segunda-feira, 3 de outubro de 2011

SOMOS CULPADOS?



http://www.ponderantes.com.br/2010/04/culpa-e-dos-professores-diz.html

A Culpa é dos Professores, diz psicopedagoga



Há alguns dias, mais uma escola pública de Feira de Santana estava sofrendo de falta de professores. Nesse caso específico, o motivo era a violência na instituição e nas suas imediações.

A “evasão” de professores não é novidade nas escolas públicas da Bahia. Nas universidades, os bancos dos cursos de licenciaturas encontram-se cada vez mais vazios. E os docentes que já atuam na área estão deixando a profissão por uma questão de sobrevivência física, emocional e financeira.

Entretanto, o que causa espanto é a declaração que a psicopedagoga da escola citada deu a um telejornal local: “Como não está havendo aula na escola, os pais não conseguem controlar os filhos dentro de casa. Com isso, essas crianças e adolescentes vão para as ruas. Os professores poderiam ser mais conscientes e pensar na situação dos pais”.

Ora, aos domingos, feriados e férias não há ministração de aulas. O que os progenitores fazem nesses períodos? Tomam atitude de verdadeiros pais e educam os próprios filhos? Ou esperam o retorno das aulas para que os professores voltem a exercer o papel de babás e de pais e mães de aluguel?

A psicopedagoga perdeu uma grande oportunidade de utilizar a câmera e o poder da TV para reivindicar do governo um tratamento digno para a unidade escolar em que ela atua. Ela poderia apelar também para que as autoridades intensificassem a segurança ao redor e dentro da escola. Mas preferiu culpar os professores (os sacerdotes de plantão), uma forma não-inteligente de camuflar os verdadeiros problemas daquela instituição de ensino. (Texto de Valdeir Almeida)