domingo, 12 de setembro de 2010
ESTÁDIO EM VILA VELHA?
Construir um estádio de futebol para 15 mil pessoas em Vila Velha e dar um total apoio ao Vilavelhense. Este foi o principal discurso do Prefeito Nelcimar Fraga que esteve presente no campo do Independente, no bairro Santa Mônica, na tarde de quarta-feira (15), no jogo treino, em que o Vasco da Gama venceu do Vila por 4 a 2.
Nós ainda não decidimos se será para 10 ou 15 mil pessoas, mas o projeto é real e está entregue aos secretários de Desenvolvimento e de Obras. Ainda este ano daremos início a construção do estádio. Temos um compromisso de potencializar todas as forças esportivas em torno de um projeto esportivo parta a cidade. Nós criamos a Secretaria de Esportes exatamente com esta finalidade. Escolhemos uma profissional a experiente como é o professor Marcos Magalhães para exatamente ser o nosso Secretário e tocar esses projetos”, disse o prefeito.
“Esta semana, recebemos o presidente do Cruzeiro Valdemar Perrela e já estamos adiantando os entendimentos para que esta parceria venha a acontecer. Escolhemos o Vilavelhense, por ser o clube que representa o município na primeira divisão do futebol capixaba. Vamos fazer do nosso representante o futuro campeão estadual e um dos fortes representantes do nosso estado em competições nacionais”, concluiu o prefeito.
Pois bem, essa foi um apromessa do prefeito feita ainda nos primeiros dias de seu mandato.
Veja o que comentei em uma Comunidade do Orkut na época:
É isso aí...
Política do pão e circo.
Aliás, só circo, pois não se prometeu o pão até agora.
Basta dar uma volta na cidade e perceber que a infraestrutura (essa nova regra ortográfica dá um trabalho!) da cidade é deficitária, para afirmar o mínimo.
Falta de creches e vagas nas escolas, unidades de saúde sobrecarregadas, ruas e avenidas esburacadas, alagamentos.
O Vilavelhense é uma entidade particular e como tal deve procurar meios de construir a sua própria praça esportiva.
Dinheiro público não é para ser jogado na privada.
Ainda mais uma praça esportiva cuja finalidade é atender uma entidade particular.
Essa história de divulgar o nome da cidade é balela.
Time de futebol não atrai investimentos para a cidade. Nenhuma empresa se instala em uma cidade por causa do time de futebol.
O único caso que se pode discutir em que o time é mais famoso que a cidade é o de Santos. Mas, os turistas vão para lá por causa do litoral, e boa parte dos investimentos estão relacionados ao porto, não ao time de futebol.
Prefeituras de todo o país constróem estádio, é verdade. Mas, o erro de lá não justifica os erros que podem se cometer aqui.
Barueri construiu a sua arena, mas nem hospital municipal tem, e no inicio do ano, três escolas forma interditadas pelo péssimo estado de conservação. E seu Hospital Municipal inaugurado às pressas antes das eleições, funciona horrivelmente.
Neucimar é um mentiroso ou é louco. Ou ainda quis fazer média diante da torcida e imprensa.
Esse estádio é um de seus devaneios.
Talvez pense que Vila Velha vai se transformar em Dubai ou Abu-Dhabi em quatro anos.
Quando assumiu a prefeitura, afirmou que a capacidade de investimentos para 2009 já estava toda comprometida.
De onde vai sair a grana para o estádio?
Seria uma razoável solução. Investir no esporte como lazer para a população tudo bem (quadras comunitárias, escolinhas, etc), mas financiar indiretamente entidade privada não.
Nem todas as crianças em idade de educação Infantil (até 6 anos) têm aceso à creche. A própria prefeitura reconhece que é necessário construir mais. No meu bairro, por exemplo, e em varios outros, a creche não consegue acolher todas as crianças que querem e precisam estudar.
Prosseguindo:
Durante o ensino Fundamental, a Prefeitura consegue acolher os que querem matrícula, até mesmo se não o fizer, será responsabilizada judicialmente.
Mas...
Pessoas morrem por falta de atendimento em Unidades de Saúde ou Hospitais.
Pessoas morrem transitando nas nossas ruas esburacadas.
Pessoas perdem tudo o o que construíram na vida em alagamentos.
Boa parte da cidade é pessimamente iluminada.
A coleta do lixo deixa a desejar em muitos bairros.
Boa parte da cidade têm serviço de esgoto para lá de deficiente.
Boa parte das ruas sequer conhece calçamento.
Diante de tudo isso...
O estádio é realmente necessário?