terça-feira, 30 de novembro de 2010

QUEM VAI PAGAR A CONTA?



A escola Pedro Herkenhoff, em Cobilândia, aquela mesma que perdeu uma reforma para a escola particular Camões, teve uma de suas salas de aula inteiramente destruída por um incêndio 26/11. O fogo se iniciou em decorrência de um curto-circuito na antiga rede elétrica da escola, que era, como todos já sabiam, precária. Esta sala, juntamente com uma outra sala, ao lado, foi interditada pela defesa civil em Dezembro de 2009, porém, mesmo interditadas, a direção da escola, arbitrariamente, fazia uso das mesmas, inclusive permitindo o trânsito de alunos e professores, como ocorreu na entrega de uniformes deste ano de 2010, que foi feita em uma sala interditada. Vale salientar que o Conselho de Escola já havia determinado à direção que lacrasse efetivamente as salaras, inutilizando, por completo, as mesmas. Também era permitida, pela direção da escola, a entrada de alunos em salas interditadas para fazer trabalhos manuais, em decorrência de festividades escolares, como aconteceu à época da Festa Junina da escola, quando os alunos usaram a referida sala para recortar bandeirolas. Ou seja, a escola permitia que os alunos frequentassem um recinto que já estava condenado por um órgão competente, assumindo assim, o risco por danos à vida dos discentes.


O mais impressionante dessa história toda ainda não foi dito. A direção da escola usava esta mesma sala para guardar livros didáticos dos alunos. E pasmem, não eram livros didáticos velhos de 2010 não. Eram os livros didáticos recém-chegados. Os kits de 2011! Ou seja, prejuízo para os cofres públicos! Dezenas de kits novos de livros que seriam usados em 2011, queimados por pura ingerência! Mas, quem liga pra isso? Vila Velha tornou-se a terra do descaso...

Todos sabem que a Escola Pedro Herkenhoff está em péssimas condições, menos a Prefeitura, SEMED e Câmara de Vereadores! Todos sabem que os alunos e professores correm risco de vida, menos a Prefeitura e a SEMED e Câmara de Vereadores! Todos sabem que a rede elétrica da escola era precária e oferecia/oferece riscos à integridade física de alunos e professores, menos a Prefeitura, SEMED e Câmara de Vereadores! Se todos sabem de tudo, menos Prefeitura,SEMED e Câmara de Vereadores, para que servem esses órgãos? Por que nossos políticos são tão ineficientes, no sentido mais lato da palavra? Temos que prender a votar! De uma vez por todas!


Prof. Wemerson R. Torres