terça-feira, 20 de setembro de 2011

A HISTÓRIA CONTINUA...




Já era louco por História, mesmo quando ainda nem imaginava lecioná-la.


Em História factual, era um tanto quanto autodidata. Aliás, sei lá porque sou bom de memória.

Na ordem cronológica, meus professores foram: Nelson, Marcondes, Thaís, Elenir e Gesileni; para o bem ou para o mal, foram as minhas referências. Dentre eles, a Gesileni foi o meu espelho: quando entrei na Graduação, pensava que se fosse professor, seria como ela.

Mais adiante, na Graduação, me chamava a atenção o sarcasmo de André Pereira, o deboche de Luiz Antônio, a criticidade de André Malverdes, a dedicação de Ricardo, o rigor de Vânia Maria, entre outros. Tento ser um amálgama deles.

Seria arrogância minha pensar que influencio o pensamento, ou mesmo a forma de meus alunos agirem na escola, até porque preciso evoluir. O eu de 2011 precisa ser melhor que o eu de 2010, assim como o de 2012 precisa ser melhor que o de 2011...

Duas de minhas aluna, Taylanne e Luanna pretendem ingressar no curso de História ano que vem. Espero não ter pelo menos não ter atrapalhado na escolha, e estou à sua disposição para o que for necessário, que tenham boa sorte e que prossigam a História onde quer que estejam.

Que elas busquem a forma de trabalho que mais lhe agradem, e que usem a História para escrever a sua própria História, uma longa estrada com idas, vindas e bifurcações.