domingo, 13 de março de 2011

GANHOU, MAS NÃO LEVOU













Como afirmou Juca Kfouri, o Rato rugiu perante o Leão: a RedeTV venceu a concorrência pela transmissão do Brasileirão 2012 à 2014, por 510 milhões de reais/ano.

Festa na emissora de Osasco, promessa de qualidade na transmissão, de respeito ao torcedor... Mas o jogo ainda não acabou.

Primeiro, somente oito dos vinte times permanecem no Clube dos Treze (eu sei, era para serem treze, mas são vinte membros). E a Globo já anunciou que só não participou do leilão por negociar individualmente clube a clube.

Segundo, porque a Justiça deve entrar em campo. O Cade já considerara que a preferência dada à Globo como ilegal, bem como a Justiça também decretara a ilegalidade do "ágio" de 10% que a Globo possuíra.

Terceiro, porque há muito mais que dinheiro em jogo. Ficou claro que de uma lado, havia  o medo do que a Globo sabe e os interesses da CBF (leia-se Ricardo Teixeira); e de outro lado, havia a muita grana da Record. A maioria ficou do primeiro lado.

O racha no Clube dos Treze já ficara claro no final do ano passado, quando Kléber Leite, via Ricardo Teixeira se candidatou para destronar Fábio Koff, mas não conseguiu. Agora, o dono da CBF voltou à carga, achacando os clubes.

Andrés Sanches sempre foi uma aliado de primeira hora da CBF, que lhe presenteou com a chefia da delegação brasileira na Copa da África do Sul, e mais que isso, fez do futuro estádio do Corínthians sede da Copa, mesmo sem a FIFA aprovar o projeto, e sem saber a capacidade exata do estádio e quem iria financiar a expansão para 60 mil lugares, requisito para ser palco da abertura do Mundial.

Agora, a diretoria do Inter também foi ameaçada: ou larga o Clube dos Treze, ou Ricardo Teixeira faz da Arena do Grêmio (em construção) a sede gaúcha na Copa...

A Record, emergente na audiência não deve ficar quieta, e por certo, o seu Departamento de Jornalismo já prepara uma série de bombástica denúncias sobre os fétidos bastidores do futebol brasileiro. Pode inclusive pegar a série de denúncias da Globo contra Ricardo Teixeira, feita em um Globo Repórter de 2001, com participação de Marcelo Rezende, hoje funcionário da emissora da Barra Funda.

Afinal, como disse o Kajuru, no Brasil existe liberdade de empresa, e não liberdade de imprensa. Ou como disse o finado Caixa D'água: Jornalista não tem opinião; quem tem opinião é o dono do Jornal.

O Campeonato em leilão só deve iniciar em Maio do ano que vem, e não está resolvido ainda. Nem a RedeTV pode comemorar a vitória no leilão de participante único, nem a Globo pode agir quietinha na moita. O caso deve parar na Justiça, o que de fato, pode beneficiar a turma de Roberto Marinho.

E lembremos, em maioria das brigas em que se meteu, a Globo venceu, na maioria das vezes jogando sujo. Não que do outro lado existam santos, muito pelo contrário.

Quanto mais se mexe nessa história, mais ela fede. Dessa frase, pode-se entender qual é o comportamento de quem está envolvido.

Tomara que pelo menos o torcedor seja respeitado, e