domingo, 13 de novembro de 2011

MANUAL DE SOBREVIVÊNCIA



MANUAL DE SOBREVIVÊNCIA

Para você, estudante de alguma Licenciatura, ou mesmo ainda vestibulando, que pensa em ingressar no Magistério, aí vão os Dez Mandamentos para o Professor Iniciante:

1. Existe hora de sorrir, existe hora de fechar a cara. Como diz o provérbio árabe, se fores doce, te mastigarão, se fores amargo, te mastigarão.

2. Prometeu, cumpra. Alunos, especialmente os adolescentes, estão sempre te testando. Se disser que vai mandar um aluno para a coordenação se fizer determinado ato, cumpra se ele o fizer, do contrário, estará desmoralizado.

3.Saiba cativar as pessoas com quem trabalha. Como disse Sun Tzu, é melhor converter um inimigo derrotado em aliado, assim você não terá a preocupação de subjugá-lo.

4. Dialogue sempre, mas reserve para si o poder de decisão. Faça com que seus alunos sejam parte do controle, e não o controle total.

5. Cuidado com suas atitudes, tanto em sala de aula quanto na sala dos professores. Nas escolas, as paredes têm ouvidos, olhos e boca, aliás, muitas bocas para acusar o que você fez e o que você não fez também.

6. Planeje-se e atualize-se. Pode parecer que não, mas o aluno sabe muito bem diferenciar o professor que inventa uma aula na hora ou que não conhece/não sabe transmitir os conteúdos.

7. Mantenha escrituração de diários e demais registros em dia. A burocracia é eficientíssima na hora de lhe cobrar isso.

8. Não adiante chiar de certas decisões com seus superiores, especialmente aquelas que vêm dos chefes de seus superiores. Isso é como socar ponta de faca. Saiba como pode se movimentar dentro desse complicado labirinto.

9. Professores e alunos não fazem parte do mesmo grupo dentro do espaço escolar. Cuidado com certas liberdades, especialmente em relação a alunas, mais especialmente ainda as menores de idade.

10. Pense muito bem o que dizer em momentos de raiva ou de discussão com alunos. Eles podem te debochar, te ironizar, te desafiar, xingar sua mãe, sua esposa, e até te agredirem fisicamente. Mas, se você o chamar de chato, feio ou bobo, o mundo cairá sobre sua cabeça.