terça-feira, 6 de dezembro de 2011

SUB-SUB-SUB-SUB CELEBRIDADES






Primeiro lugar: o que é ser uma celebridade?

Celebridade é uma pessoa que celebra?

Celebridade é uma pessoa célebre?

Não sou adepto do mundo das fofocas ou de sub-jornalismo do estilo Sônia Abrão, Leão Lobo, Nélson Rubens e congêneres.

Mas, não tenho como correr disso. Pela mídia, não passo um dia assitindo TV, eu não escapo. E com o pouco tempo, acho que já posso montar uma espécie de escala de celebridades, de acordo com sua importância:

SUPER-CELEBRIDADES: estão acima das críticas, e longe das fofocas maldosas. Não precisam correr atrás da mídia para aparecer. Quando morrem, suas vidas são detalhadas até fora do noticiário de fofoca. 

CELEBRIDADES DE ALTO ESCALÃO: um degrau abaixo das super-celebridades, estão envolvidos por vezes em confusões, mas têm um inegável talanto naquilo que fazem. Normalmente se destacam por exporem suas vidas pessoais como um Big Brother sem fim. 

CELEBRIDADES "DO MOMENTO": trata-se de uma difícil definição. Pode ser um ator que está na crista da onda, mas não se sabe se ele se manterá por muito tempo, ou um cantor ou uma banda que pode ser de um sucesso só. Procuram se expôr ao máximo, pois não se sabe se os seus 15 minutos se esticarão. 

CELEBRIDADES "A MAIORIA NÃO CONHECE": outro caso de grande número. Geralmente, trata-se de um entreposto para escalões superiores, ou um pequeno alento para o posterior retorno aos setores de baixo. Normalmente atrizes saem desse setor se casando com figurões da TV, como diretores, ou multi-milionários. Para a maioria, são rostinhos que você se lembra vagamente de ter visto, e só são facilmente identificados por adeptos do boato-jornalismo. Por vezes, conseguem a ascensão também participando de programas tipo "A Fazenda".

CELEBRIDADES BARRAQUEIRAS: você não sabe de onde veio, e em poucos dias, não sabe para onde foi. Ninguém sabe qual o seu trabalho, diversas vezes, sua fama veio por se envolverem com alguém mais famoso. Não raro, batem ponto nos programas de Sônia Abrão e Luciana Gimenez, contando "a aventura de posar nua pela milésima vez ou o desafio de protagonizar um filme pornô".

EX-BBB's: pelo simples fato de participarem do dito programa, pensam que as portas devem lhes permanecer escancaradas por toda a vida, e se acham no direito de se tornarem atores não-figurantes, mesmo que para isso, superem gente que se preparou a vida toda. Alguns evoluem, como o caso de Sabrina Sato e Grazi Massafera, mas a maioria vai para o limbo. De vez em quando, ressucitam como zumbis para comentar edições posteriores do progama, ou comentar sobre o "desafio de ficar trancado na casa". Podem ainda apelar para factóides para ressurgir, por pouco tempo.