quinta-feira, 16 de junho de 2011

VEM OU NÃO VEM?



Todo dia é a mesma lenga lenga. Fàbregas no Barcelona para cá, Fàbregas não sai do Arsenal para lá, os companheiros dele dizendo que ele quer ir, Wenger dizendo que ele vai ficar, declarações em cima de declarações, etc.

E isso já vem de algumas temporadas, talvez seja o recorde mundial de especulação mais demorada sobre a ida de um jogador para um clube. Enche o saco, e talvez seja muito barulho por alguém que não mudaria muito a vida de nenhuma das duas equipes.

Em bom português, é lógico que Fàbregas joga muita bola. Mas é claro também que chegaria no clube como reserva de Xavi e Iniesta. Poderia ser titular no lugar de Pedro, diriam alguns, mas aí o esquema seria mudado e o time poderia perder a consistência que o levou ao topo da Europa em duas oportunidades.

Alguém poderá dizer: "É melhor olhar o Fàbregas no banco do que o Keita, ou algum moleque sem experiência da base". O argumento é válido, mas não justifica a badalação em torno de um jogador que chegaria para compor elenco. Obviamente o fato dele ser catalão aumenta o frenesi, há talvez um orgulho ferido do clube que permitiu sua saída ainda na adolescência. Como reserva e sem tanta pressão de ser "o cara", Fàbregas poderá se machucar menos e contribuir para que o Barcelona continue vencendo.

O Arsenal, por sua vez, se livraria de um jogador que já manifestou o desejo de ir embora diversas vezes. De quebra, ainda poderia usar o dinheiro da transferência para investir em alguém que possa decidir mais e se machucar menos, fazendo com que o time volte a ganhar títulos importantes.