terça-feira, 26 de abril de 2011

FUTEBOL NO VATICANO



Do Show de Camisas

segunda-feira, 18 de abril de 2011

Vaticano e o santo futebol



Para a grande maioria da população mundial, o Vaticano é apenas o local no qual reside o Papa e o centro do catolicismo no mundo. Mas não é bem assim. E, acredite se quiser, até futebol é jogado lá.


Mesmo com população estimada de menos de mil habitantes, o menor Estado do mundo, com 0,44 km², a Federação de Futebol do Vaticano foi fundada em 1972. Sua seleção é formada por guardas do Papa, guardas de museus (italianos) e membros da Guarda Suíça, que conseguem cidadania do Vaticano - apenas eles têm esse direito.


Seus jogos são disputados no Estádio Pio XII com capacidade para 1500 pessoas e que fica em Albano Laziale, cidade próxima a Roma. A seleção já disputou alguns amistosos contra San Marino, Eslovênia, Áustria e Mônaco.


O Vaticano é uma das oito nações soberanas que não estão filiadas a FIFA. As outras são: Mônaco, Tuvalu, Kiribati, Micronésia, Nauru, Ilhas Marshall e Palau. Devido a isto, a seleção tenta se filiar a NF-Board, espécie de federação que organiza mundiais para seleções de nações não soberanas - a Padânia, região separatista da Itália, é a atual bicampeã.


Além disto, existem dois campeonatos que são disputados na cidade-estado. Um torneio conta com 10 equipes: L'Osservatore Romano, Tipografia, Guarda Suíça, Museus do Vaticano, Serviços Técnicos, Serviços Econômicos, Gendarmeria, IOR (Banco do Vaticano), Biblioteca e Rádio Vaticano. Como pode-se perceber pelos nomes dos times, são funcionários de cada repartição que defendem suas equipes. O campeonato existe desde 1973.


O mais "famoso" e com caráter verdadeiramente oficial é a Clericus Cup, composta por 16 times. É disputada apenas por pessoas ligadas à religião. O Brasil teve um time na última edição, o Collegio Brasiliano, que se ficou na 3º colocação. O campeão foi o Redemptoris Mater, que bateu o North American Martyrs por 1x0 na decisão.


Curiosidade - O Papa João Paulo II foi goleiro na Polonia, durante a sua juventude. O atual Papa Bento XVI é torcedor do Bayern München.