se sagrarem campeões da Copa, são obtidas por meio de simulação computacional. As previsões serão atualizadas ao final de cada rodada.

O Centro de Estudos do Risco da UFSCar não resume seus trabalhos apenas à investigação das probabilidades esportivas. Francisco diz que o mesmo processo de análise de dados empregado no desenvolvimento do projeto de análise da Copa do Mundo é utilizado em muitas áreas de estudo de interesse da sociedade.

Todos os interesados podem acompanhar o andamento das projeções no site www.copa2010.ufscar.br.

O internauta pode, inclusive, enviar a sua opinião a respeito dos placares dos jogos, interagindo com a modelagem desenvolvida, por meio de um simulador de possibilidades. Como resposta terá todas as chances das equipes alcançarem cada uma das etapas da fase eliminatória da copa.

Infelizmente, até agora, a matemática não está a favor da seleção brasileira, estamos por enquanto, segundo os cálculos, na terceira colocação. A grande campeã seria a Espanha que vem seguida pela Holanda.